Uma proposta de ensino de gêneros orais em português língua materna

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Jussana Daguerre
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/179549
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo propor e refletir uma unidade didática para o ensino de Língua Portuguesa com o objetivo de trabalhar com o gênero oral público Exposição Oral. Tal proposta é voltada para o primeiro ano doEnsino Médio.A visão de língua adotada neste trabalho é baseada na noçãode gênero do discurso proposta por Bakhtin(2003).O trabalho enfoca os gêneros orais públicos e seu ensino nas aulas de Português Língua Materna (PLM). Após a apresentação dos pressupostos teóricos, o trabalho apresenta uma unidade didática e posteriormente, apresenta a análise das tarefas propostas na sequência didática.Este estudo busca incentivar o trabalho com gêneros orais públicos em sala de aula, ao mesmo tempo em que enfatiza a importância de tais gêneros nas aulas de Português Língua Materna.
id UFRGS-2_7f676c2aae388ab8ecd2adfb1b85c0d7
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/179549
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Lopes, Jussana DaguerreSchoffen, Juliana Roquele2018-06-20T02:29:33Z2017http://hdl.handle.net/10183/179549001068079O presente trabalho tem por objetivo propor e refletir uma unidade didática para o ensino de Língua Portuguesa com o objetivo de trabalhar com o gênero oral público Exposição Oral. Tal proposta é voltada para o primeiro ano doEnsino Médio.A visão de língua adotada neste trabalho é baseada na noçãode gênero do discurso proposta por Bakhtin(2003).O trabalho enfoca os gêneros orais públicos e seu ensino nas aulas de Português Língua Materna (PLM). Após a apresentação dos pressupostos teóricos, o trabalho apresenta uma unidade didática e posteriormente, apresenta a análise das tarefas propostas na sequência didática.Este estudo busca incentivar o trabalho com gêneros orais públicos em sala de aula, ao mesmo tempo em que enfatiza a importância de tais gêneros nas aulas de Português Língua Materna.Le présent travail vise à proposer et réflechir une séquence didactique pour l'enseignement de la langue portugaise avec l'objectif de travailler avec le genre oral Exposition orale. Cette proposition est centrée sur la première année de lycée. La conception de la langue adoptée dans cette étude est basée sur la notion de genre discursive proposée par Bakhtin (2003). L'étudese concentre sur les genres oraux publics et leur enseignement en langue maternelle portugaise (PLM). Après avoir présenté les presupposés théoriques, le travail présente une séquence didactique et après, il présente l'analyse des tâches proposées dans la séquence didactique.Cette étude vise à encourager le travail avec de nouveaux genres oraux publics dans la salle de classe, tout en soulignant l'importance de ces genres dans les classes de portugais langue maternelle.application/pdfporEnsino de língua portuguesaDidatica : EnsinoLíngua maternaGêneros oraisLíngua portuguesaSéquence didactiqueLangue maternelle portugaiseGenres orauxUma proposta de ensino de gêneros orais em português língua maternainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2017Letras: Português e Francês: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001068079.pdf001068079.pdfTexto completoapplication/pdf513361http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179549/1/001068079.pdfee53287764378d33a4d9799a231fb6acMD51TEXT001068079.pdf.txt001068079.pdf.txtExtracted Texttext/plain119210http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179549/2/001068079.pdf.txta93dafc8833d7a35b2f0559ca032d7adMD5210183/1795492018-06-21 02:31:59.495815oai:www.lume.ufrgs.br:10183/179549Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-06-21T05:31:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma proposta de ensino de gêneros orais em português língua materna
title Uma proposta de ensino de gêneros orais em português língua materna
spellingShingle Uma proposta de ensino de gêneros orais em português língua materna
Lopes, Jussana Daguerre
Ensino de língua portuguesa
Didatica : Ensino
Língua materna
Gêneros orais
Língua portuguesa
Séquence didactique
Langue maternelle portugaise
Genres oraux
title_short Uma proposta de ensino de gêneros orais em português língua materna
title_full Uma proposta de ensino de gêneros orais em português língua materna
title_fullStr Uma proposta de ensino de gêneros orais em português língua materna
title_full_unstemmed Uma proposta de ensino de gêneros orais em português língua materna
title_sort Uma proposta de ensino de gêneros orais em português língua materna
author Lopes, Jussana Daguerre
author_facet Lopes, Jussana Daguerre
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Jussana Daguerre
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Schoffen, Juliana Roquele
contributor_str_mv Schoffen, Juliana Roquele
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de língua portuguesa
Didatica : Ensino
Língua materna
Gêneros orais
Língua portuguesa
topic Ensino de língua portuguesa
Didatica : Ensino
Língua materna
Gêneros orais
Língua portuguesa
Séquence didactique
Langue maternelle portugaise
Genres oraux
dc.subject.spa.fl_str_mv Séquence didactique
Langue maternelle portugaise
Genres oraux
description O presente trabalho tem por objetivo propor e refletir uma unidade didática para o ensino de Língua Portuguesa com o objetivo de trabalhar com o gênero oral público Exposição Oral. Tal proposta é voltada para o primeiro ano doEnsino Médio.A visão de língua adotada neste trabalho é baseada na noçãode gênero do discurso proposta por Bakhtin(2003).O trabalho enfoca os gêneros orais públicos e seu ensino nas aulas de Português Língua Materna (PLM). Após a apresentação dos pressupostos teóricos, o trabalho apresenta uma unidade didática e posteriormente, apresenta a análise das tarefas propostas na sequência didática.Este estudo busca incentivar o trabalho com gêneros orais públicos em sala de aula, ao mesmo tempo em que enfatiza a importância de tais gêneros nas aulas de Português Língua Materna.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-06-20T02:29:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/179549
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001068079
url http://hdl.handle.net/10183/179549
identifier_str_mv 001068079
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179549/1/001068079.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179549/2/001068079.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv ee53287764378d33a4d9799a231fb6ac
a93dafc8833d7a35b2f0559ca032d7ad
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1792790015518965760