Estudo qualitativo do desenvolvimento da capacidade rítmica da criança : rítmo espontâneo e rítmo métrico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Taube, Margo Leni
Data de Publicação: 1997
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/203904
Resumo: O trabalho que apresentamos, nos remete ao estudo do ritmo, no qual buscamos respostas às nossas dúvidas sobre a criança e a atividade rítmica. Ao longo de nossa trajetória na área da música e dança, observamos as atitudes e reações da criança frente a atividades em que o ritmo espontâneo e o ritmo métrico aparecessem, proporcionando uma adequação rítmica do movimento. Neste estudo foram observadas as sensibilidade rítmica e expressiva com o uso do ritmo espontâneo e métrico. Tentamos verificar através da dança e de atividades rítmicas, o desenvolvimento perceptivo-rítmico, potenciando o ritmo espontâneo e métrico, como facilitador de respostas rítmicas na criança pequena. Foi analisado como a criança adapta o movimento à música, fazendo uso de seu ritmo espontâneo e como organiza o movimento à métrica determinada. Assim surgiram-nos vários questionamentos que transfonnaram-se em objetivos que procuramos sintetizar no problema da investigação: A aprendizagem do ritmo métrico se constitui num fator facilitador ao desenvolvimento da capacidade rítmica da criança, ou o ritmo espontâneo será o fator facilitador ao desenvolvimento da capacidade rítmica? A investigação foi desenhada em uma perspectiva metodológica humanístico-interpretativa. Tratou-se de um estudo etnográfico, pois tentamos descrever, explicar e interpretar os fenômenos ocorridos através da atividade rítmica. O estudo desenvolveu-se ao longo do ano de 1996, contando com duas etapas. O estudo preliminar, de março a julho, e o estudo principal de agosto a dezembro. As informações coletadas foram obtidas através de observações participantes, questionários, análise de vídeo, notas de campo e entrevistas informais. Os participantes eram crianças de 3 a 6 anos oriundas de uma academia de dança na cidade de Canoas e de um projeto de extensão universitária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A interpretação das infonnações coletadas, foi apoiada nas categorias que surgiram a partir das evidências observadas, nos mostrando aspectos importantes para o desenvolvimento da capacidade rítmica da criança, tais como: a história prévia da criança: as experiências e os estímulos à que a criança é submetida ao longo de sua vida; e as mudanças no comportamento rítmico, expressivo e motriz, através das atividades que potenciavam o ritmo espontâneo e através de atividades onde a métrica era determinada, mostrando aspectos diferenciados no campo metodológico, evidenciados pela criança frente a uma e outra metodologia.
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spelling Taube, Margo LeniNegrine, Airton da Silva2019-12-27T04:05:15Z1997http://hdl.handle.net/10183/203904000208569O trabalho que apresentamos, nos remete ao estudo do ritmo, no qual buscamos respostas às nossas dúvidas sobre a criança e a atividade rítmica. Ao longo de nossa trajetória na área da música e dança, observamos as atitudes e reações da criança frente a atividades em que o ritmo espontâneo e o ritmo métrico aparecessem, proporcionando uma adequação rítmica do movimento. Neste estudo foram observadas as sensibilidade rítmica e expressiva com o uso do ritmo espontâneo e métrico. Tentamos verificar através da dança e de atividades rítmicas, o desenvolvimento perceptivo-rítmico, potenciando o ritmo espontâneo e métrico, como facilitador de respostas rítmicas na criança pequena. Foi analisado como a criança adapta o movimento à música, fazendo uso de seu ritmo espontâneo e como organiza o movimento à métrica determinada. Assim surgiram-nos vários questionamentos que transfonnaram-se em objetivos que procuramos sintetizar no problema da investigação: A aprendizagem do ritmo métrico se constitui num fator facilitador ao desenvolvimento da capacidade rítmica da criança, ou o ritmo espontâneo será o fator facilitador ao desenvolvimento da capacidade rítmica? A investigação foi desenhada em uma perspectiva metodológica humanístico-interpretativa. Tratou-se de um estudo etnográfico, pois tentamos descrever, explicar e interpretar os fenômenos ocorridos através da atividade rítmica. O estudo desenvolveu-se ao longo do ano de 1996, contando com duas etapas. O estudo preliminar, de março a julho, e o estudo principal de agosto a dezembro. As informações coletadas foram obtidas através de observações participantes, questionários, análise de vídeo, notas de campo e entrevistas informais. Os participantes eram crianças de 3 a 6 anos oriundas de uma academia de dança na cidade de Canoas e de um projeto de extensão universitária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A interpretação das infonnações coletadas, foi apoiada nas categorias que surgiram a partir das evidências observadas, nos mostrando aspectos importantes para o desenvolvimento da capacidade rítmica da criança, tais como: a história prévia da criança: as experiências e os estímulos à que a criança é submetida ao longo de sua vida; e as mudanças no comportamento rítmico, expressivo e motriz, através das atividades que potenciavam o ritmo espontâneo e através de atividades onde a métrica era determinada, mostrando aspectos diferenciados no campo metodológico, evidenciados pela criança frente a uma e outra metodologia.The study we presented remit to the study of rhythm, in which we search answer to our doubts about the child and rhythmical activity. During our trajectory in the area of music and dance we observed the actions and reactions of child in front of activities in which the spontaneous rhythm and the metric rhythm could appear, providing a rhythmical adequacy of the movement. In this study, it were observed the rhythmical and expressive sensibility with the use of the spontaneous and metric rhythm. We tried to verify through dance and rhytmical activities, the rhythmical-perceptive development capaciting the spontaneous and metric rhythm, which promotes some facilities to rhythmical responses in the little child. It was analyzed how the child adapts the movement to music using his/her spontaneous rhythm, and how he/she organizes the movement to the detenninate metric rhythm. Thus, appeared to us several questions, which were transformed into objectives that we tried to synthetize in the investigation's problem: Will the leaming of metric rhythm constitute in a factor that promotes some facilities to the development of rhythmical capacity of child, or will the spontaneous rhythm be the factor which promotes some facilities to the development of rhythmical capacity? The investigation was achiered in a humanistic-interpretative methodologic perspective. It was an ethnographic study, since we tried to describe, explain, and interpret the phenomena occured through the rhythmical activity. The study was developed during 1996, in two stages: the preliminary study (from march to july) and the main study (from august to december). The collected information was obtained through participative observation, questionaries, vídeo analisys, personal notes, and informal interview. The participants were 3 to 6 - year - old children from a dance academy in the city of Canoas, and from extension program from the Federal University of Rio Grande do Sul. The interpretation of the collected information was supported on the categories emerged through the observed evidences, showing important aspects to the development of the child's rhythmical capacity such has: the previous history of child - the experience and stimulus that the child is submitted during his/her life; and the changes in the rhythmical, expressive and motor behaviors, through activities that provided the spontaneous rhythm, and through activities in which the metric rhytlun was determined showing different aspects in methodologic field evidenced by the child in front of one an other methodology.application/pdfporRitmoCorporeidadePercepção : PsicologiaDançaCriançaExpressão corporalEstudo qualitativo do desenvolvimento da capacidade rítmica da criança : rítmo espontâneo e rítmo métricoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaMestrado em Ciências do Movimento HumanoPorto Alegre, BR-RS1997mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000208569.pdf.txt000208569.pdf.txtExtracted Texttext/plain263301http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203904/2/000208569.pdf.txt5901686ad4f3065d286f9d69f1bf8331MD52ORIGINAL000208569.pdfTexto completoapplication/pdf66898698http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203904/1/000208569.pdfd88960fe72646bebd4c8f6aa38f64dd2MD5110183/2039042023-01-06 06:02:11.926915oai:www.lume.ufrgs.br:10183/203904Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-01-06T08:02:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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