Disciplina e autoria : a formação do sujeito na escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/141776 |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso tem como tema pensar a escola enquanto instituição formadora de sujeitos, conscientes de si, do outro e do mundo ao seu redor. Tem como objetivo estabelecer que a disciplina e a autoria, em conjunto, efetivam a afirmação do sujeito e de sua subjetividade. Busca-se, dessa forma, mostrar o benefício de se trabalhar a questão da disciplina no espaço escolar e o quanto o entendimento desta proporciona a construção de um sujeito autônomo, que se autoriza, que assume sua palavra. Para que seja possível entender a posição dos professores em relação ao tema, um questionário foi elaborado e aplicado a diversos docentes. Suas respostas propiciaram uma visão do que pensam e como agem os educadores ante a questão de disciplina e indisciplina na escola. |
id |
UFRGS-2_02b9a5b2fc92f9dd8d9e07a0d49b94fe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141776 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pretto, Elisângela LuizaBriggmann, Arcanjo Pedro2016-05-24T02:11:13Z2015http://hdl.handle.net/10183/141776000992032O presente trabalho de conclusão de curso tem como tema pensar a escola enquanto instituição formadora de sujeitos, conscientes de si, do outro e do mundo ao seu redor. Tem como objetivo estabelecer que a disciplina e a autoria, em conjunto, efetivam a afirmação do sujeito e de sua subjetividade. Busca-se, dessa forma, mostrar o benefício de se trabalhar a questão da disciplina no espaço escolar e o quanto o entendimento desta proporciona a construção de um sujeito autônomo, que se autoriza, que assume sua palavra. Para que seja possível entender a posição dos professores em relação ao tema, um questionário foi elaborado e aplicado a diversos docentes. Suas respostas propiciaram uma visão do que pensam e como agem os educadores ante a questão de disciplina e indisciplina na escola.El presente trabajo de conclusión de grado tiene como tema pensar la escuela en cuanto institución formadora de sujetos, conscientes de si, del otro y del mundo que les rodea. Objetiva establecer que la disciplina y la autoría, en conjunto, confirman la afirmación del sujeto y de su subjetividad. Se busca, de esta forma, mostrar el beneficio de trabajar la cuestión de la disciplina en el espacio escolar y cuánto el entendimiento de esta proporciona la construcción de un sujeto autónomo, que se autoriza, que asume su palabra. Para que sea posible entender la posición de los profesores en relación al tema, un cuestionario fue elaborado y aplicado a diversos docentes. Sus respuestas propiciaron una visión de lo qué piensan y cómo actúan los educadores frente a la cuestión de la disciplina e indisciplina en la escuela.application/pdfporAutoriaSujeitoPensamento críticoEnsino e aprendizagemDisciplinaAutoríaSujetoDisciplina e autoria : a formação do sujeito na escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2015Letras: Português e Espanhol: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000992032.pdf000992032.pdfTexto completoapplication/pdf427957http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141776/1/000992032.pdf7b996af0330d9078c3f350034d9de3a4MD51TEXT000992032.pdf.txt000992032.pdf.txtExtracted Texttext/plain74793http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141776/2/000992032.pdf.txtc1092b1144abc83329f6d76186c4ab18MD52THUMBNAIL000992032.pdf.jpg000992032.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg969http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141776/3/000992032.pdf.jpgc0d952bdbf2d6155971dd1150ea2e4cbMD5310183/1417762018-10-25 10:15:27.411oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141776Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T13:15:27Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Disciplina e autoria : a formação do sujeito na escola |
title |
Disciplina e autoria : a formação do sujeito na escola |
spellingShingle |
Disciplina e autoria : a formação do sujeito na escola Pretto, Elisângela Luiza Autoria Sujeito Pensamento crítico Ensino e aprendizagem Disciplina Autoría Sujeto |
title_short |
Disciplina e autoria : a formação do sujeito na escola |
title_full |
Disciplina e autoria : a formação do sujeito na escola |
title_fullStr |
Disciplina e autoria : a formação do sujeito na escola |
title_full_unstemmed |
Disciplina e autoria : a formação do sujeito na escola |
title_sort |
Disciplina e autoria : a formação do sujeito na escola |
author |
Pretto, Elisângela Luiza |
author_facet |
Pretto, Elisângela Luiza |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pretto, Elisângela Luiza |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Briggmann, Arcanjo Pedro |
contributor_str_mv |
Briggmann, Arcanjo Pedro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autoria Sujeito Pensamento crítico Ensino e aprendizagem |
topic |
Autoria Sujeito Pensamento crítico Ensino e aprendizagem Disciplina Autoría Sujeto |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Disciplina Autoría Sujeto |
description |
O presente trabalho de conclusão de curso tem como tema pensar a escola enquanto instituição formadora de sujeitos, conscientes de si, do outro e do mundo ao seu redor. Tem como objetivo estabelecer que a disciplina e a autoria, em conjunto, efetivam a afirmação do sujeito e de sua subjetividade. Busca-se, dessa forma, mostrar o benefício de se trabalhar a questão da disciplina no espaço escolar e o quanto o entendimento desta proporciona a construção de um sujeito autônomo, que se autoriza, que assume sua palavra. Para que seja possível entender a posição dos professores em relação ao tema, um questionário foi elaborado e aplicado a diversos docentes. Suas respostas propiciaram uma visão do que pensam e como agem os educadores ante a questão de disciplina e indisciplina na escola. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-05-24T02:11:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/141776 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000992032 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/141776 |
identifier_str_mv |
000992032 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141776/1/000992032.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141776/2/000992032.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141776/3/000992032.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7b996af0330d9078c3f350034d9de3a4 c1092b1144abc83329f6d76186c4ab18 c0d952bdbf2d6155971dd1150ea2e4cb |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224510577311744 |