O Consumo cultural dos jovens : o caso da Hallyu em Porto Alegre
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/250776 |
Resumo: | Na convergência entre a pesquisa geográfica e as indústrias culturais, o objetivo deste trabalho foi compreender como a Coreia do Sul usa sua indústria cultural através de políticas públicas para influenciar jovens ao redor do mundo e, como essa influência impacta as culturas juvenis contemporâneas e as práticas de ensino. Buscou-se também compreender a relação entre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) e os padrões de consumo destes jovens adolescentes. O método utilizado em um primeiro momento foi a pesquisa bibliográfica, utilizando obras relacionadas à temática da relação entre Geografia e indústria cultural, bem como trabalhos relacionados às culturas juvenis. No momento seguinte, optou-se por uma pesquisa qualiquantitativa realizada com jovens porto-alegrenses em idade escolar, freuqentadores de escola pública, a fim de compreender estes novos padrões de consumo. A vista disso, foi possível analisar como a Hallyu, produto cultural da indústria coreana, está se inserindo ns novas práticas de consumo cultural destes jovens. Como conclusão, vemos que cada vez mais jovens estão aderindo a esta vertente cultural, possibilitando assim, novas práticas e abordagens de ensino. |
id |
UFRGS-2_80074441b3502a6e240b76a5f6d9ff84 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/250776 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Souza, Maria Antonia Claro dePedrosa, Breno Viotto2022-11-05T04:49:45Z2022http://hdl.handle.net/10183/250776001153155Na convergência entre a pesquisa geográfica e as indústrias culturais, o objetivo deste trabalho foi compreender como a Coreia do Sul usa sua indústria cultural através de políticas públicas para influenciar jovens ao redor do mundo e, como essa influência impacta as culturas juvenis contemporâneas e as práticas de ensino. Buscou-se também compreender a relação entre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) e os padrões de consumo destes jovens adolescentes. O método utilizado em um primeiro momento foi a pesquisa bibliográfica, utilizando obras relacionadas à temática da relação entre Geografia e indústria cultural, bem como trabalhos relacionados às culturas juvenis. No momento seguinte, optou-se por uma pesquisa qualiquantitativa realizada com jovens porto-alegrenses em idade escolar, freuqentadores de escola pública, a fim de compreender estes novos padrões de consumo. A vista disso, foi possível analisar como a Hallyu, produto cultural da indústria coreana, está se inserindo ns novas práticas de consumo cultural destes jovens. Como conclusão, vemos que cada vez mais jovens estão aderindo a esta vertente cultural, possibilitando assim, novas práticas e abordagens de ensino.application/pdfporGeografia culturalIndústria culturalGeografia escolarO Consumo cultural dos jovens : o caso da Hallyu em Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPorto Alegre, BR-RS2022Geografia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001153155.pdf.txt001153155.pdf.txtExtracted Texttext/plain2162http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250776/2/001153155.pdf.txtc5262bf531cb1088aa5e7f55f6c7fb8dMD52ORIGINAL001153155.pdfTexto completoapplication/pdf4911467http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250776/1/001153155.pdf6f2ed94077ee4f375929f6ffd124658aMD5110183/2507762022-11-06 05:37:18.426989oai:www.lume.ufrgs.br:10183/250776Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-11-06T07:37:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O Consumo cultural dos jovens : o caso da Hallyu em Porto Alegre |
title |
O Consumo cultural dos jovens : o caso da Hallyu em Porto Alegre |
spellingShingle |
O Consumo cultural dos jovens : o caso da Hallyu em Porto Alegre Souza, Maria Antonia Claro de Geografia cultural Indústria cultural Geografia escolar |
title_short |
O Consumo cultural dos jovens : o caso da Hallyu em Porto Alegre |
title_full |
O Consumo cultural dos jovens : o caso da Hallyu em Porto Alegre |
title_fullStr |
O Consumo cultural dos jovens : o caso da Hallyu em Porto Alegre |
title_full_unstemmed |
O Consumo cultural dos jovens : o caso da Hallyu em Porto Alegre |
title_sort |
O Consumo cultural dos jovens : o caso da Hallyu em Porto Alegre |
author |
Souza, Maria Antonia Claro de |
author_facet |
Souza, Maria Antonia Claro de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Maria Antonia Claro de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pedrosa, Breno Viotto |
contributor_str_mv |
Pedrosa, Breno Viotto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia cultural Indústria cultural Geografia escolar |
topic |
Geografia cultural Indústria cultural Geografia escolar |
description |
Na convergência entre a pesquisa geográfica e as indústrias culturais, o objetivo deste trabalho foi compreender como a Coreia do Sul usa sua indústria cultural através de políticas públicas para influenciar jovens ao redor do mundo e, como essa influência impacta as culturas juvenis contemporâneas e as práticas de ensino. Buscou-se também compreender a relação entre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) e os padrões de consumo destes jovens adolescentes. O método utilizado em um primeiro momento foi a pesquisa bibliográfica, utilizando obras relacionadas à temática da relação entre Geografia e indústria cultural, bem como trabalhos relacionados às culturas juvenis. No momento seguinte, optou-se por uma pesquisa qualiquantitativa realizada com jovens porto-alegrenses em idade escolar, freuqentadores de escola pública, a fim de compreender estes novos padrões de consumo. A vista disso, foi possível analisar como a Hallyu, produto cultural da indústria coreana, está se inserindo ns novas práticas de consumo cultural destes jovens. Como conclusão, vemos que cada vez mais jovens estão aderindo a esta vertente cultural, possibilitando assim, novas práticas e abordagens de ensino. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-11-05T04:49:45Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/250776 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001153155 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/250776 |
identifier_str_mv |
001153155 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250776/2/001153155.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250776/1/001153155.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c5262bf531cb1088aa5e7f55f6c7fb8d 6f2ed94077ee4f375929f6ffd124658a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447322093420544 |