Jogos digitais e suas potencialidades para a geografia escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/265289 |
Resumo: | Tendo em vista o crescente avanço tecnológico da sociedade e do meio digital como ferramenta pedagógica, este trabalho visa realizar uma problematização acerca dos jogos digitais em sala de aula, abordando suas potencialidades e desafios para o ensino de Geografia no ambiente escolar. Para isso, foram analisados três jogos digitais com potencial de uso para a ciência geográfica: Kahoot!, Seterra e Geoguessr. A metodologia utilizada na análise destes jogos amparou-se na pesquisa bibliográfica e na pesquisa exploratória, buscando referências acerca do tema e do estágio atual dos conhecimentos relacionados a eles, conectando-se desta forma às minhas experiências e vivências laborais como profissional da educação em uma escola privada de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Como resultado, este trabalho encontrou uma série de potencialidades para o uso dos jogos digitais como, por exemplo, a construção de uma aprendizagem criativa, lúdica e dotada de mecanismos que aproximam os estudantes das tecnologias digitais educativas. No entanto, também foram verificados alguns desafios, pois os jogos digitais devem ser vistos como um apoio ao trabalho didático e não como o todo de uma prática pedagógica, sendo necessária a mediação de um professor e, também, o acesso adequado aos recursos tecnológicos. |
id |
UFRGS-2_7fff9ec1dc06fbd448fab05300a2ec59 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/265289 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, Gabriel RealiTonetto, Élida Pasini2023-09-27T03:35:55Z2023http://hdl.handle.net/10183/265289001177593Tendo em vista o crescente avanço tecnológico da sociedade e do meio digital como ferramenta pedagógica, este trabalho visa realizar uma problematização acerca dos jogos digitais em sala de aula, abordando suas potencialidades e desafios para o ensino de Geografia no ambiente escolar. Para isso, foram analisados três jogos digitais com potencial de uso para a ciência geográfica: Kahoot!, Seterra e Geoguessr. A metodologia utilizada na análise destes jogos amparou-se na pesquisa bibliográfica e na pesquisa exploratória, buscando referências acerca do tema e do estágio atual dos conhecimentos relacionados a eles, conectando-se desta forma às minhas experiências e vivências laborais como profissional da educação em uma escola privada de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Como resultado, este trabalho encontrou uma série de potencialidades para o uso dos jogos digitais como, por exemplo, a construção de uma aprendizagem criativa, lúdica e dotada de mecanismos que aproximam os estudantes das tecnologias digitais educativas. No entanto, também foram verificados alguns desafios, pois os jogos digitais devem ser vistos como um apoio ao trabalho didático e não como o todo de uma prática pedagógica, sendo necessária a mediação de um professor e, também, o acesso adequado aos recursos tecnológicos.Considering the continuous technological advancement of society and the increasing integration of the digital medium as a pedagogical tool, this work aims to undertake an examination of digital games in the classroom, addressing their potentials and challenges in the context of Geography education. To achieve this, three digital games with potential applicability to geographical science were analyzed: Kahoot!, Seterra, and Geoguessr. The methodology employed in analyzing these games was grounded in bibliographical research and exploratory investigation, seeking references about the subject and the current state of knowledge related to them, thus establishing a connection with my professional experiences as an educator in a private school in Porto Alegre, Rio Grande do Sul. As an outcome, this study unearthed a range of potentials for the utilization of digital games, including the facilitation of creative, innovative, and playful learning experiences, enriched with mechanisms that bring students closer to technology in education. Nevertheless, certain challenges were also identified, as digital games should be viewed as a tool rather than the entirety of pedagogical practice, necessitating the mediation of an educator and also proper access to technological resources.application/pdfporGeografia escolarEnsino de geografiaJogos digitaisDigital gamesEducational technologiesSchool geographyJogos digitais e suas potencialidades para a geografia escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPorto Alegre, BR-RS2023Geografia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001177593.pdf.txt001177593.pdf.txtExtracted Texttext/plain94253http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265289/2/001177593.pdf.txt9f256198c83dcb8ecc2278a7adadecf6MD52ORIGINAL001177593.pdfTexto completoapplication/pdf5354616http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265289/1/001177593.pdf086a84849c9b54f116cc1f08eab2f929MD5110183/2652892023-09-28 03:37:21.397423oai:www.lume.ufrgs.br:10183/265289Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-09-28T06:37:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Jogos digitais e suas potencialidades para a geografia escolar |
title |
Jogos digitais e suas potencialidades para a geografia escolar |
spellingShingle |
Jogos digitais e suas potencialidades para a geografia escolar Santos, Gabriel Reali Geografia escolar Ensino de geografia Jogos digitais Digital games Educational technologies School geography |
title_short |
Jogos digitais e suas potencialidades para a geografia escolar |
title_full |
Jogos digitais e suas potencialidades para a geografia escolar |
title_fullStr |
Jogos digitais e suas potencialidades para a geografia escolar |
title_full_unstemmed |
Jogos digitais e suas potencialidades para a geografia escolar |
title_sort |
Jogos digitais e suas potencialidades para a geografia escolar |
author |
Santos, Gabriel Reali |
author_facet |
Santos, Gabriel Reali |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Gabriel Reali |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Tonetto, Élida Pasini |
contributor_str_mv |
Tonetto, Élida Pasini |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia escolar Ensino de geografia Jogos digitais |
topic |
Geografia escolar Ensino de geografia Jogos digitais Digital games Educational technologies School geography |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Digital games Educational technologies School geography |
description |
Tendo em vista o crescente avanço tecnológico da sociedade e do meio digital como ferramenta pedagógica, este trabalho visa realizar uma problematização acerca dos jogos digitais em sala de aula, abordando suas potencialidades e desafios para o ensino de Geografia no ambiente escolar. Para isso, foram analisados três jogos digitais com potencial de uso para a ciência geográfica: Kahoot!, Seterra e Geoguessr. A metodologia utilizada na análise destes jogos amparou-se na pesquisa bibliográfica e na pesquisa exploratória, buscando referências acerca do tema e do estágio atual dos conhecimentos relacionados a eles, conectando-se desta forma às minhas experiências e vivências laborais como profissional da educação em uma escola privada de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Como resultado, este trabalho encontrou uma série de potencialidades para o uso dos jogos digitais como, por exemplo, a construção de uma aprendizagem criativa, lúdica e dotada de mecanismos que aproximam os estudantes das tecnologias digitais educativas. No entanto, também foram verificados alguns desafios, pois os jogos digitais devem ser vistos como um apoio ao trabalho didático e não como o todo de uma prática pedagógica, sendo necessária a mediação de um professor e, também, o acesso adequado aos recursos tecnológicos. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-09-27T03:35:55Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/265289 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001177593 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/265289 |
identifier_str_mv |
001177593 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265289/2/001177593.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265289/1/001177593.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9f256198c83dcb8ecc2278a7adadecf6 086a84849c9b54f116cc1f08eab2f929 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224667156971520 |