Disciplina e autoria : a formação do sujeito na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pretto, Elisângela Luiza
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/141776
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso tem como tema pensar a escola enquanto instituição formadora de sujeitos, conscientes de si, do outro e do mundo ao seu redor. Tem como objetivo estabelecer que a disciplina e a autoria, em conjunto, efetivam a afirmação do sujeito e de sua subjetividade. Busca-se, dessa forma, mostrar o benefício de se trabalhar a questão da disciplina no espaço escolar e o quanto o entendimento desta proporciona a construção de um sujeito autônomo, que se autoriza, que assume sua palavra. Para que seja possível entender a posição dos professores em relação ao tema, um questionário foi elaborado e aplicado a diversos docentes. Suas respostas propiciaram uma visão do que pensam e como agem os educadores ante a questão de disciplina e indisciplina na escola.
id UFRGS-2_02b9a5b2fc92f9dd8d9e07a0d49b94fe
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141776
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pretto, Elisângela LuizaBriggmann, Arcanjo Pedro2016-05-24T02:11:13Z2015http://hdl.handle.net/10183/141776000992032O presente trabalho de conclusão de curso tem como tema pensar a escola enquanto instituição formadora de sujeitos, conscientes de si, do outro e do mundo ao seu redor. Tem como objetivo estabelecer que a disciplina e a autoria, em conjunto, efetivam a afirmação do sujeito e de sua subjetividade. Busca-se, dessa forma, mostrar o benefício de se trabalhar a questão da disciplina no espaço escolar e o quanto o entendimento desta proporciona a construção de um sujeito autônomo, que se autoriza, que assume sua palavra. Para que seja possível entender a posição dos professores em relação ao tema, um questionário foi elaborado e aplicado a diversos docentes. Suas respostas propiciaram uma visão do que pensam e como agem os educadores ante a questão de disciplina e indisciplina na escola.El presente trabajo de conclusión de grado tiene como tema pensar la escuela en cuanto institución formadora de sujetos, conscientes de si, del otro y del mundo que les rodea. Objetiva establecer que la disciplina y la autoría, en conjunto, confirman la afirmación del sujeto y de su subjetividad. Se busca, de esta forma, mostrar el beneficio de trabajar la cuestión de la disciplina en el espacio escolar y cuánto el entendimiento de esta proporciona la construcción de un sujeto autónomo, que se autoriza, que asume su palabra. Para que sea posible entender la posición de los profesores en relación al tema, un cuestionario fue elaborado y aplicado a diversos docentes. Sus respuestas propiciaron una visión de lo qué piensan y cómo actúan los educadores frente a la cuestión de la disciplina e indisciplina en la escuela.application/pdfporAutoriaSujeitoPensamento críticoEnsino e aprendizagemDisciplinaAutoríaSujetoDisciplina e autoria : a formação do sujeito na escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2015Letras: Português e Espanhol: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000992032.pdf000992032.pdfTexto completoapplication/pdf427957http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141776/1/000992032.pdf7b996af0330d9078c3f350034d9de3a4MD51TEXT000992032.pdf.txt000992032.pdf.txtExtracted Texttext/plain74793http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141776/2/000992032.pdf.txtc1092b1144abc83329f6d76186c4ab18MD52THUMBNAIL000992032.pdf.jpg000992032.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg969http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141776/3/000992032.pdf.jpgc0d952bdbf2d6155971dd1150ea2e4cbMD5310183/1417762018-10-25 10:15:27.411oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141776Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T13:15:27Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Disciplina e autoria : a formação do sujeito na escola
title Disciplina e autoria : a formação do sujeito na escola
spellingShingle Disciplina e autoria : a formação do sujeito na escola
Pretto, Elisângela Luiza
Autoria
Sujeito
Pensamento crítico
Ensino e aprendizagem
Disciplina
Autoría
Sujeto
title_short Disciplina e autoria : a formação do sujeito na escola
title_full Disciplina e autoria : a formação do sujeito na escola
title_fullStr Disciplina e autoria : a formação do sujeito na escola
title_full_unstemmed Disciplina e autoria : a formação do sujeito na escola
title_sort Disciplina e autoria : a formação do sujeito na escola
author Pretto, Elisângela Luiza
author_facet Pretto, Elisângela Luiza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pretto, Elisângela Luiza
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Briggmann, Arcanjo Pedro
contributor_str_mv Briggmann, Arcanjo Pedro
dc.subject.por.fl_str_mv Autoria
Sujeito
Pensamento crítico
Ensino e aprendizagem
topic Autoria
Sujeito
Pensamento crítico
Ensino e aprendizagem
Disciplina
Autoría
Sujeto
dc.subject.spa.fl_str_mv Disciplina
Autoría
Sujeto
description O presente trabalho de conclusão de curso tem como tema pensar a escola enquanto instituição formadora de sujeitos, conscientes de si, do outro e do mundo ao seu redor. Tem como objetivo estabelecer que a disciplina e a autoria, em conjunto, efetivam a afirmação do sujeito e de sua subjetividade. Busca-se, dessa forma, mostrar o benefício de se trabalhar a questão da disciplina no espaço escolar e o quanto o entendimento desta proporciona a construção de um sujeito autônomo, que se autoriza, que assume sua palavra. Para que seja possível entender a posição dos professores em relação ao tema, um questionário foi elaborado e aplicado a diversos docentes. Suas respostas propiciaram uma visão do que pensam e como agem os educadores ante a questão de disciplina e indisciplina na escola.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-05-24T02:11:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/141776
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000992032
url http://hdl.handle.net/10183/141776
identifier_str_mv 000992032
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141776/1/000992032.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141776/2/000992032.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141776/3/000992032.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7b996af0330d9078c3f350034d9de3a4
c1092b1144abc83329f6d76186c4ab18
c0d952bdbf2d6155971dd1150ea2e4cb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224510577311744