Estudo qualitativo do desenvolvimento da capacidade ritmica da criança : ritmo espontâneo e ritmo métrico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Taube, Margo Leni
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/19295
Resumo: Este trabalho é parte da investigação realizada no Curso de Mestrado em Ciencia do Movimento Humano da Universidade Federal do Rio Grande do Sul concluído em 1997, sob a orientação do professor Dr. Airton Negrine. O trabalho que apresentamos nos remete ao estudo do ritmo, no qual buscamos respostas às nossas dúvidas sobre a criança e a atividade rítmica. Tentamos verificar, através da dança e de atividades rítmicas, o desenvolvimento perceptivo-rítmico, potenciando o ritmo espontâneo e métrico, como facilitador de respostas rítmicas na criança pequena. Tratou-se de um estudo etnográfico, pois tentamos descrever, explicar e interpretar os fenômenos ocorridos através da atividade rítmica. A interpretação das informações coletadas foi apoiada nas categorias que surgiram a partir das evidências observadas, mostrando-nos aspectos importantes para o desenvolvimento da capacidade rítmica da criança tais como: a história prévia da criança e as mudanças no comportamento rítmico, expressivo e motriz, através das atividades que potenciavam o ritmo espontâneo e através de atividades onde a métrica era determinada, mostrando aspectos diferenciados no campo metodológico.
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