Da liberdade de expressão à autoria : alternativas para promover uma educação transformadora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peixoto, Bruna Lima
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/141748
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso tem o objetivo de traçar uma linha entre a liberdade de expressão e construção da autoria ao longo do processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, busca recontar, brevemente, a história da educação tradicional, retratando seus princípios, o sentido do fazer educacional, os papéis atribuídos ao professor e ao aluno e questionar alguns valores por trás da prática docente. Diante deste panorama, aponta propostas alternativas de ensino, visando promover uma educação transformadora e significativa, baseada na afetividade, na valorização do sujeito e no estímulo ao desenvolvimento do espírito crítico.
id UFRGS-2_7faa724d988d61ddbae77ba92febf45f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141748
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Peixoto, Bruna LimaBriggmann, Arcanjo Pedro2016-05-24T02:11:04Z2015http://hdl.handle.net/10183/141748000991843O presente trabalho de conclusão de curso tem o objetivo de traçar uma linha entre a liberdade de expressão e construção da autoria ao longo do processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, busca recontar, brevemente, a história da educação tradicional, retratando seus princípios, o sentido do fazer educacional, os papéis atribuídos ao professor e ao aluno e questionar alguns valores por trás da prática docente. Diante deste panorama, aponta propostas alternativas de ensino, visando promover uma educação transformadora e significativa, baseada na afetividade, na valorização do sujeito e no estímulo ao desenvolvimento do espírito crítico.El presente trabajo de conclusión de curso tiene el objetivo de trazar una linea entre la libertad de expresión y la construcción de la autoría a lo largo del proceso de enseñanza y aprendizaje. Para tanto, busca recontar, brevemente, la história de la educación tradicional, retratando sus princípios, el sentido del hacer educacional, los papeles del profesor y del alumno y cuestionar los valores por detrás de la práctica docente. Delante de ese panorama, apunta propuestas alternativas de enseñanza, objetivando promover una educación transformadora y significativa, basada en la afectividad, en la valoración del sujeto y en el estímulo al desarrollo del espírito crítico.application/pdfporEnsino e aprendizagemSujeitoAutoriaApropriação do conhecimentoPensamento críticoEducaciónPropuestasSujetoAutoríaDa liberdade de expressão à autoria : alternativas para promover uma educação transformadorainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2015Letras: Português e Espanhol: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000991843.pdf000991843.pdfTexto completoapplication/pdf500924http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141748/1/000991843.pdfa7b9884960ba709c44975dfb07de8d84MD51TEXT000991843.pdf.txt000991843.pdf.txtExtracted Texttext/plain79378http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141748/2/000991843.pdf.txt3c532d5434d73c213f8d218f68b0ad54MD52THUMBNAIL000991843.pdf.jpg000991843.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg976http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141748/3/000991843.pdf.jpg6f19153efb0f8bc0148cf9d00ab137a5MD5310183/1417482018-10-25 10:11:13.012oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141748Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T13:11:13Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Da liberdade de expressão à autoria : alternativas para promover uma educação transformadora
title Da liberdade de expressão à autoria : alternativas para promover uma educação transformadora
spellingShingle Da liberdade de expressão à autoria : alternativas para promover uma educação transformadora
Peixoto, Bruna Lima
Ensino e aprendizagem
Sujeito
Autoria
Apropriação do conhecimento
Pensamento crítico
Educación
Propuestas
Sujeto
Autoría
title_short Da liberdade de expressão à autoria : alternativas para promover uma educação transformadora
title_full Da liberdade de expressão à autoria : alternativas para promover uma educação transformadora
title_fullStr Da liberdade de expressão à autoria : alternativas para promover uma educação transformadora
title_full_unstemmed Da liberdade de expressão à autoria : alternativas para promover uma educação transformadora
title_sort Da liberdade de expressão à autoria : alternativas para promover uma educação transformadora
author Peixoto, Bruna Lima
author_facet Peixoto, Bruna Lima
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Peixoto, Bruna Lima
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Briggmann, Arcanjo Pedro
contributor_str_mv Briggmann, Arcanjo Pedro
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino e aprendizagem
Sujeito
Autoria
Apropriação do conhecimento
Pensamento crítico
topic Ensino e aprendizagem
Sujeito
Autoria
Apropriação do conhecimento
Pensamento crítico
Educación
Propuestas
Sujeto
Autoría
dc.subject.spa.fl_str_mv Educación
Propuestas
Sujeto
Autoría
description O presente trabalho de conclusão de curso tem o objetivo de traçar uma linha entre a liberdade de expressão e construção da autoria ao longo do processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, busca recontar, brevemente, a história da educação tradicional, retratando seus princípios, o sentido do fazer educacional, os papéis atribuídos ao professor e ao aluno e questionar alguns valores por trás da prática docente. Diante deste panorama, aponta propostas alternativas de ensino, visando promover uma educação transformadora e significativa, baseada na afetividade, na valorização do sujeito e no estímulo ao desenvolvimento do espírito crítico.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-05-24T02:11:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/141748
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000991843
url http://hdl.handle.net/10183/141748
identifier_str_mv 000991843
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141748/1/000991843.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141748/2/000991843.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141748/3/000991843.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a7b9884960ba709c44975dfb07de8d84
3c532d5434d73c213f8d218f68b0ad54
6f19153efb0f8bc0148cf9d00ab137a5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224510526980096