Jogos digitais e suas potencialidades para a geografia escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Gabriel Reali
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/265289
Resumo: Tendo em vista o crescente avanço tecnológico da sociedade e do meio digital como ferramenta pedagógica, este trabalho visa realizar uma problematização acerca dos jogos digitais em sala de aula, abordando suas potencialidades e desafios para o ensino de Geografia no ambiente escolar. Para isso, foram analisados três jogos digitais com potencial de uso para a ciência geográfica: Kahoot!, Seterra e Geoguessr. A metodologia utilizada na análise destes jogos amparou-se na pesquisa bibliográfica e na pesquisa exploratória, buscando referências acerca do tema e do estágio atual dos conhecimentos relacionados a eles, conectando-se desta forma às minhas experiências e vivências laborais como profissional da educação em uma escola privada de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Como resultado, este trabalho encontrou uma série de potencialidades para o uso dos jogos digitais como, por exemplo, a construção de uma aprendizagem criativa, lúdica e dotada de mecanismos que aproximam os estudantes das tecnologias digitais educativas. No entanto, também foram verificados alguns desafios, pois os jogos digitais devem ser vistos como um apoio ao trabalho didático e não como o todo de uma prática pedagógica, sendo necessária a mediação de um professor e, também, o acesso adequado aos recursos tecnológicos.
id UFRGS-2_7fff9ec1dc06fbd448fab05300a2ec59
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/265289
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Santos, Gabriel RealiTonetto, Élida Pasini2023-09-27T03:35:55Z2023http://hdl.handle.net/10183/265289001177593Tendo em vista o crescente avanço tecnológico da sociedade e do meio digital como ferramenta pedagógica, este trabalho visa realizar uma problematização acerca dos jogos digitais em sala de aula, abordando suas potencialidades e desafios para o ensino de Geografia no ambiente escolar. Para isso, foram analisados três jogos digitais com potencial de uso para a ciência geográfica: Kahoot!, Seterra e Geoguessr. A metodologia utilizada na análise destes jogos amparou-se na pesquisa bibliográfica e na pesquisa exploratória, buscando referências acerca do tema e do estágio atual dos conhecimentos relacionados a eles, conectando-se desta forma às minhas experiências e vivências laborais como profissional da educação em uma escola privada de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Como resultado, este trabalho encontrou uma série de potencialidades para o uso dos jogos digitais como, por exemplo, a construção de uma aprendizagem criativa, lúdica e dotada de mecanismos que aproximam os estudantes das tecnologias digitais educativas. No entanto, também foram verificados alguns desafios, pois os jogos digitais devem ser vistos como um apoio ao trabalho didático e não como o todo de uma prática pedagógica, sendo necessária a mediação de um professor e, também, o acesso adequado aos recursos tecnológicos.Considering the continuous technological advancement of society and the increasing integration of the digital medium as a pedagogical tool, this work aims to undertake an examination of digital games in the classroom, addressing their potentials and challenges in the context of Geography education. To achieve this, three digital games with potential applicability to geographical science were analyzed: Kahoot!, Seterra, and Geoguessr. The methodology employed in analyzing these games was grounded in bibliographical research and exploratory investigation, seeking references about the subject and the current state of knowledge related to them, thus establishing a connection with my professional experiences as an educator in a private school in Porto Alegre, Rio Grande do Sul. As an outcome, this study unearthed a range of potentials for the utilization of digital games, including the facilitation of creative, innovative, and playful learning experiences, enriched with mechanisms that bring students closer to technology in education. Nevertheless, certain challenges were also identified, as digital games should be viewed as a tool rather than the entirety of pedagogical practice, necessitating the mediation of an educator and also proper access to technological resources.application/pdfporGeografia escolarEnsino de geografiaJogos digitaisDigital gamesEducational technologiesSchool geographyJogos digitais e suas potencialidades para a geografia escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPorto Alegre, BR-RS2023Geografia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001177593.pdf.txt001177593.pdf.txtExtracted Texttext/plain94253http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265289/2/001177593.pdf.txt9f256198c83dcb8ecc2278a7adadecf6MD52ORIGINAL001177593.pdfTexto completoapplication/pdf5354616http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265289/1/001177593.pdf086a84849c9b54f116cc1f08eab2f929MD5110183/2652892023-09-28 03:37:21.397423oai:www.lume.ufrgs.br:10183/265289Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-09-28T06:37:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Jogos digitais e suas potencialidades para a geografia escolar
title Jogos digitais e suas potencialidades para a geografia escolar
spellingShingle Jogos digitais e suas potencialidades para a geografia escolar
Santos, Gabriel Reali
Geografia escolar
Ensino de geografia
Jogos digitais
Digital games
Educational technologies
School geography
title_short Jogos digitais e suas potencialidades para a geografia escolar
title_full Jogos digitais e suas potencialidades para a geografia escolar
title_fullStr Jogos digitais e suas potencialidades para a geografia escolar
title_full_unstemmed Jogos digitais e suas potencialidades para a geografia escolar
title_sort Jogos digitais e suas potencialidades para a geografia escolar
author Santos, Gabriel Reali
author_facet Santos, Gabriel Reali
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Gabriel Reali
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Tonetto, Élida Pasini
contributor_str_mv Tonetto, Élida Pasini
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia escolar
Ensino de geografia
Jogos digitais
topic Geografia escolar
Ensino de geografia
Jogos digitais
Digital games
Educational technologies
School geography
dc.subject.eng.fl_str_mv Digital games
Educational technologies
School geography
description Tendo em vista o crescente avanço tecnológico da sociedade e do meio digital como ferramenta pedagógica, este trabalho visa realizar uma problematização acerca dos jogos digitais em sala de aula, abordando suas potencialidades e desafios para o ensino de Geografia no ambiente escolar. Para isso, foram analisados três jogos digitais com potencial de uso para a ciência geográfica: Kahoot!, Seterra e Geoguessr. A metodologia utilizada na análise destes jogos amparou-se na pesquisa bibliográfica e na pesquisa exploratória, buscando referências acerca do tema e do estágio atual dos conhecimentos relacionados a eles, conectando-se desta forma às minhas experiências e vivências laborais como profissional da educação em uma escola privada de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Como resultado, este trabalho encontrou uma série de potencialidades para o uso dos jogos digitais como, por exemplo, a construção de uma aprendizagem criativa, lúdica e dotada de mecanismos que aproximam os estudantes das tecnologias digitais educativas. No entanto, também foram verificados alguns desafios, pois os jogos digitais devem ser vistos como um apoio ao trabalho didático e não como o todo de uma prática pedagógica, sendo necessária a mediação de um professor e, também, o acesso adequado aos recursos tecnológicos.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-09-27T03:35:55Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/265289
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001177593
url http://hdl.handle.net/10183/265289
identifier_str_mv 001177593
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265289/2/001177593.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265289/1/001177593.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9f256198c83dcb8ecc2278a7adadecf6
086a84849c9b54f116cc1f08eab2f929
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224667156971520