Escola como zona de passagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Indursky, Alexei Conte
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Butkus, Vitor, Prati, Laíssa Eschiletti, Santos, Nair Iracema Silveira dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/28994
Resumo: O presente trabalho surgiu de um projeto de integração das disciplinas de Psicologia Escolar I e Psicologia Social II, desenvolvido na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) no ano de 2004. Conceitos teóricos da Psicologia Social teceram uma rede integrada com a realidade de uma escola municipal de Porto Alegre, por meio de olhares criativos de quem pela primeira vez observava o campo com o referencial teórico da psicologia pós-moderna. Abordando conceitos como instituição, dobra, enunciação e marcas, olhares desafiadores foram se constituindo. O campo da escola surge como ponto de partida para questionar e ampliar a área de atuação da Psicologia Social e da análise institucional.
id UFRGS-2_80a7c33b6b97f392c9d082d0a43ebecc
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/28994
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Indursky, Alexei ConteButkus, VitorPrati, Laíssa EschilettiSantos, Nair Iracema Silveira dos2011-05-14T06:00:42Z20070104-8023http://hdl.handle.net/10183/28994000645439O presente trabalho surgiu de um projeto de integração das disciplinas de Psicologia Escolar I e Psicologia Social II, desenvolvido na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) no ano de 2004. Conceitos teóricos da Psicologia Social teceram uma rede integrada com a realidade de uma escola municipal de Porto Alegre, por meio de olhares criativos de quem pela primeira vez observava o campo com o referencial teórico da psicologia pós-moderna. Abordando conceitos como instituição, dobra, enunciação e marcas, olhares desafiadores foram se constituindo. O campo da escola surge como ponto de partida para questionar e ampliar a área de atuação da Psicologia Social e da análise institucional.The present work originated from a project of integration of the School Psychology I and Social Psychology II disciplines, developed at the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) in the year 2004. Theoretical concepts from the Social Psychology discipline were integrated with the context of a public school from the city of Porto Alegre (RS, Brazil), through the creative eyes of someone observing the field with the post-modern psychology theoretical reference for the first time. Approaching concepts such as institution, bend, enunciation and marks, new viewpoints were formed. The school comes as a starting point to question and broaden the area of Social Psychology and of institutional analysis.application/pdfporRevista do Departamento de Psicologia UFF. Niterói, RJ. Vol. 19, n. 1 (jan./jun. 2007), p.155-167.Psicologia escolarAnálise institucionalRelações sociaisSocial psychologyIstitutional analysisPractical and theoretical integrationEscola como zona de passageminfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000645439.pdf.txt000645439.pdf.txtExtracted Texttext/plain38839http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28994/2/000645439.pdf.txt543a8e61adfcd84062fab854c87363cdMD52ORIGINAL000645439.pdf000645439.pdfTexto completoapplication/pdf536828http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28994/1/000645439.pdf10dac3b28f4f688f424ccb7595f46181MD51THUMBNAIL000645439.pdf.jpg000645439.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1559http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28994/3/000645439.pdf.jpg023b599b4c677c9cf90594758a26cd26MD5310183/289942018-10-08 08:35:33.915oai:www.lume.ufrgs.br:10183/28994Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T11:35:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Escola como zona de passagem
title Escola como zona de passagem
spellingShingle Escola como zona de passagem
Indursky, Alexei Conte
Psicologia escolar
Análise institucional
Relações sociais
Social psychology
Istitutional analysis
Practical and theoretical integration
title_short Escola como zona de passagem
title_full Escola como zona de passagem
title_fullStr Escola como zona de passagem
title_full_unstemmed Escola como zona de passagem
title_sort Escola como zona de passagem
author Indursky, Alexei Conte
author_facet Indursky, Alexei Conte
Butkus, Vitor
Prati, Laíssa Eschiletti
Santos, Nair Iracema Silveira dos
author_role author
author2 Butkus, Vitor
Prati, Laíssa Eschiletti
Santos, Nair Iracema Silveira dos
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Indursky, Alexei Conte
Butkus, Vitor
Prati, Laíssa Eschiletti
Santos, Nair Iracema Silveira dos
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia escolar
Análise institucional
Relações sociais
topic Psicologia escolar
Análise institucional
Relações sociais
Social psychology
Istitutional analysis
Practical and theoretical integration
dc.subject.eng.fl_str_mv Social psychology
Istitutional analysis
Practical and theoretical integration
description O presente trabalho surgiu de um projeto de integração das disciplinas de Psicologia Escolar I e Psicologia Social II, desenvolvido na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) no ano de 2004. Conceitos teóricos da Psicologia Social teceram uma rede integrada com a realidade de uma escola municipal de Porto Alegre, por meio de olhares criativos de quem pela primeira vez observava o campo com o referencial teórico da psicologia pós-moderna. Abordando conceitos como instituição, dobra, enunciação e marcas, olhares desafiadores foram se constituindo. O campo da escola surge como ponto de partida para questionar e ampliar a área de atuação da Psicologia Social e da análise institucional.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-05-14T06:00:42Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/28994
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0104-8023
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000645439
identifier_str_mv 0104-8023
000645439
url http://hdl.handle.net/10183/28994
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista do Departamento de Psicologia UFF. Niterói, RJ. Vol. 19, n. 1 (jan./jun. 2007), p.155-167.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28994/2/000645439.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28994/1/000645439.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28994/3/000645439.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 543a8e61adfcd84062fab854c87363cd
10dac3b28f4f688f424ccb7595f46181
023b599b4c677c9cf90594758a26cd26
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224726393126912