A leitura e a escrita literária no ensino de português como língua adicional : uma proposta de sequência didática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Fabiana Viamonte da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/235349
Resumo: Este trabalho tem por objetivo propor um curso de leitura e escrita literária para o ensino de Português como Língua Adicional (PLA) com foco na leitura de textos de autoria feminina. O curso propõe o uso de textos da literatura brasileira no ensino de línguas adicionais a fim de promover o desenvolvimento da habilidade leitora, da produção oral e da escrita criativa dos estudantes a partir do contato com a língua em uso, proporcionando, desse modo, a sua inserção no meio cultural e social da língua que estão aprendendo. Com base nos estudos de Fornari (2006), Takahashi (2008) e Cosson (2006), o estudo discute como o trabalho com textos literários pode contribuir para o ensino de línguas adicionais, bem como, sobre o importante papel do professor na escolha dos textos para o desenvolvimento de atividades de leitura e escrita. À vista de contribuir com essa discussão e com a atualização de propostas de ensino com textos literários, o estudo apresenta uma sequência didática, em que se busca apresentar e explorar obras contemporâneas e atuais, proporcionando, através dos temas e das histórias apresentadas, a identificação dos alunos com os textos em estudo. A partir da análise das atividades da sequência didática, observamos como a literatura pode ser explorada no ensino de línguas adicionais, apresentando uma maneira não apenas do estudante compreender a língua em estudo, mas também, apropriar-se dela de forma mais humana e artística.
id UFRGS-2_9e108dd16f0c9b3d05dcd8d9f2a23272
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/235349
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Fabiana Viamonte daKunrath, Simone Paula2022-02-19T04:41:27Z2021http://hdl.handle.net/10183/235349001137131Este trabalho tem por objetivo propor um curso de leitura e escrita literária para o ensino de Português como Língua Adicional (PLA) com foco na leitura de textos de autoria feminina. O curso propõe o uso de textos da literatura brasileira no ensino de línguas adicionais a fim de promover o desenvolvimento da habilidade leitora, da produção oral e da escrita criativa dos estudantes a partir do contato com a língua em uso, proporcionando, desse modo, a sua inserção no meio cultural e social da língua que estão aprendendo. Com base nos estudos de Fornari (2006), Takahashi (2008) e Cosson (2006), o estudo discute como o trabalho com textos literários pode contribuir para o ensino de línguas adicionais, bem como, sobre o importante papel do professor na escolha dos textos para o desenvolvimento de atividades de leitura e escrita. À vista de contribuir com essa discussão e com a atualização de propostas de ensino com textos literários, o estudo apresenta uma sequência didática, em que se busca apresentar e explorar obras contemporâneas e atuais, proporcionando, através dos temas e das histórias apresentadas, a identificação dos alunos com os textos em estudo. A partir da análise das atividades da sequência didática, observamos como a literatura pode ser explorada no ensino de línguas adicionais, apresentando uma maneira não apenas do estudante compreender a língua em estudo, mas também, apropriar-se dela de forma mais humana e artística.This work aims to propose a reading and writing course for teaching Portuguese as an Additional Language (PLA) with a focus on reading texts written by women. The course proposes the use of texts from Brazilian literature in the teaching of additional languages in order to promote the development of reading skills, oral production and creative writing of students from contact with the language in use, providing, in this way, their insertion in the cultural and social environment of the language they are learning. Based on studies by Fornari (2006), Takahashi (2008) and Cosson (2006), the study discusses how working with literary texts can contribute to the teaching of additional languages, as well as the important role of the teacher in the choice of texts for the development of reading and writing activities. In order to contribute to this discussion and to update teaching proposals with literary texts, the study presents a didactic sequence, composed of texts by female-authored texts, which sought to present and explore contemporary and current works, providing, through the themes exposed, the identification of students with the texts under study. From the analysis of the activities of the didactic sequence, we reflected on how literature can be explored in the teaching of additional languages, presenting a way not only for the student to understand the language under study, but also to appropriate it in a more human and artistic way.application/pdfporTexto literárioLíngua adicionalEscrita literáriaEscritorasEnsino de língua portuguesaLiterary textAdditional languagesReadingLiterary writingFemale authorshipA leitura e a escrita literária no ensino de português como língua adicional : uma proposta de sequência didáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2021Letras: Português e Literatura Portuguesa: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001137131.pdf.txt001137131.pdf.txtExtracted Texttext/plain141031http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235349/2/001137131.pdf.txtc381ff2aed810684dc80c51f390dca3cMD52ORIGINAL001137131.pdfTexto completoapplication/pdf1259039http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235349/1/001137131.pdf98b184cf3c55afa464433387d6fa1909MD5110183/2353492022-08-06 04:43:11.99417oai:www.lume.ufrgs.br:10183/235349Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:43:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A leitura e a escrita literária no ensino de português como língua adicional : uma proposta de sequência didática
title A leitura e a escrita literária no ensino de português como língua adicional : uma proposta de sequência didática
spellingShingle A leitura e a escrita literária no ensino de português como língua adicional : uma proposta de sequência didática
Silva, Fabiana Viamonte da
Texto literário
Língua adicional
Escrita literária
Escritoras
Ensino de língua portuguesa
Literary text
Additional languages
Reading
Literary writing
Female authorship
title_short A leitura e a escrita literária no ensino de português como língua adicional : uma proposta de sequência didática
title_full A leitura e a escrita literária no ensino de português como língua adicional : uma proposta de sequência didática
title_fullStr A leitura e a escrita literária no ensino de português como língua adicional : uma proposta de sequência didática
title_full_unstemmed A leitura e a escrita literária no ensino de português como língua adicional : uma proposta de sequência didática
title_sort A leitura e a escrita literária no ensino de português como língua adicional : uma proposta de sequência didática
author Silva, Fabiana Viamonte da
author_facet Silva, Fabiana Viamonte da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Fabiana Viamonte da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Kunrath, Simone Paula
contributor_str_mv Kunrath, Simone Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Texto literário
Língua adicional
Escrita literária
Escritoras
Ensino de língua portuguesa
topic Texto literário
Língua adicional
Escrita literária
Escritoras
Ensino de língua portuguesa
Literary text
Additional languages
Reading
Literary writing
Female authorship
dc.subject.eng.fl_str_mv Literary text
Additional languages
Reading
Literary writing
Female authorship
description Este trabalho tem por objetivo propor um curso de leitura e escrita literária para o ensino de Português como Língua Adicional (PLA) com foco na leitura de textos de autoria feminina. O curso propõe o uso de textos da literatura brasileira no ensino de línguas adicionais a fim de promover o desenvolvimento da habilidade leitora, da produção oral e da escrita criativa dos estudantes a partir do contato com a língua em uso, proporcionando, desse modo, a sua inserção no meio cultural e social da língua que estão aprendendo. Com base nos estudos de Fornari (2006), Takahashi (2008) e Cosson (2006), o estudo discute como o trabalho com textos literários pode contribuir para o ensino de línguas adicionais, bem como, sobre o importante papel do professor na escolha dos textos para o desenvolvimento de atividades de leitura e escrita. À vista de contribuir com essa discussão e com a atualização de propostas de ensino com textos literários, o estudo apresenta uma sequência didática, em que se busca apresentar e explorar obras contemporâneas e atuais, proporcionando, através dos temas e das histórias apresentadas, a identificação dos alunos com os textos em estudo. A partir da análise das atividades da sequência didática, observamos como a literatura pode ser explorada no ensino de línguas adicionais, apresentando uma maneira não apenas do estudante compreender a língua em estudo, mas também, apropriar-se dela de forma mais humana e artística.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-19T04:41:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/235349
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001137131
url http://hdl.handle.net/10183/235349
identifier_str_mv 001137131
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235349/2/001137131.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235349/1/001137131.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c381ff2aed810684dc80c51f390dca3c
98b184cf3c55afa464433387d6fa1909
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224621328957440