Proposição de melhorias do fluxo de encomendas da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos por meio da gestão de processos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pompermayer, Thiago Sant'Anna
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/18094
Resumo: A presente pesquisa enfoca o fluxo do serviço de remessa de encomenda expressa, SEDEX, da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos sob a perspectiva da gestão de processos. Um conjunto de proposições de melhorias do fluxo é apresentado após a análise dos dados coletados sob a perspectiva da Pesquisa Participante, estratégia que permite maior riqueza na coleta dos dados ampliando a compreensão do contexto pesquisado. Partindo do levantamento das entradas, processamentos e saídas do processo de tratamento analisaram-se, com base na gestão por processos e nos princípios do fluxo da ECT o encadeamento das atividades integrantes, bem como a forma pela qual o trabalho se desenvolve. Por fim são apresentadas proposições para reorganização do processo visando contribuir para a melhoria da prestação do serviço aos clientes.
id UFRGS-2_cd499da7d66ab21aa10107bdeefbc3aa
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18094
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pompermayer, Thiago Sant'AnnaGoulart, Sueli2010-01-06T04:15:58Z2008http://hdl.handle.net/10183/18094000685848A presente pesquisa enfoca o fluxo do serviço de remessa de encomenda expressa, SEDEX, da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos sob a perspectiva da gestão de processos. Um conjunto de proposições de melhorias do fluxo é apresentado após a análise dos dados coletados sob a perspectiva da Pesquisa Participante, estratégia que permite maior riqueza na coleta dos dados ampliando a compreensão do contexto pesquisado. Partindo do levantamento das entradas, processamentos e saídas do processo de tratamento analisaram-se, com base na gestão por processos e nos princípios do fluxo da ECT o encadeamento das atividades integrantes, bem como a forma pela qual o trabalho se desenvolve. Por fim são apresentadas proposições para reorganização do processo visando contribuir para a melhoria da prestação do serviço aos clientes.This monograph is focused to present an analysis of a workflow in a express mail service, SEDEX, inside a department at the Brazilian post office (ECT). This analysis is realized under the perspective of a process management. A number of proposals for improvement inside the workflow is presented using participant research, a kind of strategy that allows more richness in collecting data, expanding the context comprehension of all process under study. With a survey on the inflow, processing and outflow of treatment process, the sequence in all activities has been analyzed, on the basis of process management and the principles of the workflow of ECT, as well as the form in which the work is developed. Finally, proposals for the process reorganization are presented in order to contribute as an alternative to improve customer satisfaction.application/pdfporEmpresa Brasileira de Correios e Telégrafos.Gestão de processosSistemas de informaçãoManagement processesProduction processWorkflowInputsOutputsOrdersSynchronismProposição de melhorias do fluxo de encomendas da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos por meio da gestão de processosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2008Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000685848.pdf000685848.pdfTexto completoapplication/pdf679227http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18094/1/000685848.pdf1307685a90f2835f55fb8117e6624608MD51TEXT000685848.pdf.txt000685848.pdf.txtExtracted Texttext/plain185709http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18094/2/000685848.pdf.txt8e5e2eae5fece217f445fc021660f1d0MD52THUMBNAIL000685848.pdf.jpg000685848.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1079http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18094/3/000685848.pdf.jpge4562a0a8d34bff909818c4aa644f664MD5310183/180942018-10-15 08:23:11.783oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18094Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T11:23:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Proposição de melhorias do fluxo de encomendas da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos por meio da gestão de processos
title Proposição de melhorias do fluxo de encomendas da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos por meio da gestão de processos
spellingShingle Proposição de melhorias do fluxo de encomendas da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos por meio da gestão de processos
Pompermayer, Thiago Sant'Anna
Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.
Gestão de processos
Sistemas de informação
Management processes
Production process
Workflow
Inputs
Outputs
Orders
Synchronism
title_short Proposição de melhorias do fluxo de encomendas da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos por meio da gestão de processos
title_full Proposição de melhorias do fluxo de encomendas da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos por meio da gestão de processos
title_fullStr Proposição de melhorias do fluxo de encomendas da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos por meio da gestão de processos
title_full_unstemmed Proposição de melhorias do fluxo de encomendas da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos por meio da gestão de processos
title_sort Proposição de melhorias do fluxo de encomendas da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos por meio da gestão de processos
author Pompermayer, Thiago Sant'Anna
author_facet Pompermayer, Thiago Sant'Anna
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pompermayer, Thiago Sant'Anna
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Goulart, Sueli
contributor_str_mv Goulart, Sueli
dc.subject.por.fl_str_mv Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.
Gestão de processos
Sistemas de informação
topic Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.
Gestão de processos
Sistemas de informação
Management processes
Production process
Workflow
Inputs
Outputs
Orders
Synchronism
dc.subject.eng.fl_str_mv Management processes
Production process
Workflow
Inputs
Outputs
Orders
Synchronism
description A presente pesquisa enfoca o fluxo do serviço de remessa de encomenda expressa, SEDEX, da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos sob a perspectiva da gestão de processos. Um conjunto de proposições de melhorias do fluxo é apresentado após a análise dos dados coletados sob a perspectiva da Pesquisa Participante, estratégia que permite maior riqueza na coleta dos dados ampliando a compreensão do contexto pesquisado. Partindo do levantamento das entradas, processamentos e saídas do processo de tratamento analisaram-se, com base na gestão por processos e nos princípios do fluxo da ECT o encadeamento das atividades integrantes, bem como a forma pela qual o trabalho se desenvolve. Por fim são apresentadas proposições para reorganização do processo visando contribuir para a melhoria da prestação do serviço aos clientes.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-01-06T04:15:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/18094
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000685848
url http://hdl.handle.net/10183/18094
identifier_str_mv 000685848
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18094/1/000685848.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18094/2/000685848.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18094/3/000685848.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1307685a90f2835f55fb8117e6624608
8e5e2eae5fece217f445fc021660f1d0
e4562a0a8d34bff909818c4aa644f664
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224388765286400