"Oh! Happy day!": análise de um discurso publicitário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/70690 |
Resumo: | Neste trabalho me propus a investigar os discursos que compreendem os três filmes da Campanha Fiat Grand Siena 2013, denominados Margarina, Plano de Celular e Odorizador, a partir de noções da Análise do Discurso (AD) fundada por Michel Pêcheux. Compreendendo que a AD vai muito além de uma análise de conteúdo e observando os discursos por meio de suas relações com a exterioridade, busquei analisar o caráter sócio-histórico e ideológico dos discursos da campanha da Fiat, e inferir seu percurso criativo por meio da observação das condições de produção e das formações ideológicas e discursivas em que se inserem. Além disso, analiso de que forma as noções de memória e interdiscurso podem contribuir na construção de sentidos e como a autoria está presente em discursos heterogêneos como os aqui analisados. O percurso percorrido neste trabalho vem confirmar importantes reflexões sobre a sociedade em que vivemos, na qual a publicidade ganha ainda mais força à medida que a posse de determinadas mercadorias, como o automóvel, passa a significar obtenção de felicidade. |
id |
UFRGS-2_80765c00e1769763a26f2e8591fbe51a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/70690 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Noble, Debbie MelloMittmann, Solange2013-04-27T01:48:08Z2012http://hdl.handle.net/10183/70690000876996Neste trabalho me propus a investigar os discursos que compreendem os três filmes da Campanha Fiat Grand Siena 2013, denominados Margarina, Plano de Celular e Odorizador, a partir de noções da Análise do Discurso (AD) fundada por Michel Pêcheux. Compreendendo que a AD vai muito além de uma análise de conteúdo e observando os discursos por meio de suas relações com a exterioridade, busquei analisar o caráter sócio-histórico e ideológico dos discursos da campanha da Fiat, e inferir seu percurso criativo por meio da observação das condições de produção e das formações ideológicas e discursivas em que se inserem. Além disso, analiso de que forma as noções de memória e interdiscurso podem contribuir na construção de sentidos e como a autoria está presente em discursos heterogêneos como os aqui analisados. O percurso percorrido neste trabalho vem confirmar importantes reflexões sobre a sociedade em que vivemos, na qual a publicidade ganha ainda mais força à medida que a posse de determinadas mercadorias, como o automóvel, passa a significar obtenção de felicidade.In this paper, I intend to investigate discourses for 3 short films of FIAT´s commercial campaign Grand Siena 2013 called Margarina, Plano de Celular and Odorizador, based on the notions of Discourse Analysis (DA), founded by Michel Pêcheux. Understanding that DA goes beyond a content analysis, and observing the discourses through their relations with externality, I will analyze the social, historical and ideological character of FIAT´s films, unveiling their creative route through the observation of production conditions and ideological formations in which they are inserted. Furthermore, I will analyze in which way the notions of memory and interdiscourse may contribute in the construction of meanings, and how the authorship is present in heterogeneous discourses. Along the way this work contains important truths about the society we live in, in which marketing gains force because the possession of certain products, like the car for instance, means being happy.application/pdfporAnálise do discursoDiscurso publicitárioInterdiscursoAutoriaDiscourse analysisAdvertising discourseMemory and interdiscourseConditions of productionAuthorship"Oh! Happy day!": análise de um discurso publicitárioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2012Letras: Português e Literatura Portuguesa: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000876996.pdf000876996.pdfTexto completoapplication/pdf677768http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70690/1/000876996.pdf00a256c51b42c365ac5891b02bfc8c22MD51TEXT000876996.pdf.txt000876996.pdf.txtExtracted Texttext/plain94244http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70690/2/000876996.pdf.txt6898fd9565a00cdbc03d4b9d7b54c369MD52THUMBNAIL000876996.pdf.jpg000876996.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg979http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70690/3/000876996.pdf.jpgf2004a5eddd33c5ae27912654cb983afMD5310183/706902022-08-06 04:55:22.049478oai:www.lume.ufrgs.br:10183/70690Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:55:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
"Oh! Happy day!": análise de um discurso publicitário |
title |
"Oh! Happy day!": análise de um discurso publicitário |
spellingShingle |
"Oh! Happy day!": análise de um discurso publicitário Noble, Debbie Mello Análise do discurso Discurso publicitário Interdiscurso Autoria Discourse analysis Advertising discourse Memory and interdiscourse Conditions of production Authorship |
title_short |
"Oh! Happy day!": análise de um discurso publicitário |
title_full |
"Oh! Happy day!": análise de um discurso publicitário |
title_fullStr |
"Oh! Happy day!": análise de um discurso publicitário |
title_full_unstemmed |
"Oh! Happy day!": análise de um discurso publicitário |
title_sort |
"Oh! Happy day!": análise de um discurso publicitário |
author |
Noble, Debbie Mello |
author_facet |
Noble, Debbie Mello |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Noble, Debbie Mello |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Mittmann, Solange |
contributor_str_mv |
Mittmann, Solange |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise do discurso Discurso publicitário Interdiscurso Autoria |
topic |
Análise do discurso Discurso publicitário Interdiscurso Autoria Discourse analysis Advertising discourse Memory and interdiscourse Conditions of production Authorship |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Discourse analysis Advertising discourse Memory and interdiscourse Conditions of production Authorship |
description |
Neste trabalho me propus a investigar os discursos que compreendem os três filmes da Campanha Fiat Grand Siena 2013, denominados Margarina, Plano de Celular e Odorizador, a partir de noções da Análise do Discurso (AD) fundada por Michel Pêcheux. Compreendendo que a AD vai muito além de uma análise de conteúdo e observando os discursos por meio de suas relações com a exterioridade, busquei analisar o caráter sócio-histórico e ideológico dos discursos da campanha da Fiat, e inferir seu percurso criativo por meio da observação das condições de produção e das formações ideológicas e discursivas em que se inserem. Além disso, analiso de que forma as noções de memória e interdiscurso podem contribuir na construção de sentidos e como a autoria está presente em discursos heterogêneos como os aqui analisados. O percurso percorrido neste trabalho vem confirmar importantes reflexões sobre a sociedade em que vivemos, na qual a publicidade ganha ainda mais força à medida que a posse de determinadas mercadorias, como o automóvel, passa a significar obtenção de felicidade. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-04-27T01:48:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/70690 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000876996 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/70690 |
identifier_str_mv |
000876996 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70690/1/000876996.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70690/2/000876996.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70690/3/000876996.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
00a256c51b42c365ac5891b02bfc8c22 6898fd9565a00cdbc03d4b9d7b54c369 f2004a5eddd33c5ae27912654cb983af |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224445450256384 |