Educação física e ensino remoto: uma revisão bibliográfica sobre os impactos da pandemia de Covid-19 na educação física escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Laura da
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Bossle, Fabiano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/255540
Resumo: Este artigo de revisão teve como objetivo analisar os desdobramentos da Educação Física escolar a partir do Ensino Remoto, apoiado em publicações feitas em periódicos nacionais sobre a temática. Foram encontrados e analisados 15 artigos tratando do tema, destes, 11 trataram sob o ponto de vista dos professores. Identificamos que a falta de acesso às tecnologias por parte dos alunos e as dificuldades no manejo das mesmas pelos professores foram questões recorrentes nos achados. Outro ponto relevante foi a maneira como professores adaptaram a Educação Física escolar aos diferentes formatos para se manter durante o Ensino Remoto, de maneira mais conceitual ou procedimental.
id UFRGS-2_80acf779cfcba371498653a376ce64f0
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255540
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Laura daBossle, Fabiano2023-03-10T03:26:48Z20211809-3108http://hdl.handle.net/10183/255540001147875Este artigo de revisão teve como objetivo analisar os desdobramentos da Educação Física escolar a partir do Ensino Remoto, apoiado em publicações feitas em periódicos nacionais sobre a temática. Foram encontrados e analisados 15 artigos tratando do tema, destes, 11 trataram sob o ponto de vista dos professores. Identificamos que a falta de acesso às tecnologias por parte dos alunos e as dificuldades no manejo das mesmas pelos professores foram questões recorrentes nos achados. Outro ponto relevante foi a maneira como professores adaptaram a Educação Física escolar aos diferentes formatos para se manter durante o Ensino Remoto, de maneira mais conceitual ou procedimental.This review article aimed to analyze the developments of school Physical Education from Remote Learning, supported by publications in national journals on the subject. Fifteen articles dealing with the theme were found and analyzed; of these, 11 dealt withit from the teachers' point of view. We identified that the lack of access to technologies by students and the difficulties in using them by teachers were recurrent issues in the findings. Another relevant point was the way teachers adapted school Physical Education to the different formats to be maintained during Remote Learning, in a more conceptual or procedural way.Este artículo de revisión tuvo como objetivo analizar los desarrollos de la Educación Física escolar a partir de la Enseñanza Remota, apoyado en publicaciones en revistas nacionales sobre el tema. Se encontraron y analizaron 15 artículos que trataban el tema, de los cuales 11 lo trataban desde el punto de vista de los profesores. Hemos detectado que la falta de acceso a las tecnologías por parte de los alumnos y las dificultades en el manejo de las mismas por parte de los profesores eran temas recurrentes en los resultados. Otro punto relevante fue la forma en que los profesores adaptaron la Educación Física escolar a los diferentes formatos a mantener durante la Enseñanza Remota, deforma más conceptual o procedimental.application/pdfporRevista Didática Sistêmica. Rio Grande, RS. Vol. 23, n.2 (2021), p. 63-72Educação física escolarEducação a distânciaPandemia de COVID-19 (2020-)Physical EducationRemote LearningEducación físicaEnseñanza RemotaEducação física e ensino remoto: uma revisão bibliográfica sobre os impactos da pandemia de Covid-19 na educação física escolarPhysical education and remote education: a literature review on the impacts of the Covid-19 pandemic on school physical educationLa educación física y la enseñanza remota: una revisión de la literatura sobre los impactos de la pandemia de Covid-19 en la educación física escolarinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001147875.pdf.txt001147875.pdf.txtExtracted Texttext/plain28592http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255540/2/001147875.pdf.txt6fe319c524fc35ce09d4078df7b43bacMD52ORIGINAL001147875.pdfTexto completoapplication/pdf299922http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255540/1/001147875.pdfc48ff14c97863331c5d59f608927f6caMD5110183/2555402023-03-11 03:30:43.09818oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255540Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-11T06:30:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação física e ensino remoto: uma revisão bibliográfica sobre os impactos da pandemia de Covid-19 na educação física escolar
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Physical education and remote education: a literature review on the impacts of the Covid-19 pandemic on school physical education
dc.title.alternative.es.fl_str_mv La educación física y la enseñanza remota: una revisión de la literatura sobre los impactos de la pandemia de Covid-19 en la educación física escolar
title Educação física e ensino remoto: uma revisão bibliográfica sobre os impactos da pandemia de Covid-19 na educação física escolar
spellingShingle Educação física e ensino remoto: uma revisão bibliográfica sobre os impactos da pandemia de Covid-19 na educação física escolar
Silva, Laura da
Educação física escolar
Educação a distância
Pandemia de COVID-19 (2020-)
Physical Education
Remote Learning
Educación física
Enseñanza Remota
title_short Educação física e ensino remoto: uma revisão bibliográfica sobre os impactos da pandemia de Covid-19 na educação física escolar
title_full Educação física e ensino remoto: uma revisão bibliográfica sobre os impactos da pandemia de Covid-19 na educação física escolar
title_fullStr Educação física e ensino remoto: uma revisão bibliográfica sobre os impactos da pandemia de Covid-19 na educação física escolar
title_full_unstemmed Educação física e ensino remoto: uma revisão bibliográfica sobre os impactos da pandemia de Covid-19 na educação física escolar
title_sort Educação física e ensino remoto: uma revisão bibliográfica sobre os impactos da pandemia de Covid-19 na educação física escolar
author Silva, Laura da
author_facet Silva, Laura da
Bossle, Fabiano
author_role author
author2 Bossle, Fabiano
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Laura da
Bossle, Fabiano
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física escolar
Educação a distância
Pandemia de COVID-19 (2020-)
topic Educação física escolar
Educação a distância
Pandemia de COVID-19 (2020-)
Physical Education
Remote Learning
Educación física
Enseñanza Remota
dc.subject.eng.fl_str_mv Physical Education
Remote Learning
dc.subject.spa.fl_str_mv Educación física
Enseñanza Remota
description Este artigo de revisão teve como objetivo analisar os desdobramentos da Educação Física escolar a partir do Ensino Remoto, apoiado em publicações feitas em periódicos nacionais sobre a temática. Foram encontrados e analisados 15 artigos tratando do tema, destes, 11 trataram sob o ponto de vista dos professores. Identificamos que a falta de acesso às tecnologias por parte dos alunos e as dificuldades no manejo das mesmas pelos professores foram questões recorrentes nos achados. Outro ponto relevante foi a maneira como professores adaptaram a Educação Física escolar aos diferentes formatos para se manter durante o Ensino Remoto, de maneira mais conceitual ou procedimental.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-03-10T03:26:48Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/255540
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1809-3108
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001147875
identifier_str_mv 1809-3108
001147875
url http://hdl.handle.net/10183/255540
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica. Rio Grande, RS. Vol. 23, n.2 (2021), p. 63-72
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255540/2/001147875.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255540/1/001147875.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6fe319c524fc35ce09d4078df7b43bac
c48ff14c97863331c5d59f608927f6ca
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225082645774336