Escola como zona de passagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/28994 |
Resumo: | O presente trabalho surgiu de um projeto de integração das disciplinas de Psicologia Escolar I e Psicologia Social II, desenvolvido na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) no ano de 2004. Conceitos teóricos da Psicologia Social teceram uma rede integrada com a realidade de uma escola municipal de Porto Alegre, por meio de olhares criativos de quem pela primeira vez observava o campo com o referencial teórico da psicologia pós-moderna. Abordando conceitos como instituição, dobra, enunciação e marcas, olhares desafiadores foram se constituindo. O campo da escola surge como ponto de partida para questionar e ampliar a área de atuação da Psicologia Social e da análise institucional. |
id |
UFRGS-2_80a7c33b6b97f392c9d082d0a43ebecc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/28994 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Indursky, Alexei ConteButkus, VitorPrati, Laíssa EschilettiSantos, Nair Iracema Silveira dos2011-05-14T06:00:42Z20070104-8023http://hdl.handle.net/10183/28994000645439O presente trabalho surgiu de um projeto de integração das disciplinas de Psicologia Escolar I e Psicologia Social II, desenvolvido na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) no ano de 2004. Conceitos teóricos da Psicologia Social teceram uma rede integrada com a realidade de uma escola municipal de Porto Alegre, por meio de olhares criativos de quem pela primeira vez observava o campo com o referencial teórico da psicologia pós-moderna. Abordando conceitos como instituição, dobra, enunciação e marcas, olhares desafiadores foram se constituindo. O campo da escola surge como ponto de partida para questionar e ampliar a área de atuação da Psicologia Social e da análise institucional.The present work originated from a project of integration of the School Psychology I and Social Psychology II disciplines, developed at the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) in the year 2004. Theoretical concepts from the Social Psychology discipline were integrated with the context of a public school from the city of Porto Alegre (RS, Brazil), through the creative eyes of someone observing the field with the post-modern psychology theoretical reference for the first time. Approaching concepts such as institution, bend, enunciation and marks, new viewpoints were formed. The school comes as a starting point to question and broaden the area of Social Psychology and of institutional analysis.application/pdfporRevista do Departamento de Psicologia UFF. Niterói, RJ. Vol. 19, n. 1 (jan./jun. 2007), p.155-167.Psicologia escolarAnálise institucionalRelações sociaisSocial psychologyIstitutional analysisPractical and theoretical integrationEscola como zona de passageminfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000645439.pdf.txt000645439.pdf.txtExtracted Texttext/plain38839http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28994/2/000645439.pdf.txt543a8e61adfcd84062fab854c87363cdMD52ORIGINAL000645439.pdf000645439.pdfTexto completoapplication/pdf536828http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28994/1/000645439.pdf10dac3b28f4f688f424ccb7595f46181MD51THUMBNAIL000645439.pdf.jpg000645439.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1559http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28994/3/000645439.pdf.jpg023b599b4c677c9cf90594758a26cd26MD5310183/289942018-10-08 08:35:33.915oai:www.lume.ufrgs.br:10183/28994Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T11:35:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Escola como zona de passagem |
title |
Escola como zona de passagem |
spellingShingle |
Escola como zona de passagem Indursky, Alexei Conte Psicologia escolar Análise institucional Relações sociais Social psychology Istitutional analysis Practical and theoretical integration |
title_short |
Escola como zona de passagem |
title_full |
Escola como zona de passagem |
title_fullStr |
Escola como zona de passagem |
title_full_unstemmed |
Escola como zona de passagem |
title_sort |
Escola como zona de passagem |
author |
Indursky, Alexei Conte |
author_facet |
Indursky, Alexei Conte Butkus, Vitor Prati, Laíssa Eschiletti Santos, Nair Iracema Silveira dos |
author_role |
author |
author2 |
Butkus, Vitor Prati, Laíssa Eschiletti Santos, Nair Iracema Silveira dos |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Indursky, Alexei Conte Butkus, Vitor Prati, Laíssa Eschiletti Santos, Nair Iracema Silveira dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia escolar Análise institucional Relações sociais |
topic |
Psicologia escolar Análise institucional Relações sociais Social psychology Istitutional analysis Practical and theoretical integration |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Social psychology Istitutional analysis Practical and theoretical integration |
description |
O presente trabalho surgiu de um projeto de integração das disciplinas de Psicologia Escolar I e Psicologia Social II, desenvolvido na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) no ano de 2004. Conceitos teóricos da Psicologia Social teceram uma rede integrada com a realidade de uma escola municipal de Porto Alegre, por meio de olhares criativos de quem pela primeira vez observava o campo com o referencial teórico da psicologia pós-moderna. Abordando conceitos como instituição, dobra, enunciação e marcas, olhares desafiadores foram se constituindo. O campo da escola surge como ponto de partida para questionar e ampliar a área de atuação da Psicologia Social e da análise institucional. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-05-14T06:00:42Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/28994 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0104-8023 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000645439 |
identifier_str_mv |
0104-8023 000645439 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/28994 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista do Departamento de Psicologia UFF. Niterói, RJ. Vol. 19, n. 1 (jan./jun. 2007), p.155-167. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28994/2/000645439.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28994/1/000645439.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28994/3/000645439.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
543a8e61adfcd84062fab854c87363cd 10dac3b28f4f688f424ccb7595f46181 023b599b4c677c9cf90594758a26cd26 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224726393126912 |