Reconstrução de conceitos : o uso de disparadores no estudo de funções

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Vera Clotilde Vanzetto
Data de Publicação: 1994
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/179994
Resumo: Este texto apresenta um relato de experiência no ensino dos conceitos básicos do pré-cálculo para alunos de 1º semestre do curso de Licenciatura em Matemática. O objetivo foi reconstruir tais conceitos de forma justificada. Para isso, foram propostos problemas de aplicação, chamados de "disparadores do ensino", que poderiam ser resolvidos pelos alunos com o conhecimento já possuído e que serviram para introduzir novos temas. Paralelamente, relatamos o uso de outros recursos didáticos para favorecer o interesse e a participação dos estudantes, tais como visitas a laboratórios e bibliotecas das outras ciências, entrevistas com profissionais de outras áreas, exposições orais e em pôsters de trabalhos de pesquisa, uso de softwares, materiais concretos e jogos etc. A experiência foi construída e cresceu em sala de aula à medida que ocorriam as observações diárias e se faziam a análise das respostas e dos erros dos sujeitos. O resultado foi proveitoso não só pelos conteúdos aprendidos, mas também pela contribuição dada à formação de um futuro professor de Matemática mais dinâmico, criativo e interdisciplinar.
id UFRGS-2_7fbcf1cb2553dccfc18ea9b5e876a411
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/179994
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Garcia, Vera Clotilde Vanzetto2018-07-03T02:25:35Z19940104-4877http://hdl.handle.net/10183/179994000281122Este texto apresenta um relato de experiência no ensino dos conceitos básicos do pré-cálculo para alunos de 1º semestre do curso de Licenciatura em Matemática. O objetivo foi reconstruir tais conceitos de forma justificada. Para isso, foram propostos problemas de aplicação, chamados de "disparadores do ensino", que poderiam ser resolvidos pelos alunos com o conhecimento já possuído e que serviram para introduzir novos temas. Paralelamente, relatamos o uso de outros recursos didáticos para favorecer o interesse e a participação dos estudantes, tais como visitas a laboratórios e bibliotecas das outras ciências, entrevistas com profissionais de outras áreas, exposições orais e em pôsters de trabalhos de pesquisa, uso de softwares, materiais concretos e jogos etc. A experiência foi construída e cresceu em sala de aula à medida que ocorriam as observações diárias e se faziam a análise das respostas e dos erros dos sujeitos. O resultado foi proveitoso não só pelos conteúdos aprendidos, mas também pela contribuição dada à formação de um futuro professor de Matemática mais dinâmico, criativo e interdisciplinar.This paper reports to an experience on teaching the basic pre-calculus concepts future mathematics teacher on the beginning of their course. The intention was to (re)construct these concepts in a justfied manner. In order to do that we proposed application problems, called “teaching shootings". that could be solved by the own students based on their previous knowledge and were used to introduce new themes. Simultaneously we relate the usage of parallel didactics recourses 10 favor the student's interest and participation, such as visits to other science laboratories an libraries, enterviews with otecr areas professionals, use of computational softwares, concrete materiais and games, oral and visual public expositions etc. Here we explain how the experience was built and grew up inside the classroom as consequence of the diary observations and from the answers and mistakes analysis. lt had a good result not only because the amount of subjects learned but also because the contribution given to this future teacher apprendiceship, which can help him to be a more dynamic, creative and interdisciplinarian mathematics teacher.application/pdfporZetetiké. Campinas. Vol. 3, n. 2 (jul./dez. 1995), p. 105-112.FuncoesEnsino da matematicaReconstrução de conceitos : o uso de disparadores no estudo de funçõesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000281122.pdf000281122.pdfTexto completoapplication/pdf694031http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179994/1/000281122.pdfaf562feeddb01bcf98eb413e5f94b1a2MD51TEXT000281122.pdf.txt000281122.pdf.txtExtracted Texttext/plain9http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179994/2/000281122.pdf.txt30b9d2a4b61c80c6a02322e90ea1bce1MD5210183/1799942018-07-04 02:26:26.582636oai:www.lume.ufrgs.br:10183/179994Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-07-04T05:26:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Reconstrução de conceitos : o uso de disparadores no estudo de funções
title Reconstrução de conceitos : o uso de disparadores no estudo de funções
spellingShingle Reconstrução de conceitos : o uso de disparadores no estudo de funções
Garcia, Vera Clotilde Vanzetto
Funcoes
Ensino da matematica
title_short Reconstrução de conceitos : o uso de disparadores no estudo de funções
title_full Reconstrução de conceitos : o uso de disparadores no estudo de funções
title_fullStr Reconstrução de conceitos : o uso de disparadores no estudo de funções
title_full_unstemmed Reconstrução de conceitos : o uso de disparadores no estudo de funções
title_sort Reconstrução de conceitos : o uso de disparadores no estudo de funções
author Garcia, Vera Clotilde Vanzetto
author_facet Garcia, Vera Clotilde Vanzetto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Vera Clotilde Vanzetto
dc.subject.por.fl_str_mv Funcoes
Ensino da matematica
topic Funcoes
Ensino da matematica
description Este texto apresenta um relato de experiência no ensino dos conceitos básicos do pré-cálculo para alunos de 1º semestre do curso de Licenciatura em Matemática. O objetivo foi reconstruir tais conceitos de forma justificada. Para isso, foram propostos problemas de aplicação, chamados de "disparadores do ensino", que poderiam ser resolvidos pelos alunos com o conhecimento já possuído e que serviram para introduzir novos temas. Paralelamente, relatamos o uso de outros recursos didáticos para favorecer o interesse e a participação dos estudantes, tais como visitas a laboratórios e bibliotecas das outras ciências, entrevistas com profissionais de outras áreas, exposições orais e em pôsters de trabalhos de pesquisa, uso de softwares, materiais concretos e jogos etc. A experiência foi construída e cresceu em sala de aula à medida que ocorriam as observações diárias e se faziam a análise das respostas e dos erros dos sujeitos. O resultado foi proveitoso não só pelos conteúdos aprendidos, mas também pela contribuição dada à formação de um futuro professor de Matemática mais dinâmico, criativo e interdisciplinar.
publishDate 1994
dc.date.issued.fl_str_mv 1994
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-07-03T02:25:35Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/179994
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0104-4877
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000281122
identifier_str_mv 0104-4877
000281122
url http://hdl.handle.net/10183/179994
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Zetetiké. Campinas. Vol. 3, n. 2 (jul./dez. 1995), p. 105-112.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179994/1/000281122.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179994/2/000281122.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv af562feeddb01bcf98eb413e5f94b1a2
30b9d2a4b61c80c6a02322e90ea1bce1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224946249105408