Interação mediada por computador em blogs corporativos : estudo de caso do blog Melissa como instrumento de relações públicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Mateus Jesus
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/28033
Resumo: Nesta monografia analiso de que forma as organizações utilizam os blogs corporativos para interagir e se aproximar com o público. A modificação ocorrida pelo uso da Internet como uma “rede” não ocorre isoladamente, ela ocasiona uma reação em cadeia que influencia os hábitos das pessoas que a utilizam. Modificações que permitem enxergar que, de fato, a sociedade começa a se transformar e atuar em um ambiente online. O blog corporativo, instrumento de comunicação mediada por computador, faz parte deste processo, uma vez que possibilita uma comunicação dialógica entre os interagentes envolvidos nas trocas. O profissional relações-públicas, que trabalha promovendo e administrando relacionamentos, é essencial neste contexto, pois atua otimizando o uso de ferramentas de comunicação no diálogo da organização com o público. Sendo assim, avalio como se dá os processos interativos e a aproximação entre dois interagentes: Blog Melissa e público leitor. Os resultados apontam, a partir deste Estudo de Caso, como a Melissa busca, nos comentários do blog, a interação e aproximação com seus leitores. Apresento, sob a ótica das Relações Públicas, uma extensa análise que permitirá identificar, a partir do estudo explorado, resultados práticos de como ocorre, e deve ocorrer, a construção da relação entre as marcas e os públicos no ambiente online.
id UFRGS-2_b527f21d309774b2968f30820d91cdcc
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/28033
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Martins, Mateus JesusConsoni, Gilberto Balbela2011-03-10T05:59:36Z2010http://hdl.handle.net/10183/28033000767621Nesta monografia analiso de que forma as organizações utilizam os blogs corporativos para interagir e se aproximar com o público. A modificação ocorrida pelo uso da Internet como uma “rede” não ocorre isoladamente, ela ocasiona uma reação em cadeia que influencia os hábitos das pessoas que a utilizam. Modificações que permitem enxergar que, de fato, a sociedade começa a se transformar e atuar em um ambiente online. O blog corporativo, instrumento de comunicação mediada por computador, faz parte deste processo, uma vez que possibilita uma comunicação dialógica entre os interagentes envolvidos nas trocas. O profissional relações-públicas, que trabalha promovendo e administrando relacionamentos, é essencial neste contexto, pois atua otimizando o uso de ferramentas de comunicação no diálogo da organização com o público. Sendo assim, avalio como se dá os processos interativos e a aproximação entre dois interagentes: Blog Melissa e público leitor. Os resultados apontam, a partir deste Estudo de Caso, como a Melissa busca, nos comentários do blog, a interação e aproximação com seus leitores. Apresento, sob a ótica das Relações Públicas, uma extensa análise que permitirá identificar, a partir do estudo explorado, resultados práticos de como ocorre, e deve ocorrer, a construção da relação entre as marcas e os públicos no ambiente online.application/pdfporRelações públicasInteração mediada por computadorBlog corporativoInteração mediada por computador em blogs corporativos : estudo de caso do blog Melissa como instrumento de relações públicasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000767621.pdf.txt000767621.pdf.txtExtracted Texttext/plain372648http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28033/2/000767621.pdf.txt81997c4cd56074eb9427a1cae1f971d3MD52ORIGINAL000767621.pdf000767621.pdfTexto completoapplication/pdf1890240http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28033/1/000767621.pdf1ce57e3684b0e2fcf8372c2796ddbbe6MD51THUMBNAIL000767621.pdf.jpg000767621.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1059http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28033/3/000767621.pdf.jpgd07d61af745e2784617747fc17752c31MD5310183/280332018-10-17 08:08:55.888oai:www.lume.ufrgs.br:10183/28033Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T11:08:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Interação mediada por computador em blogs corporativos : estudo de caso do blog Melissa como instrumento de relações públicas
title Interação mediada por computador em blogs corporativos : estudo de caso do blog Melissa como instrumento de relações públicas
spellingShingle Interação mediada por computador em blogs corporativos : estudo de caso do blog Melissa como instrumento de relações públicas
Martins, Mateus Jesus
Relações públicas
Interação mediada por computador
Blog corporativo
title_short Interação mediada por computador em blogs corporativos : estudo de caso do blog Melissa como instrumento de relações públicas
title_full Interação mediada por computador em blogs corporativos : estudo de caso do blog Melissa como instrumento de relações públicas
title_fullStr Interação mediada por computador em blogs corporativos : estudo de caso do blog Melissa como instrumento de relações públicas
title_full_unstemmed Interação mediada por computador em blogs corporativos : estudo de caso do blog Melissa como instrumento de relações públicas
title_sort Interação mediada por computador em blogs corporativos : estudo de caso do blog Melissa como instrumento de relações públicas
author Martins, Mateus Jesus
author_facet Martins, Mateus Jesus
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Mateus Jesus
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Consoni, Gilberto Balbela
contributor_str_mv Consoni, Gilberto Balbela
dc.subject.por.fl_str_mv Relações públicas
Interação mediada por computador
Blog corporativo
topic Relações públicas
Interação mediada por computador
Blog corporativo
description Nesta monografia analiso de que forma as organizações utilizam os blogs corporativos para interagir e se aproximar com o público. A modificação ocorrida pelo uso da Internet como uma “rede” não ocorre isoladamente, ela ocasiona uma reação em cadeia que influencia os hábitos das pessoas que a utilizam. Modificações que permitem enxergar que, de fato, a sociedade começa a se transformar e atuar em um ambiente online. O blog corporativo, instrumento de comunicação mediada por computador, faz parte deste processo, uma vez que possibilita uma comunicação dialógica entre os interagentes envolvidos nas trocas. O profissional relações-públicas, que trabalha promovendo e administrando relacionamentos, é essencial neste contexto, pois atua otimizando o uso de ferramentas de comunicação no diálogo da organização com o público. Sendo assim, avalio como se dá os processos interativos e a aproximação entre dois interagentes: Blog Melissa e público leitor. Os resultados apontam, a partir deste Estudo de Caso, como a Melissa busca, nos comentários do blog, a interação e aproximação com seus leitores. Apresento, sob a ótica das Relações Públicas, uma extensa análise que permitirá identificar, a partir do estudo explorado, resultados práticos de como ocorre, e deve ocorrer, a construção da relação entre as marcas e os públicos no ambiente online.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-03-10T05:59:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/28033
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000767621
url http://hdl.handle.net/10183/28033
identifier_str_mv 000767621
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28033/2/000767621.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28033/1/000767621.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28033/3/000767621.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 81997c4cd56074eb9427a1cae1f971d3
1ce57e3684b0e2fcf8372c2796ddbbe6
d07d61af745e2784617747fc17752c31
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798486725957255168