"Proposição de melhorias no tratamento automatizado de encomendas na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos sob a ótica da Teoria das Restrições"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scalabrin, Fernanda Nascimento
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/29753
Resumo: Este trabalho é um estudo de caso descritivo que analisa o fluxo de encomendas no Centro de Tratamento de Encomendas de Porto Alegre na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Propõe-se a verificar oportunidades de melhorias no processo de tratamento automatizado de encomendas urgentes e não-urgentes, sugerindo melhorias a partir dos princípios da Teoria das Restrições e da Produção Otimizada. Para a obtenção de dados necessários às análises quantitativas e qualitativas, foi realizado um mapeamento do macro processo da empresa pesquisada, verificação de alocação de efetivo por faixa horária e por setor de atividade, aplicação de questionários nos níveis gerencial, coordenação e operação, a fim de identificar gargalos na linha e a verificar o grau de importância dos processos para os empregados envolvidos na operação.Considerando-se os resultados encontrados, pode-se afirmar que a ECT tem normatizada em seus documentos internos princípios operacionais de sincronização, sequenciamento, integração de processos e melhoria contínua, por exemplo. Contudo, os resultados apontam como principal gargalo da operação o setor de desabastecimento e expedição de carga. Apesar das limitações de pesquisa devido ao fator humano, pode-se afirmar que o presente trabalho conseguiu atingir os objetivos propostos, sugerindo melhorias nos processos de tratamento automatizado de encomendas.
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