Uma proposta de ensino de gêneros orais em português língua materna
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/179549 |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo propor e refletir uma unidade didática para o ensino de Língua Portuguesa com o objetivo de trabalhar com o gênero oral público Exposição Oral. Tal proposta é voltada para o primeiro ano doEnsino Médio.A visão de língua adotada neste trabalho é baseada na noçãode gênero do discurso proposta por Bakhtin(2003).O trabalho enfoca os gêneros orais públicos e seu ensino nas aulas de Português Língua Materna (PLM). Após a apresentação dos pressupostos teóricos, o trabalho apresenta uma unidade didática e posteriormente, apresenta a análise das tarefas propostas na sequência didática.Este estudo busca incentivar o trabalho com gêneros orais públicos em sala de aula, ao mesmo tempo em que enfatiza a importância de tais gêneros nas aulas de Português Língua Materna. |
id |
UFRGS-2_7f676c2aae388ab8ecd2adfb1b85c0d7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/179549 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Lopes, Jussana DaguerreSchoffen, Juliana Roquele2018-06-20T02:29:33Z2017http://hdl.handle.net/10183/179549001068079O presente trabalho tem por objetivo propor e refletir uma unidade didática para o ensino de Língua Portuguesa com o objetivo de trabalhar com o gênero oral público Exposição Oral. Tal proposta é voltada para o primeiro ano doEnsino Médio.A visão de língua adotada neste trabalho é baseada na noçãode gênero do discurso proposta por Bakhtin(2003).O trabalho enfoca os gêneros orais públicos e seu ensino nas aulas de Português Língua Materna (PLM). Após a apresentação dos pressupostos teóricos, o trabalho apresenta uma unidade didática e posteriormente, apresenta a análise das tarefas propostas na sequência didática.Este estudo busca incentivar o trabalho com gêneros orais públicos em sala de aula, ao mesmo tempo em que enfatiza a importância de tais gêneros nas aulas de Português Língua Materna.Le présent travail vise à proposer et réflechir une séquence didactique pour l'enseignement de la langue portugaise avec l'objectif de travailler avec le genre oral Exposition orale. Cette proposition est centrée sur la première année de lycée. La conception de la langue adoptée dans cette étude est basée sur la notion de genre discursive proposée par Bakhtin (2003). L'étudese concentre sur les genres oraux publics et leur enseignement en langue maternelle portugaise (PLM). Après avoir présenté les presupposés théoriques, le travail présente une séquence didactique et après, il présente l'analyse des tâches proposées dans la séquence didactique.Cette étude vise à encourager le travail avec de nouveaux genres oraux publics dans la salle de classe, tout en soulignant l'importance de ces genres dans les classes de portugais langue maternelle.application/pdfporEnsino de língua portuguesaDidatica : EnsinoLíngua maternaGêneros oraisLíngua portuguesaSéquence didactiqueLangue maternelle portugaiseGenres orauxUma proposta de ensino de gêneros orais em português língua maternainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2017Letras: Português e Francês: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001068079.pdf001068079.pdfTexto completoapplication/pdf513361http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179549/1/001068079.pdfee53287764378d33a4d9799a231fb6acMD51TEXT001068079.pdf.txt001068079.pdf.txtExtracted Texttext/plain119210http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179549/2/001068079.pdf.txta93dafc8833d7a35b2f0559ca032d7adMD5210183/1795492018-06-21 02:31:59.495815oai:www.lume.ufrgs.br:10183/179549Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-06-21T05:31:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uma proposta de ensino de gêneros orais em português língua materna |
title |
Uma proposta de ensino de gêneros orais em português língua materna |
spellingShingle |
Uma proposta de ensino de gêneros orais em português língua materna Lopes, Jussana Daguerre Ensino de língua portuguesa Didatica : Ensino Língua materna Gêneros orais Língua portuguesa Séquence didactique Langue maternelle portugaise Genres oraux |
title_short |
Uma proposta de ensino de gêneros orais em português língua materna |
title_full |
Uma proposta de ensino de gêneros orais em português língua materna |
title_fullStr |
Uma proposta de ensino de gêneros orais em português língua materna |
title_full_unstemmed |
Uma proposta de ensino de gêneros orais em português língua materna |
title_sort |
Uma proposta de ensino de gêneros orais em português língua materna |
author |
Lopes, Jussana Daguerre |
author_facet |
Lopes, Jussana Daguerre |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Jussana Daguerre |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Schoffen, Juliana Roquele |
contributor_str_mv |
Schoffen, Juliana Roquele |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de língua portuguesa Didatica : Ensino Língua materna Gêneros orais Língua portuguesa |
topic |
Ensino de língua portuguesa Didatica : Ensino Língua materna Gêneros orais Língua portuguesa Séquence didactique Langue maternelle portugaise Genres oraux |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Séquence didactique Langue maternelle portugaise Genres oraux |
description |
O presente trabalho tem por objetivo propor e refletir uma unidade didática para o ensino de Língua Portuguesa com o objetivo de trabalhar com o gênero oral público Exposição Oral. Tal proposta é voltada para o primeiro ano doEnsino Médio.A visão de língua adotada neste trabalho é baseada na noçãode gênero do discurso proposta por Bakhtin(2003).O trabalho enfoca os gêneros orais públicos e seu ensino nas aulas de Português Língua Materna (PLM). Após a apresentação dos pressupostos teóricos, o trabalho apresenta uma unidade didática e posteriormente, apresenta a análise das tarefas propostas na sequência didática.Este estudo busca incentivar o trabalho com gêneros orais públicos em sala de aula, ao mesmo tempo em que enfatiza a importância de tais gêneros nas aulas de Português Língua Materna. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-06-20T02:29:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/179549 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001068079 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/179549 |
identifier_str_mv |
001068079 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179549/1/001068079.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179549/2/001068079.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ee53287764378d33a4d9799a231fb6ac a93dafc8833d7a35b2f0559ca032d7ad |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1792790015518965760 |