Interação mediada por computador em blogs corporativos : estudo de caso do blog Melissa como instrumento de relações públicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/28033 |
Resumo: | Nesta monografia analiso de que forma as organizações utilizam os blogs corporativos para interagir e se aproximar com o público. A modificação ocorrida pelo uso da Internet como uma “rede” não ocorre isoladamente, ela ocasiona uma reação em cadeia que influencia os hábitos das pessoas que a utilizam. Modificações que permitem enxergar que, de fato, a sociedade começa a se transformar e atuar em um ambiente online. O blog corporativo, instrumento de comunicação mediada por computador, faz parte deste processo, uma vez que possibilita uma comunicação dialógica entre os interagentes envolvidos nas trocas. O profissional relações-públicas, que trabalha promovendo e administrando relacionamentos, é essencial neste contexto, pois atua otimizando o uso de ferramentas de comunicação no diálogo da organização com o público. Sendo assim, avalio como se dá os processos interativos e a aproximação entre dois interagentes: Blog Melissa e público leitor. Os resultados apontam, a partir deste Estudo de Caso, como a Melissa busca, nos comentários do blog, a interação e aproximação com seus leitores. Apresento, sob a ótica das Relações Públicas, uma extensa análise que permitirá identificar, a partir do estudo explorado, resultados práticos de como ocorre, e deve ocorrer, a construção da relação entre as marcas e os públicos no ambiente online. |
id |
UFRGS-2_b527f21d309774b2968f30820d91cdcc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/28033 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Martins, Mateus JesusConsoni, Gilberto Balbela2011-03-10T05:59:36Z2010http://hdl.handle.net/10183/28033000767621Nesta monografia analiso de que forma as organizações utilizam os blogs corporativos para interagir e se aproximar com o público. A modificação ocorrida pelo uso da Internet como uma “rede” não ocorre isoladamente, ela ocasiona uma reação em cadeia que influencia os hábitos das pessoas que a utilizam. Modificações que permitem enxergar que, de fato, a sociedade começa a se transformar e atuar em um ambiente online. O blog corporativo, instrumento de comunicação mediada por computador, faz parte deste processo, uma vez que possibilita uma comunicação dialógica entre os interagentes envolvidos nas trocas. O profissional relações-públicas, que trabalha promovendo e administrando relacionamentos, é essencial neste contexto, pois atua otimizando o uso de ferramentas de comunicação no diálogo da organização com o público. Sendo assim, avalio como se dá os processos interativos e a aproximação entre dois interagentes: Blog Melissa e público leitor. Os resultados apontam, a partir deste Estudo de Caso, como a Melissa busca, nos comentários do blog, a interação e aproximação com seus leitores. Apresento, sob a ótica das Relações Públicas, uma extensa análise que permitirá identificar, a partir do estudo explorado, resultados práticos de como ocorre, e deve ocorrer, a construção da relação entre as marcas e os públicos no ambiente online.application/pdfporRelações públicasInteração mediada por computadorBlog corporativoInteração mediada por computador em blogs corporativos : estudo de caso do blog Melissa como instrumento de relações públicasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000767621.pdf.txt000767621.pdf.txtExtracted Texttext/plain372648http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28033/2/000767621.pdf.txt81997c4cd56074eb9427a1cae1f971d3MD52ORIGINAL000767621.pdf000767621.pdfTexto completoapplication/pdf1890240http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28033/1/000767621.pdf1ce57e3684b0e2fcf8372c2796ddbbe6MD51THUMBNAIL000767621.pdf.jpg000767621.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1059http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28033/3/000767621.pdf.jpgd07d61af745e2784617747fc17752c31MD5310183/280332018-10-17 08:08:55.888oai:www.lume.ufrgs.br:10183/28033Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-17T11:08:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Interação mediada por computador em blogs corporativos : estudo de caso do blog Melissa como instrumento de relações públicas |
title |
Interação mediada por computador em blogs corporativos : estudo de caso do blog Melissa como instrumento de relações públicas |
spellingShingle |
Interação mediada por computador em blogs corporativos : estudo de caso do blog Melissa como instrumento de relações públicas Martins, Mateus Jesus Relações públicas Interação mediada por computador Blog corporativo |
title_short |
Interação mediada por computador em blogs corporativos : estudo de caso do blog Melissa como instrumento de relações públicas |
title_full |
Interação mediada por computador em blogs corporativos : estudo de caso do blog Melissa como instrumento de relações públicas |
title_fullStr |
Interação mediada por computador em blogs corporativos : estudo de caso do blog Melissa como instrumento de relações públicas |
title_full_unstemmed |
Interação mediada por computador em blogs corporativos : estudo de caso do blog Melissa como instrumento de relações públicas |
title_sort |
Interação mediada por computador em blogs corporativos : estudo de caso do blog Melissa como instrumento de relações públicas |
author |
Martins, Mateus Jesus |
author_facet |
Martins, Mateus Jesus |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Mateus Jesus |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Consoni, Gilberto Balbela |
contributor_str_mv |
Consoni, Gilberto Balbela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relações públicas Interação mediada por computador Blog corporativo |
topic |
Relações públicas Interação mediada por computador Blog corporativo |
description |
Nesta monografia analiso de que forma as organizações utilizam os blogs corporativos para interagir e se aproximar com o público. A modificação ocorrida pelo uso da Internet como uma “rede” não ocorre isoladamente, ela ocasiona uma reação em cadeia que influencia os hábitos das pessoas que a utilizam. Modificações que permitem enxergar que, de fato, a sociedade começa a se transformar e atuar em um ambiente online. O blog corporativo, instrumento de comunicação mediada por computador, faz parte deste processo, uma vez que possibilita uma comunicação dialógica entre os interagentes envolvidos nas trocas. O profissional relações-públicas, que trabalha promovendo e administrando relacionamentos, é essencial neste contexto, pois atua otimizando o uso de ferramentas de comunicação no diálogo da organização com o público. Sendo assim, avalio como se dá os processos interativos e a aproximação entre dois interagentes: Blog Melissa e público leitor. Os resultados apontam, a partir deste Estudo de Caso, como a Melissa busca, nos comentários do blog, a interação e aproximação com seus leitores. Apresento, sob a ótica das Relações Públicas, uma extensa análise que permitirá identificar, a partir do estudo explorado, resultados práticos de como ocorre, e deve ocorrer, a construção da relação entre as marcas e os públicos no ambiente online. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-03-10T05:59:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/28033 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000767621 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/28033 |
identifier_str_mv |
000767621 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28033/2/000767621.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28033/1/000767621.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28033/3/000767621.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
81997c4cd56074eb9427a1cae1f971d3 1ce57e3684b0e2fcf8372c2796ddbbe6 d07d61af745e2784617747fc17752c31 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817724505554944000 |