"Oh! Happy day!": análise de um discurso publicitário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Noble, Debbie Mello
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/70690
Resumo: Neste trabalho me propus a investigar os discursos que compreendem os três filmes da Campanha Fiat Grand Siena 2013, denominados Margarina, Plano de Celular e Odorizador, a partir de noções da Análise do Discurso (AD) fundada por Michel Pêcheux. Compreendendo que a AD vai muito além de uma análise de conteúdo e observando os discursos por meio de suas relações com a exterioridade, busquei analisar o caráter sócio-histórico e ideológico dos discursos da campanha da Fiat, e inferir seu percurso criativo por meio da observação das condições de produção e das formações ideológicas e discursivas em que se inserem. Além disso, analiso de que forma as noções de memória e interdiscurso podem contribuir na construção de sentidos e como a autoria está presente em discursos heterogêneos como os aqui analisados. O percurso percorrido neste trabalho vem confirmar importantes reflexões sobre a sociedade em que vivemos, na qual a publicidade ganha ainda mais força à medida que a posse de determinadas mercadorias, como o automóvel, passa a significar obtenção de felicidade.
id UFRGS-2_80765c00e1769763a26f2e8591fbe51a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/70690
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Noble, Debbie MelloMittmann, Solange2013-04-27T01:48:08Z2012http://hdl.handle.net/10183/70690000876996Neste trabalho me propus a investigar os discursos que compreendem os três filmes da Campanha Fiat Grand Siena 2013, denominados Margarina, Plano de Celular e Odorizador, a partir de noções da Análise do Discurso (AD) fundada por Michel Pêcheux. Compreendendo que a AD vai muito além de uma análise de conteúdo e observando os discursos por meio de suas relações com a exterioridade, busquei analisar o caráter sócio-histórico e ideológico dos discursos da campanha da Fiat, e inferir seu percurso criativo por meio da observação das condições de produção e das formações ideológicas e discursivas em que se inserem. Além disso, analiso de que forma as noções de memória e interdiscurso podem contribuir na construção de sentidos e como a autoria está presente em discursos heterogêneos como os aqui analisados. O percurso percorrido neste trabalho vem confirmar importantes reflexões sobre a sociedade em que vivemos, na qual a publicidade ganha ainda mais força à medida que a posse de determinadas mercadorias, como o automóvel, passa a significar obtenção de felicidade.In this paper, I intend to investigate discourses for 3 short films of FIAT´s commercial campaign Grand Siena 2013 called Margarina, Plano de Celular and Odorizador, based on the notions of Discourse Analysis (DA), founded by Michel Pêcheux. Understanding that DA goes beyond a content analysis, and observing the discourses through their relations with externality, I will analyze the social, historical and ideological character of FIAT´s films, unveiling their creative route through the observation of production conditions and ideological formations in which they are inserted. Furthermore, I will analyze in which way the notions of memory and interdiscourse may contribute in the construction of meanings, and how the authorship is present in heterogeneous discourses. Along the way this work contains important truths about the society we live in, in which marketing gains force because the possession of certain products, like the car for instance, means being happy.application/pdfporAnálise do discursoDiscurso publicitárioInterdiscursoAutoriaDiscourse analysisAdvertising discourseMemory and interdiscourseConditions of productionAuthorship"Oh! Happy day!": análise de um discurso publicitárioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2012Letras: Português e Literatura Portuguesa: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000876996.pdf000876996.pdfTexto completoapplication/pdf677768http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70690/1/000876996.pdf00a256c51b42c365ac5891b02bfc8c22MD51TEXT000876996.pdf.txt000876996.pdf.txtExtracted Texttext/plain94244http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70690/2/000876996.pdf.txt6898fd9565a00cdbc03d4b9d7b54c369MD52THUMBNAIL000876996.pdf.jpg000876996.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg979http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70690/3/000876996.pdf.jpgf2004a5eddd33c5ae27912654cb983afMD5310183/706902022-08-06 04:55:22.049478oai:www.lume.ufrgs.br:10183/70690Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:55:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv "Oh! Happy day!": análise de um discurso publicitário
title "Oh! Happy day!": análise de um discurso publicitário
spellingShingle "Oh! Happy day!": análise de um discurso publicitário
Noble, Debbie Mello
Análise do discurso
Discurso publicitário
Interdiscurso
Autoria
Discourse analysis
Advertising discourse
Memory and interdiscourse
Conditions of production
Authorship
title_short "Oh! Happy day!": análise de um discurso publicitário
title_full "Oh! Happy day!": análise de um discurso publicitário
title_fullStr "Oh! Happy day!": análise de um discurso publicitário
title_full_unstemmed "Oh! Happy day!": análise de um discurso publicitário
title_sort "Oh! Happy day!": análise de um discurso publicitário
author Noble, Debbie Mello
author_facet Noble, Debbie Mello
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Noble, Debbie Mello
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mittmann, Solange
contributor_str_mv Mittmann, Solange
dc.subject.por.fl_str_mv Análise do discurso
Discurso publicitário
Interdiscurso
Autoria
topic Análise do discurso
Discurso publicitário
Interdiscurso
Autoria
Discourse analysis
Advertising discourse
Memory and interdiscourse
Conditions of production
Authorship
dc.subject.eng.fl_str_mv Discourse analysis
Advertising discourse
Memory and interdiscourse
Conditions of production
Authorship
description Neste trabalho me propus a investigar os discursos que compreendem os três filmes da Campanha Fiat Grand Siena 2013, denominados Margarina, Plano de Celular e Odorizador, a partir de noções da Análise do Discurso (AD) fundada por Michel Pêcheux. Compreendendo que a AD vai muito além de uma análise de conteúdo e observando os discursos por meio de suas relações com a exterioridade, busquei analisar o caráter sócio-histórico e ideológico dos discursos da campanha da Fiat, e inferir seu percurso criativo por meio da observação das condições de produção e das formações ideológicas e discursivas em que se inserem. Além disso, analiso de que forma as noções de memória e interdiscurso podem contribuir na construção de sentidos e como a autoria está presente em discursos heterogêneos como os aqui analisados. O percurso percorrido neste trabalho vem confirmar importantes reflexões sobre a sociedade em que vivemos, na qual a publicidade ganha ainda mais força à medida que a posse de determinadas mercadorias, como o automóvel, passa a significar obtenção de felicidade.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-04-27T01:48:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/70690
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000876996
url http://hdl.handle.net/10183/70690
identifier_str_mv 000876996
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70690/1/000876996.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70690/2/000876996.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70690/3/000876996.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 00a256c51b42c365ac5891b02bfc8c22
6898fd9565a00cdbc03d4b9d7b54c369
f2004a5eddd33c5ae27912654cb983af
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224445450256384