A Geografia escolar e a poética do lugar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schutt, José Luis Dimer
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/257695
Resumo: O objetivo deste trabalho é propor outra possibilidade de se abordar o conceito de Lugar na Geografia escolar, por meio da poética presente na poesia popular das letras de músicas como uma forma de aproximar o conceito geográfico com a realidade em que os alunos estão inseridos. Ademais, analisar as potencialidades na relação entre a geografia e a poesia, possibilitando aos alunos escreverem poesias sobre o conceito de lugar a partir do lugar onde eles vivem e de suas vidas cotidianas. Também, mediante o planejamento e a aplicação de um plano de aula, analisar a viabilidade e a aceitação dos alunos diante da atividade proposta, bem como, a utilização de práticas semelhantes a essa nas aulas de geografia. Preconiza-se, na utilização de práticas pedagógicas não convencionais, outra forma de desenvolver o interesse em aprender por parte dos alunos e que a exequibilidade dessas práticas não esteja fora do alcance dos professores, podendo ser propostas em qualquer escola da periferia do Rio Grande do Sul.
id UFRGS-2_808cd160465450becaaac8dfc313a5a9
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257695
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Schutt, José Luis DimerSoares, Paulo Roberto Rodrigues2023-05-03T03:37:04Z2023http://hdl.handle.net/10183/257695001167890O objetivo deste trabalho é propor outra possibilidade de se abordar o conceito de Lugar na Geografia escolar, por meio da poética presente na poesia popular das letras de músicas como uma forma de aproximar o conceito geográfico com a realidade em que os alunos estão inseridos. Ademais, analisar as potencialidades na relação entre a geografia e a poesia, possibilitando aos alunos escreverem poesias sobre o conceito de lugar a partir do lugar onde eles vivem e de suas vidas cotidianas. Também, mediante o planejamento e a aplicação de um plano de aula, analisar a viabilidade e a aceitação dos alunos diante da atividade proposta, bem como, a utilização de práticas semelhantes a essa nas aulas de geografia. Preconiza-se, na utilização de práticas pedagógicas não convencionais, outra forma de desenvolver o interesse em aprender por parte dos alunos e que a exequibilidade dessas práticas não esteja fora do alcance dos professores, podendo ser propostas em qualquer escola da periferia do Rio Grande do Sul.The aim of this study is to suggest an alternative approach to the idea of place in Geography in schools. The idea is to use the poetry in the lyrics of popular songs as a way to better understand the geographical concept by comparing it to the world the students live in. Moreover, after analyzing the possible relationships between geography and poetry, the students will be able to write poems about the idea of place, based on the place they live and their own experience. In addition, the idea is to study the feasibility and response of the students to the suggested activity, by planning and carrying out a lesson, as well as examining the use of similar practices to this in geography classes. The use of unconventional teaching practices is designed as an alternative way to encourage students interest in learning. The application of such practices should be within the reach of teachers generally, and could be proposed to any disadvantaged school in Rio Grande do Sul.application/pdfporGeografia escolarEnsino e aprendizagemPráticas pedagógicasLugarSchool geographyteaching/learningPlacePoetryA Geografia escolar e a poética do lugarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPorto Alegre, BR-RS2023Geografia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001167890.pdf.txt001167890.pdf.txtExtracted Texttext/plain93603http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257695/2/001167890.pdf.txt4afabb47717557405044303d9d833ef2MD52ORIGINAL001167890.pdfTexto completoapplication/pdf973995http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257695/1/001167890.pdfbe85044d95e3102232009fe37e0b4901MD5110183/2576952023-06-22 03:32:25.764377oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257695Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-06-22T06:32:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A Geografia escolar e a poética do lugar
title A Geografia escolar e a poética do lugar
spellingShingle A Geografia escolar e a poética do lugar
Schutt, José Luis Dimer
Geografia escolar
Ensino e aprendizagem
Práticas pedagógicas
Lugar
School geography
teaching/learning
Place
Poetry
title_short A Geografia escolar e a poética do lugar
title_full A Geografia escolar e a poética do lugar
title_fullStr A Geografia escolar e a poética do lugar
title_full_unstemmed A Geografia escolar e a poética do lugar
title_sort A Geografia escolar e a poética do lugar
author Schutt, José Luis Dimer
author_facet Schutt, José Luis Dimer
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schutt, José Luis Dimer
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Soares, Paulo Roberto Rodrigues
contributor_str_mv Soares, Paulo Roberto Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia escolar
Ensino e aprendizagem
Práticas pedagógicas
Lugar
topic Geografia escolar
Ensino e aprendizagem
Práticas pedagógicas
Lugar
School geography
teaching/learning
Place
Poetry
dc.subject.eng.fl_str_mv School geography
teaching/learning
Place
Poetry
description O objetivo deste trabalho é propor outra possibilidade de se abordar o conceito de Lugar na Geografia escolar, por meio da poética presente na poesia popular das letras de músicas como uma forma de aproximar o conceito geográfico com a realidade em que os alunos estão inseridos. Ademais, analisar as potencialidades na relação entre a geografia e a poesia, possibilitando aos alunos escreverem poesias sobre o conceito de lugar a partir do lugar onde eles vivem e de suas vidas cotidianas. Também, mediante o planejamento e a aplicação de um plano de aula, analisar a viabilidade e a aceitação dos alunos diante da atividade proposta, bem como, a utilização de práticas semelhantes a essa nas aulas de geografia. Preconiza-se, na utilização de práticas pedagógicas não convencionais, outra forma de desenvolver o interesse em aprender por parte dos alunos e que a exequibilidade dessas práticas não esteja fora do alcance dos professores, podendo ser propostas em qualquer escola da periferia do Rio Grande do Sul.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-05-03T03:37:04Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/257695
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001167890
url http://hdl.handle.net/10183/257695
identifier_str_mv 001167890
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257695/2/001167890.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257695/1/001167890.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4afabb47717557405044303d9d833ef2
be85044d95e3102232009fe37e0b4901
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447337967812608