ANÁLISE DA POSTURA DINÂMICA DE UNIVERSITÁRIOS E SUA RELAÇÃO COM A DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO POSTURAL - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v23n3p113-121

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Candotti, Cláudia Tarragô
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Todeschini, Guilherme Benedetto, Noll, Matias, Rosa, Bruna Nichele da, Vieira, Adriane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/5484
Resumo: Objetivou-se avaliar a forma de execução das atividades de vida diária (AVD’s) “Pegar objeto do solo” e “Transportar objeto” de acadêmicos de Fisioterapia e Educação Física nas situações “de forma habitual” e “de forma adequada. Foram avaliados 100 acadêmicos, divididos em dois grupos: Grupo 1, que cursou a disciplina de Educação Postural (EP) e Grupo 2, que não cursou EP, através de uma filmagem das duas AVD’s, nas duas situações. Os vídeos foram avaliados utilizando uma planilha de pontuação do protocolo Lay-out for assessing the dynamic posture (LADy). O tratamento estatístico utilizou os testes Wilcoxon e U de Mann Whitney (?=0,05). Os resultados demonstraram diferença significativa entre os dois grupos nas duas AVD’s executadas “de forma adequada”, com maiores escores para o Grupo 1. Na situação “de forma habitual”, houve diferença significativa entre os grupos apenas na AVD “Pegar objeto do solo”, com escores maiores para o Grupo 1. Conclui-se que os conhecimentos adquiridos na disciplina EP podem influenciar positivamente a postura dinâmica dos acadêmicos.
id UCB-5_09538721a74de408d5bb284df8c5ede3
oai_identifier_str oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/5484
network_acronym_str UCB-5
network_name_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
repository_id_str
spelling ANÁLISE DA POSTURA DINÂMICA DE UNIVERSITÁRIOS E SUA RELAÇÃO COM A DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO POSTURAL - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v23n3p113-121Postura. Educação. Hábitos.Objetivou-se avaliar a forma de execução das atividades de vida diária (AVD’s) “Pegar objeto do solo” e “Transportar objeto” de acadêmicos de Fisioterapia e Educação Física nas situações “de forma habitual” e “de forma adequada. Foram avaliados 100 acadêmicos, divididos em dois grupos: Grupo 1, que cursou a disciplina de Educação Postural (EP) e Grupo 2, que não cursou EP, através de uma filmagem das duas AVD’s, nas duas situações. Os vídeos foram avaliados utilizando uma planilha de pontuação do protocolo Lay-out for assessing the dynamic posture (LADy). O tratamento estatístico utilizou os testes Wilcoxon e U de Mann Whitney (?=0,05). Os resultados demonstraram diferença significativa entre os dois grupos nas duas AVD’s executadas “de forma adequada”, com maiores escores para o Grupo 1. Na situação “de forma habitual”, houve diferença significativa entre os grupos apenas na AVD “Pegar objeto do solo”, com escores maiores para o Grupo 1. Conclui-se que os conhecimentos adquiridos na disciplina EP podem influenciar positivamente a postura dinâmica dos acadêmicos.Universidade Católica de Brasília2015-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/548410.18511/rbcm.v23i3.5484Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 23 n. 3 (2015); 113-1210103-171610.31501/rbcm.v23i3reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/5484/4003https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/5484/8934https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/5484/8935Candotti, Cláudia TarragôTodeschini, Guilherme BenedettoNoll, MatiasRosa, Bruna Nichele daVieira, Adrianeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-07T19:46:26Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/5484Revistahttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCMPRIhttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/oai||jr_lazer@yahoo.com.br2237-90020103-1716opendoar:2024-03-07T19:46:26Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)false
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE DA POSTURA DINÂMICA DE UNIVERSITÁRIOS E SUA RELAÇÃO COM A DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO POSTURAL - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v23n3p113-121
title ANÁLISE DA POSTURA DINÂMICA DE UNIVERSITÁRIOS E SUA RELAÇÃO COM A DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO POSTURAL - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v23n3p113-121
spellingShingle ANÁLISE DA POSTURA DINÂMICA DE UNIVERSITÁRIOS E SUA RELAÇÃO COM A DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO POSTURAL - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v23n3p113-121
Candotti, Cláudia Tarragô
Postura. Educação. Hábitos.
title_short ANÁLISE DA POSTURA DINÂMICA DE UNIVERSITÁRIOS E SUA RELAÇÃO COM A DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO POSTURAL - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v23n3p113-121
title_full ANÁLISE DA POSTURA DINÂMICA DE UNIVERSITÁRIOS E SUA RELAÇÃO COM A DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO POSTURAL - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v23n3p113-121
title_fullStr ANÁLISE DA POSTURA DINÂMICA DE UNIVERSITÁRIOS E SUA RELAÇÃO COM A DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO POSTURAL - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v23n3p113-121
title_full_unstemmed ANÁLISE DA POSTURA DINÂMICA DE UNIVERSITÁRIOS E SUA RELAÇÃO COM A DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO POSTURAL - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v23n3p113-121
title_sort ANÁLISE DA POSTURA DINÂMICA DE UNIVERSITÁRIOS E SUA RELAÇÃO COM A DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO POSTURAL - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v23n3p113-121
author Candotti, Cláudia Tarragô
author_facet Candotti, Cláudia Tarragô
Todeschini, Guilherme Benedetto
Noll, Matias
Rosa, Bruna Nichele da
Vieira, Adriane
author_role author
author2 Todeschini, Guilherme Benedetto
Noll, Matias
Rosa, Bruna Nichele da
Vieira, Adriane
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Candotti, Cláudia Tarragô
Todeschini, Guilherme Benedetto
Noll, Matias
Rosa, Bruna Nichele da
Vieira, Adriane
dc.subject.por.fl_str_mv Postura. Educação. Hábitos.
topic Postura. Educação. Hábitos.
description Objetivou-se avaliar a forma de execução das atividades de vida diária (AVD’s) “Pegar objeto do solo” e “Transportar objeto” de acadêmicos de Fisioterapia e Educação Física nas situações “de forma habitual” e “de forma adequada. Foram avaliados 100 acadêmicos, divididos em dois grupos: Grupo 1, que cursou a disciplina de Educação Postural (EP) e Grupo 2, que não cursou EP, através de uma filmagem das duas AVD’s, nas duas situações. Os vídeos foram avaliados utilizando uma planilha de pontuação do protocolo Lay-out for assessing the dynamic posture (LADy). O tratamento estatístico utilizou os testes Wilcoxon e U de Mann Whitney (?=0,05). Os resultados demonstraram diferença significativa entre os dois grupos nas duas AVD’s executadas “de forma adequada”, com maiores escores para o Grupo 1. Na situação “de forma habitual”, houve diferença significativa entre os grupos apenas na AVD “Pegar objeto do solo”, com escores maiores para o Grupo 1. Conclui-se que os conhecimentos adquiridos na disciplina EP podem influenciar positivamente a postura dinâmica dos acadêmicos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/5484
10.18511/rbcm.v23i3.5484
url https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/5484
identifier_str_mv 10.18511/rbcm.v23i3.5484
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/5484/4003
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/5484/8934
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/5484/8935
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 23 n. 3 (2015); 113-121
0103-1716
10.31501/rbcm.v23i3
reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
collection Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)
repository.mail.fl_str_mv ||jr_lazer@yahoo.com.br
_version_ 1799304119810260992