Bem vindos à cozinha MasterChef : as estratégias de engajamento do perfil @masterchefbr no Twitter

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Gabriela Gil da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/177679
Resumo: O presente estudo tem como objetivo compreender as estratégias do perfil oficial do MasterChef Brasil no Twitter para engajar o telespectador. Para atingir o objetivo foram utilizados como procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica, documental e Análise de Conteúdo dos tweets publicados pelo perfil do @masterchefbr. O referencial teórico abrange temas pertinentes ao estudo, como televisão, convergência, reality shows, MasterChef, segunda tela, Social TV e a própria rede social Twitter. A pesquisa documental abrange as publicações feitas pela conta oficial do MasterChef Brasil no Twitter. A partir da análise de conteúdo realizada em 133 tweets coletados durante os dias 5 a 10 de dezembro de 2017, foi possível identificar oito categorias de estratégias de engajamento adotadas pelo perfil do programa. São elas: divulgação da final; enquetes; links para notícias sobre o programa; conteúdos sobre culinária; conteúdos exclusivos; uso de memes/GIFs; interação direta com o usuário da rede; posts em sincronia com o programa. O estudo conclui que fazer uso de uma segunda tela garante uma experiência melhor e mais completa da competição.
id UFRGS-2_7f99d1c4bef69914beed15d73f954801
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/177679
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silveira, Gabriela Gil daSartor, Basilio Alberto2018-05-09T02:30:38Z2017http://hdl.handle.net/10183/177679001063209O presente estudo tem como objetivo compreender as estratégias do perfil oficial do MasterChef Brasil no Twitter para engajar o telespectador. Para atingir o objetivo foram utilizados como procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica, documental e Análise de Conteúdo dos tweets publicados pelo perfil do @masterchefbr. O referencial teórico abrange temas pertinentes ao estudo, como televisão, convergência, reality shows, MasterChef, segunda tela, Social TV e a própria rede social Twitter. A pesquisa documental abrange as publicações feitas pela conta oficial do MasterChef Brasil no Twitter. A partir da análise de conteúdo realizada em 133 tweets coletados durante os dias 5 a 10 de dezembro de 2017, foi possível identificar oito categorias de estratégias de engajamento adotadas pelo perfil do programa. São elas: divulgação da final; enquetes; links para notícias sobre o programa; conteúdos sobre culinária; conteúdos exclusivos; uso de memes/GIFs; interação direta com o usuário da rede; posts em sincronia com o programa. O estudo conclui que fazer uso de uma segunda tela garante uma experiência melhor e mais completa da competição.The present study aims at the official profile strategy of MasterChef Brazil on Twitter to engage the viewer. For the purpose, experiments as methodological procedures: bibliographic research, documentary and Content Analysis of the tweets published by the @masterchefbr profile. The theoretical framework covers topics relevant to the study, such as television, convergence, reality shows, MasterChef, second screen, Social TV and a social network Twitter. A documentary search covers how publications made by the official MasterChef Brazil account on Twitter. From the content analysis performed on 133 tweets collected during the days of December 5 to 10, 2017, it was possible to identify its categories of engagement strategy adopted by the program profile. They are: dissemination of the final; polls; links to news about the program; culinary content; exclusive contents; use of memes / GIFs; direct interaction with the user of the network; publishes in sync with the program. The study concludes that makes use of a second screen secured a better and more complete competition experience.application/pdfporMasterChef (Programa de televisão)Twitter (Site)TelevisionSocial TVMasterChef BrazilEngagementBem vindos à cozinha MasterChef : as estratégias de engajamento do perfil @masterchefbr no Twitterinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2017Comunicação Social: Habilitação em Jornalismograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001063209.pdf001063209.pdfTexto completoapplication/pdf2509841http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/177679/1/001063209.pdfe3ec8b831959e51c2d9c352ebc2b51c8MD51TEXT001063209.pdf.txt001063209.pdf.txtExtracted Texttext/plain208592http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/177679/2/001063209.pdf.txt66164ebfde25431d62f697f5189387c5MD5210183/1776792018-06-07 02:29:25.285359oai:www.lume.ufrgs.br:10183/177679Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-06-07T05:29:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Bem vindos à cozinha MasterChef : as estratégias de engajamento do perfil @masterchefbr no Twitter
title Bem vindos à cozinha MasterChef : as estratégias de engajamento do perfil @masterchefbr no Twitter
spellingShingle Bem vindos à cozinha MasterChef : as estratégias de engajamento do perfil @masterchefbr no Twitter
Silveira, Gabriela Gil da
MasterChef (Programa de televisão)
Twitter (Site)
Television
Social TV
MasterChef Brazil
Engagement
title_short Bem vindos à cozinha MasterChef : as estratégias de engajamento do perfil @masterchefbr no Twitter
title_full Bem vindos à cozinha MasterChef : as estratégias de engajamento do perfil @masterchefbr no Twitter
title_fullStr Bem vindos à cozinha MasterChef : as estratégias de engajamento do perfil @masterchefbr no Twitter
title_full_unstemmed Bem vindos à cozinha MasterChef : as estratégias de engajamento do perfil @masterchefbr no Twitter
title_sort Bem vindos à cozinha MasterChef : as estratégias de engajamento do perfil @masterchefbr no Twitter
author Silveira, Gabriela Gil da
author_facet Silveira, Gabriela Gil da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Gabriela Gil da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sartor, Basilio Alberto
contributor_str_mv Sartor, Basilio Alberto
dc.subject.por.fl_str_mv MasterChef (Programa de televisão)
Twitter (Site)
topic MasterChef (Programa de televisão)
Twitter (Site)
Television
Social TV
MasterChef Brazil
Engagement
dc.subject.eng.fl_str_mv Television
Social TV
MasterChef Brazil
Engagement
description O presente estudo tem como objetivo compreender as estratégias do perfil oficial do MasterChef Brasil no Twitter para engajar o telespectador. Para atingir o objetivo foram utilizados como procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica, documental e Análise de Conteúdo dos tweets publicados pelo perfil do @masterchefbr. O referencial teórico abrange temas pertinentes ao estudo, como televisão, convergência, reality shows, MasterChef, segunda tela, Social TV e a própria rede social Twitter. A pesquisa documental abrange as publicações feitas pela conta oficial do MasterChef Brasil no Twitter. A partir da análise de conteúdo realizada em 133 tweets coletados durante os dias 5 a 10 de dezembro de 2017, foi possível identificar oito categorias de estratégias de engajamento adotadas pelo perfil do programa. São elas: divulgação da final; enquetes; links para notícias sobre o programa; conteúdos sobre culinária; conteúdos exclusivos; uso de memes/GIFs; interação direta com o usuário da rede; posts em sincronia com o programa. O estudo conclui que fazer uso de uma segunda tela garante uma experiência melhor e mais completa da competição.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-05-09T02:30:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/177679
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001063209
url http://hdl.handle.net/10183/177679
identifier_str_mv 001063209
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/177679/1/001063209.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/177679/2/001063209.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e3ec8b831959e51c2d9c352ebc2b51c8
66164ebfde25431d62f697f5189387c5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447215581167616