A inclusão de um aluno autista na educação física infantil : um relato de experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Goellner, Henrique Barbosa
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/148339
Resumo: O autismo é um distúrbio do desenvolvimento que se caracteriza por alterações presentes desde idade muito precoce, tipicamente antes dos três anos de idade, com impacto múltiplo e variável em áreas nobres do desenvolvimento humano como as áreas de comunicação, interação social, aprendizado e capacidade de adaptação. Sendo assim o contexto escolar, juntamente com a família, deve favorecer a transição entre a individualidade e a coletividade, oferecendo as crianças possíveis comportamentos mais socializadores. Nesta perspectiva o objetivo deste estudo foi descrever a experiência durante o estágio supervisionado em educação física infantil, em um ambiente de inclusão com um aluno autista. Trata-se de um estudo de caso, descrito através de um relato de experiência. A intervenção foi realizada com um menino cinco anos de idade, pertencente a uma escola estadual de educação infantil no município de Porto Alegre. O planejamento interventivo desenvolvido ao longo de três meses, mostrou uma evolução positiva da criança autista, principalmente nos aspectos de interação (professor e aluno) e aceitação do aluno em um convívio maior com seus pares.
id UFRGS-2_7f6e871fa996c1d802819dfe638b4f22
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148339
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Goellner, Henrique BarbosaBerleze, Adriana2016-09-22T02:14:23Z2016http://hdl.handle.net/10183/148339001000913O autismo é um distúrbio do desenvolvimento que se caracteriza por alterações presentes desde idade muito precoce, tipicamente antes dos três anos de idade, com impacto múltiplo e variável em áreas nobres do desenvolvimento humano como as áreas de comunicação, interação social, aprendizado e capacidade de adaptação. Sendo assim o contexto escolar, juntamente com a família, deve favorecer a transição entre a individualidade e a coletividade, oferecendo as crianças possíveis comportamentos mais socializadores. Nesta perspectiva o objetivo deste estudo foi descrever a experiência durante o estágio supervisionado em educação física infantil, em um ambiente de inclusão com um aluno autista. Trata-se de um estudo de caso, descrito através de um relato de experiência. A intervenção foi realizada com um menino cinco anos de idade, pertencente a uma escola estadual de educação infantil no município de Porto Alegre. O planejamento interventivo desenvolvido ao longo de três meses, mostrou uma evolução positiva da criança autista, principalmente nos aspectos de interação (professor e aluno) e aceitação do aluno em um convívio maior com seus pares.Autism is a developmental disorder characterized by alterations present from a very early age, typically before three years of age with multiple and variable impact in prime areas of human development as the areas of communication, social interaction, learning and capacity adaptation. In the school context, along with the family, should encourage the transition between individuality and collectivity, offering children more possible behaviors socializing. In this perspective the objective of this study was to describe the experience during supervised training in child physical education in an inclusive environment with an autistic student. This is a case study, described through an experience report. The intervention was carried out with a boy five years old, belonging to a state school of early childhood education in the city of Porto Alegre. The interventional planning developed over three months showed a positive development of autistic children, especially in the aspects of interaction (teacher and student) and acceptance of the student in a greater interaction with their peers.application/pdfporAutismoEducação infantilInclusionPhysical EducationAutismA inclusão de um aluno autista na educação física infantil : um relato de experiênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RS2016Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001000913.pdf001000913.pdfTexto completoapplication/pdf455556http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148339/1/001000913.pdf7e2417fb5a9e4d5d2562936406a42b09MD51TEXT001000913.pdf.txt001000913.pdf.txtExtracted Texttext/plain65249http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148339/2/001000913.pdf.txt64f7389f81b0b5afbc5ac22e2fcee2f3MD52THUMBNAIL001000913.pdf.jpg001000913.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg986http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148339/3/001000913.pdf.jpg63d7b139427ad8da6fa6234db91e1c4aMD5310183/1483392018-10-29 08:54:39.694oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148339Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:54:39Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A inclusão de um aluno autista na educação física infantil : um relato de experiência
title A inclusão de um aluno autista na educação física infantil : um relato de experiência
spellingShingle A inclusão de um aluno autista na educação física infantil : um relato de experiência
Goellner, Henrique Barbosa
Autismo
Educação infantil
Inclusion
Physical Education
Autism
title_short A inclusão de um aluno autista na educação física infantil : um relato de experiência
title_full A inclusão de um aluno autista na educação física infantil : um relato de experiência
title_fullStr A inclusão de um aluno autista na educação física infantil : um relato de experiência
title_full_unstemmed A inclusão de um aluno autista na educação física infantil : um relato de experiência
title_sort A inclusão de um aluno autista na educação física infantil : um relato de experiência
author Goellner, Henrique Barbosa
author_facet Goellner, Henrique Barbosa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Goellner, Henrique Barbosa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Berleze, Adriana
contributor_str_mv Berleze, Adriana
dc.subject.por.fl_str_mv Autismo
Educação infantil
topic Autismo
Educação infantil
Inclusion
Physical Education
Autism
dc.subject.eng.fl_str_mv Inclusion
Physical Education
Autism
description O autismo é um distúrbio do desenvolvimento que se caracteriza por alterações presentes desde idade muito precoce, tipicamente antes dos três anos de idade, com impacto múltiplo e variável em áreas nobres do desenvolvimento humano como as áreas de comunicação, interação social, aprendizado e capacidade de adaptação. Sendo assim o contexto escolar, juntamente com a família, deve favorecer a transição entre a individualidade e a coletividade, oferecendo as crianças possíveis comportamentos mais socializadores. Nesta perspectiva o objetivo deste estudo foi descrever a experiência durante o estágio supervisionado em educação física infantil, em um ambiente de inclusão com um aluno autista. Trata-se de um estudo de caso, descrito através de um relato de experiência. A intervenção foi realizada com um menino cinco anos de idade, pertencente a uma escola estadual de educação infantil no município de Porto Alegre. O planejamento interventivo desenvolvido ao longo de três meses, mostrou uma evolução positiva da criança autista, principalmente nos aspectos de interação (professor e aluno) e aceitação do aluno em um convívio maior com seus pares.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-09-22T02:14:23Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/148339
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001000913
url http://hdl.handle.net/10183/148339
identifier_str_mv 001000913
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148339/1/001000913.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148339/2/001000913.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148339/3/001000913.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7e2417fb5a9e4d5d2562936406a42b09
64f7389f81b0b5afbc5ac22e2fcee2f3
63d7b139427ad8da6fa6234db91e1c4a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447182270005248