Papel do preceptor na residência multiprofissional : experiência do Serviço Social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Maria Cristina Nunes de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/32950
Resumo: Este trabalho analisa as experiências de profissionais envolvidos com as tarefas de preceptoria da Residência Multiprofissional em Saúde. Através da pesquisa realizada, buscou-se teorizar a prática, através de um processo reflexivo. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa exploratória. Esta pesquisa foi realizada no programa de Residência Integrada em Saúde do Grupo Hospitalar Conceição, no município de Porto Alegre, na área de Serviço Social. Foram entrevistados três preceptores e orientadores. As análises das entrevistas permitiram o estabelecimento de categorias temáticas centrais ou principais: residência, formação profissional, preceptor, experiência, currículo. O objetivo principal é estudar as experiências de profissionais envolvidos com as tarefas de preceptoria da Residência Multiprofissional em Saúde, enquanto ação educativa na área da saúde. Apresentamos um breve relato histórico das residências multiprofissionais em saúde no Brasil, a partir dos anos 70, até a criação da Residência Integrada em Saúde no Grupo Hospitalar Conceição, enfocando alguns aspectos da RIS, considerando o seu Projeto Político Pedagógico. Contextualizamos a inserção do Serviço Social nas residências multiprofissionais e analisamos questões relativas à residência, formação profissional, preceptoria, experiência e currículo, e fizemos, ainda, uma comparação de nossas entrevistas com as das colegas fisioterapeuta e nutricionista. O assistente social, ao assumir o papel de preceptor, precisa estar de acordo com o projeto ético-político da profissão e com os princípios do SUS, compreender os determinantes sociais do processo saúde/doença, conhecer as exigências e competências necessárias para a formação do assistente social na saúde e conhecer os cenários de prática.
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