Educação física e ensino remoto: uma revisão bibliográfica sobre os impactos da pandemia de Covid-19 na educação física escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/255540 |
Resumo: | Este artigo de revisão teve como objetivo analisar os desdobramentos da Educação Física escolar a partir do Ensino Remoto, apoiado em publicações feitas em periódicos nacionais sobre a temática. Foram encontrados e analisados 15 artigos tratando do tema, destes, 11 trataram sob o ponto de vista dos professores. Identificamos que a falta de acesso às tecnologias por parte dos alunos e as dificuldades no manejo das mesmas pelos professores foram questões recorrentes nos achados. Outro ponto relevante foi a maneira como professores adaptaram a Educação Física escolar aos diferentes formatos para se manter durante o Ensino Remoto, de maneira mais conceitual ou procedimental. |
id |
UFRGS-2_80acf779cfcba371498653a376ce64f0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255540 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Laura daBossle, Fabiano2023-03-10T03:26:48Z20211809-3108http://hdl.handle.net/10183/255540001147875Este artigo de revisão teve como objetivo analisar os desdobramentos da Educação Física escolar a partir do Ensino Remoto, apoiado em publicações feitas em periódicos nacionais sobre a temática. Foram encontrados e analisados 15 artigos tratando do tema, destes, 11 trataram sob o ponto de vista dos professores. Identificamos que a falta de acesso às tecnologias por parte dos alunos e as dificuldades no manejo das mesmas pelos professores foram questões recorrentes nos achados. Outro ponto relevante foi a maneira como professores adaptaram a Educação Física escolar aos diferentes formatos para se manter durante o Ensino Remoto, de maneira mais conceitual ou procedimental.This review article aimed to analyze the developments of school Physical Education from Remote Learning, supported by publications in national journals on the subject. Fifteen articles dealing with the theme were found and analyzed; of these, 11 dealt withit from the teachers' point of view. We identified that the lack of access to technologies by students and the difficulties in using them by teachers were recurrent issues in the findings. Another relevant point was the way teachers adapted school Physical Education to the different formats to be maintained during Remote Learning, in a more conceptual or procedural way.Este artículo de revisión tuvo como objetivo analizar los desarrollos de la Educación Física escolar a partir de la Enseñanza Remota, apoyado en publicaciones en revistas nacionales sobre el tema. Se encontraron y analizaron 15 artículos que trataban el tema, de los cuales 11 lo trataban desde el punto de vista de los profesores. Hemos detectado que la falta de acceso a las tecnologías por parte de los alumnos y las dificultades en el manejo de las mismas por parte de los profesores eran temas recurrentes en los resultados. Otro punto relevante fue la forma en que los profesores adaptaron la Educación Física escolar a los diferentes formatos a mantener durante la Enseñanza Remota, deforma más conceptual o procedimental.application/pdfporRevista Didática Sistêmica. Rio Grande, RS. Vol. 23, n.2 (2021), p. 63-72Educação física escolarEducação a distânciaPandemia de COVID-19 (2020-)Physical EducationRemote LearningEducación físicaEnseñanza RemotaEducação física e ensino remoto: uma revisão bibliográfica sobre os impactos da pandemia de Covid-19 na educação física escolarPhysical education and remote education: a literature review on the impacts of the Covid-19 pandemic on school physical educationLa educación física y la enseñanza remota: una revisión de la literatura sobre los impactos de la pandemia de Covid-19 en la educación física escolarinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001147875.pdf.txt001147875.pdf.txtExtracted Texttext/plain28592http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255540/2/001147875.pdf.txt6fe319c524fc35ce09d4078df7b43bacMD52ORIGINAL001147875.pdfTexto completoapplication/pdf299922http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255540/1/001147875.pdfc48ff14c97863331c5d59f608927f6caMD5110183/2555402023-03-11 03:30:43.09818oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255540Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-11T06:30:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Educação física e ensino remoto: uma revisão bibliográfica sobre os impactos da pandemia de Covid-19 na educação física escolar |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Physical education and remote education: a literature review on the impacts of the Covid-19 pandemic on school physical education |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
La educación física y la enseñanza remota: una revisión de la literatura sobre los impactos de la pandemia de Covid-19 en la educación física escolar |
title |
Educação física e ensino remoto: uma revisão bibliográfica sobre os impactos da pandemia de Covid-19 na educação física escolar |
spellingShingle |
Educação física e ensino remoto: uma revisão bibliográfica sobre os impactos da pandemia de Covid-19 na educação física escolar Silva, Laura da Educação física escolar Educação a distância Pandemia de COVID-19 (2020-) Physical Education Remote Learning Educación física Enseñanza Remota |
title_short |
Educação física e ensino remoto: uma revisão bibliográfica sobre os impactos da pandemia de Covid-19 na educação física escolar |
title_full |
Educação física e ensino remoto: uma revisão bibliográfica sobre os impactos da pandemia de Covid-19 na educação física escolar |
title_fullStr |
Educação física e ensino remoto: uma revisão bibliográfica sobre os impactos da pandemia de Covid-19 na educação física escolar |
title_full_unstemmed |
Educação física e ensino remoto: uma revisão bibliográfica sobre os impactos da pandemia de Covid-19 na educação física escolar |
title_sort |
Educação física e ensino remoto: uma revisão bibliográfica sobre os impactos da pandemia de Covid-19 na educação física escolar |
author |
Silva, Laura da |
author_facet |
Silva, Laura da Bossle, Fabiano |
author_role |
author |
author2 |
Bossle, Fabiano |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Laura da Bossle, Fabiano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física escolar Educação a distância Pandemia de COVID-19 (2020-) |
topic |
Educação física escolar Educação a distância Pandemia de COVID-19 (2020-) Physical Education Remote Learning Educación física Enseñanza Remota |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Physical Education Remote Learning |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Educación física Enseñanza Remota |
description |
Este artigo de revisão teve como objetivo analisar os desdobramentos da Educação Física escolar a partir do Ensino Remoto, apoiado em publicações feitas em periódicos nacionais sobre a temática. Foram encontrados e analisados 15 artigos tratando do tema, destes, 11 trataram sob o ponto de vista dos professores. Identificamos que a falta de acesso às tecnologias por parte dos alunos e as dificuldades no manejo das mesmas pelos professores foram questões recorrentes nos achados. Outro ponto relevante foi a maneira como professores adaptaram a Educação Física escolar aos diferentes formatos para se manter durante o Ensino Remoto, de maneira mais conceitual ou procedimental. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-03-10T03:26:48Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/255540 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1809-3108 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001147875 |
identifier_str_mv |
1809-3108 001147875 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/255540 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica. Rio Grande, RS. Vol. 23, n.2 (2021), p. 63-72 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255540/2/001147875.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255540/1/001147875.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6fe319c524fc35ce09d4078df7b43bac c48ff14c97863331c5d59f608927f6ca |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225082645774336 |