Educação e capital humano : uma análise para a economia brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu, Nathália Gonçalves de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/167278
Resumo: Segundo a Teoria do Capital Humano, investimentos em educação aprimoram as habilidades dos indivíduos, implicando um aumento de produtividade no trabalho, o que faz o “fator humano” ser considerado, também, uma forma de capital. Sendo assim, o capital humano foi incluído como variável explicativa nos modelos de crescimento econômico, tal como exposto nos modelos de Mankiw, Romer e Weil (1992) e Romer (1990), por exemplo. Estudos mais recentes atentam para a importância de se investir no ensino regular, afirmando que a taxa de retorno é maior para aqueles indivíduos que desenvolvem suas capacidades durante a infância. Neste sentido, levanta-se um debate na sociedade sobre os aspectos quantitativos e, principalmente, qualitativos da educação. No caso brasileiro, os dados disponíveis mostram que o investimento em educação vem aumentando com o passar dos anos, embora as notas médias dos alunos fiquem abaixo se comparadas a outros países da América Latina, evidenciando problemas de gestão e de qualidade do sistema educacional. Este trabalho explora alguns modelos empíricos que relacionam qualidade da educação e crescimento econômico.
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