Bem vindos à cozinha MasterChef : as estratégias de engajamento do perfil @masterchefbr no Twitter
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/177679 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo compreender as estratégias do perfil oficial do MasterChef Brasil no Twitter para engajar o telespectador. Para atingir o objetivo foram utilizados como procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica, documental e Análise de Conteúdo dos tweets publicados pelo perfil do @masterchefbr. O referencial teórico abrange temas pertinentes ao estudo, como televisão, convergência, reality shows, MasterChef, segunda tela, Social TV e a própria rede social Twitter. A pesquisa documental abrange as publicações feitas pela conta oficial do MasterChef Brasil no Twitter. A partir da análise de conteúdo realizada em 133 tweets coletados durante os dias 5 a 10 de dezembro de 2017, foi possível identificar oito categorias de estratégias de engajamento adotadas pelo perfil do programa. São elas: divulgação da final; enquetes; links para notícias sobre o programa; conteúdos sobre culinária; conteúdos exclusivos; uso de memes/GIFs; interação direta com o usuário da rede; posts em sincronia com o programa. O estudo conclui que fazer uso de uma segunda tela garante uma experiência melhor e mais completa da competição. |
id |
UFRGS-2_7f99d1c4bef69914beed15d73f954801 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/177679 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silveira, Gabriela Gil daSartor, Basilio Alberto2018-05-09T02:30:38Z2017http://hdl.handle.net/10183/177679001063209O presente estudo tem como objetivo compreender as estratégias do perfil oficial do MasterChef Brasil no Twitter para engajar o telespectador. Para atingir o objetivo foram utilizados como procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica, documental e Análise de Conteúdo dos tweets publicados pelo perfil do @masterchefbr. O referencial teórico abrange temas pertinentes ao estudo, como televisão, convergência, reality shows, MasterChef, segunda tela, Social TV e a própria rede social Twitter. A pesquisa documental abrange as publicações feitas pela conta oficial do MasterChef Brasil no Twitter. A partir da análise de conteúdo realizada em 133 tweets coletados durante os dias 5 a 10 de dezembro de 2017, foi possível identificar oito categorias de estratégias de engajamento adotadas pelo perfil do programa. São elas: divulgação da final; enquetes; links para notícias sobre o programa; conteúdos sobre culinária; conteúdos exclusivos; uso de memes/GIFs; interação direta com o usuário da rede; posts em sincronia com o programa. O estudo conclui que fazer uso de uma segunda tela garante uma experiência melhor e mais completa da competição.The present study aims at the official profile strategy of MasterChef Brazil on Twitter to engage the viewer. For the purpose, experiments as methodological procedures: bibliographic research, documentary and Content Analysis of the tweets published by the @masterchefbr profile. The theoretical framework covers topics relevant to the study, such as television, convergence, reality shows, MasterChef, second screen, Social TV and a social network Twitter. A documentary search covers how publications made by the official MasterChef Brazil account on Twitter. From the content analysis performed on 133 tweets collected during the days of December 5 to 10, 2017, it was possible to identify its categories of engagement strategy adopted by the program profile. They are: dissemination of the final; polls; links to news about the program; culinary content; exclusive contents; use of memes / GIFs; direct interaction with the user of the network; publishes in sync with the program. The study concludes that makes use of a second screen secured a better and more complete competition experience.application/pdfporMasterChef (Programa de televisão)Twitter (Site)TelevisionSocial TVMasterChef BrazilEngagementBem vindos à cozinha MasterChef : as estratégias de engajamento do perfil @masterchefbr no Twitterinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2017Comunicação Social: Habilitação em Jornalismograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001063209.pdf001063209.pdfTexto completoapplication/pdf2509841http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/177679/1/001063209.pdfe3ec8b831959e51c2d9c352ebc2b51c8MD51TEXT001063209.pdf.txt001063209.pdf.txtExtracted Texttext/plain208592http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/177679/2/001063209.pdf.txt66164ebfde25431d62f697f5189387c5MD5210183/1776792018-06-07 02:29:25.285359oai:www.lume.ufrgs.br:10183/177679Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-06-07T05:29:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Bem vindos à cozinha MasterChef : as estratégias de engajamento do perfil @masterchefbr no Twitter |
title |
Bem vindos à cozinha MasterChef : as estratégias de engajamento do perfil @masterchefbr no Twitter |
spellingShingle |
Bem vindos à cozinha MasterChef : as estratégias de engajamento do perfil @masterchefbr no Twitter Silveira, Gabriela Gil da MasterChef (Programa de televisão) Twitter (Site) Television Social TV MasterChef Brazil Engagement |
title_short |
Bem vindos à cozinha MasterChef : as estratégias de engajamento do perfil @masterchefbr no Twitter |
title_full |
Bem vindos à cozinha MasterChef : as estratégias de engajamento do perfil @masterchefbr no Twitter |
title_fullStr |
Bem vindos à cozinha MasterChef : as estratégias de engajamento do perfil @masterchefbr no Twitter |
title_full_unstemmed |
Bem vindos à cozinha MasterChef : as estratégias de engajamento do perfil @masterchefbr no Twitter |
title_sort |
Bem vindos à cozinha MasterChef : as estratégias de engajamento do perfil @masterchefbr no Twitter |
author |
Silveira, Gabriela Gil da |
author_facet |
Silveira, Gabriela Gil da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silveira, Gabriela Gil da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sartor, Basilio Alberto |
contributor_str_mv |
Sartor, Basilio Alberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
MasterChef (Programa de televisão) Twitter (Site) |
topic |
MasterChef (Programa de televisão) Twitter (Site) Television Social TV MasterChef Brazil Engagement |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Television Social TV MasterChef Brazil Engagement |
description |
O presente estudo tem como objetivo compreender as estratégias do perfil oficial do MasterChef Brasil no Twitter para engajar o telespectador. Para atingir o objetivo foram utilizados como procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica, documental e Análise de Conteúdo dos tweets publicados pelo perfil do @masterchefbr. O referencial teórico abrange temas pertinentes ao estudo, como televisão, convergência, reality shows, MasterChef, segunda tela, Social TV e a própria rede social Twitter. A pesquisa documental abrange as publicações feitas pela conta oficial do MasterChef Brasil no Twitter. A partir da análise de conteúdo realizada em 133 tweets coletados durante os dias 5 a 10 de dezembro de 2017, foi possível identificar oito categorias de estratégias de engajamento adotadas pelo perfil do programa. São elas: divulgação da final; enquetes; links para notícias sobre o programa; conteúdos sobre culinária; conteúdos exclusivos; uso de memes/GIFs; interação direta com o usuário da rede; posts em sincronia com o programa. O estudo conclui que fazer uso de uma segunda tela garante uma experiência melhor e mais completa da competição. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-05-09T02:30:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/177679 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001063209 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/177679 |
identifier_str_mv |
001063209 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/177679/1/001063209.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/177679/2/001063209.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e3ec8b831959e51c2d9c352ebc2b51c8 66164ebfde25431d62f697f5189387c5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447215581167616 |