A educação postural como conteúdo curricular da educação física no ensino fundamental II nas escolas de cidade de Montenegro/RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Candotti, Cláudia Tarragô
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Rohr, Jóice Elisa, Noll, Matias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/224921
Resumo: : Este estudo teve como objetivo verificar se a Educação Postural está contemplada nos conteúdos das aulas de Educação Física das escolas de Ensino Fundamental de 5ª a 8ª séries da cidade de Montenegro/RS. Todos os professores de Educação Física (n=22) provenientes de todas as escolas Ensino Fundamental completo da cidade responderam um questionário auto-aplicável. Os resultados evidenciaram que a Educação Postural, na prática, é significativamente negligenciada pela maioria dos professores de Educação Física de 5ª a 8ª séries, embora os mesmos reconheçam a importância de ensinar e praticar questões sobre Educação Postural, bem como definem muito bem o conceito de postura adequada, o que sugere uma notável contradição entre o pensar e o fazer.
id UFRGS-2_7f2758ec4ada77d74af8add29212e1b0
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/224921
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Candotti, Cláudia TarragôRohr, Jóice ElisaNoll, Matias2021-08-03T04:30:47Z20110104-754Xhttp://hdl.handle.net/10183/224921000829299: Este estudo teve como objetivo verificar se a Educação Postural está contemplada nos conteúdos das aulas de Educação Física das escolas de Ensino Fundamental de 5ª a 8ª séries da cidade de Montenegro/RS. Todos os professores de Educação Física (n=22) provenientes de todas as escolas Ensino Fundamental completo da cidade responderam um questionário auto-aplicável. Os resultados evidenciaram que a Educação Postural, na prática, é significativamente negligenciada pela maioria dos professores de Educação Física de 5ª a 8ª séries, embora os mesmos reconheçam a importância de ensinar e praticar questões sobre Educação Postural, bem como definem muito bem o conceito de postura adequada, o que sugere uma notável contradição entre o pensar e o fazer.application/pdfporMovimento. Vol. 17, n. 3 (jul./set. 2011), p. 57-77.PosturaEnsinoA educação postural como conteúdo curricular da educação física no ensino fundamental II nas escolas de cidade de Montenegro/RSinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000829299.pdf.txt000829299.pdf.txtExtracted Texttext/plain41206http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224921/2/000829299.pdf.txte7d4946995a8767ccedb45e00270e3fbMD52ORIGINAL000829299.pdfTexto completoapplication/pdf148672http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224921/1/000829299.pdfce9188ae145fe48b7ffe24a530eeea98MD5110183/2249212021-08-18 04:35:58.846284oai:www.lume.ufrgs.br:10183/224921Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2021-08-18T07:35:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A educação postural como conteúdo curricular da educação física no ensino fundamental II nas escolas de cidade de Montenegro/RS
title A educação postural como conteúdo curricular da educação física no ensino fundamental II nas escolas de cidade de Montenegro/RS
spellingShingle A educação postural como conteúdo curricular da educação física no ensino fundamental II nas escolas de cidade de Montenegro/RS
Candotti, Cláudia Tarragô
Postura
Ensino
title_short A educação postural como conteúdo curricular da educação física no ensino fundamental II nas escolas de cidade de Montenegro/RS
title_full A educação postural como conteúdo curricular da educação física no ensino fundamental II nas escolas de cidade de Montenegro/RS
title_fullStr A educação postural como conteúdo curricular da educação física no ensino fundamental II nas escolas de cidade de Montenegro/RS
title_full_unstemmed A educação postural como conteúdo curricular da educação física no ensino fundamental II nas escolas de cidade de Montenegro/RS
title_sort A educação postural como conteúdo curricular da educação física no ensino fundamental II nas escolas de cidade de Montenegro/RS
author Candotti, Cláudia Tarragô
author_facet Candotti, Cláudia Tarragô
Rohr, Jóice Elisa
Noll, Matias
author_role author
author2 Rohr, Jóice Elisa
Noll, Matias
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Candotti, Cláudia Tarragô
Rohr, Jóice Elisa
Noll, Matias
dc.subject.por.fl_str_mv Postura
Ensino
topic Postura
Ensino
description : Este estudo teve como objetivo verificar se a Educação Postural está contemplada nos conteúdos das aulas de Educação Física das escolas de Ensino Fundamental de 5ª a 8ª séries da cidade de Montenegro/RS. Todos os professores de Educação Física (n=22) provenientes de todas as escolas Ensino Fundamental completo da cidade responderam um questionário auto-aplicável. Os resultados evidenciaram que a Educação Postural, na prática, é significativamente negligenciada pela maioria dos professores de Educação Física de 5ª a 8ª séries, embora os mesmos reconheçam a importância de ensinar e praticar questões sobre Educação Postural, bem como definem muito bem o conceito de postura adequada, o que sugere uma notável contradição entre o pensar e o fazer.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-03T04:30:47Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/224921
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0104-754X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000829299
identifier_str_mv 0104-754X
000829299
url http://hdl.handle.net/10183/224921
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Movimento. Vol. 17, n. 3 (jul./set. 2011), p. 57-77.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224921/2/000829299.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224921/1/000829299.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e7d4946995a8767ccedb45e00270e3fb
ce9188ae145fe48b7ffe24a530eeea98
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br
_version_ 1817725108247068672