Ensino de física para jovens e adultos : uma experiência didática no ensino de eletromagnetismo e energia mecância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hoernig, André Felipe
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/174125
Resumo: O presente trabalho consiste no relato de uma experiência didática desenvolvida a partir da disciplina Estágio de Docência em Física, oferecida pelo instituto de Física da UFRGS. Foram observadas 16 horas-aula seguidas de 14 horas-aula de regência, realizadas no Colégio de Aplicação da UFRGS durante o segundo semestre do ano de 2017. As turmas de observação eram as três turmas de ensino médio noturno na modalidade de Ensino de Jovens e Adultos, com docência em duas dessas turmas, no segundo ano e terceiro ano. Os conteúdos de docência foram energia mecânica para o segundo ano e eletromagnetismo para o terceiro ano. A base teórica esteve fundamentada na teoria sociocultural de Vygotsky em associação com a perspectiva CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade) para educação científica. Para enriquecer o processo de ensino, a teoria epistemológica de Thomas Kuhn foi tomada em conta durante o planejamento didático. É importante ressaltar que, embora sendo teorias de aprendizagem distintas, em alguns momentos utilizou-se a teoria de Ausubel, pois em dados momentos acreditou-se ser mais conveniente a utilização desta para enriquecimento das aulas. Com essas ferramentas, buscou-se fugir do que alguns autores chamam de modismo do assim chamado ensino do cotidiano, puramente enciclopédico e que favorece a cultura de almanaque, buscando, ao invés disso, trazer um ensino mais crítico, utilizando experiências que favoreçam o desenvolvimento social e argumentativo dos estudantes.
id UFRGS-2_815660d9d229e539ada86df880a8f04e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174125
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Hoernig, André FelipeCavalcanti, Claudio Jose de Holanda2018-03-30T02:31:54Z2017http://hdl.handle.net/10183/174125001060990O presente trabalho consiste no relato de uma experiência didática desenvolvida a partir da disciplina Estágio de Docência em Física, oferecida pelo instituto de Física da UFRGS. Foram observadas 16 horas-aula seguidas de 14 horas-aula de regência, realizadas no Colégio de Aplicação da UFRGS durante o segundo semestre do ano de 2017. As turmas de observação eram as três turmas de ensino médio noturno na modalidade de Ensino de Jovens e Adultos, com docência em duas dessas turmas, no segundo ano e terceiro ano. Os conteúdos de docência foram energia mecânica para o segundo ano e eletromagnetismo para o terceiro ano. A base teórica esteve fundamentada na teoria sociocultural de Vygotsky em associação com a perspectiva CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade) para educação científica. Para enriquecer o processo de ensino, a teoria epistemológica de Thomas Kuhn foi tomada em conta durante o planejamento didático. É importante ressaltar que, embora sendo teorias de aprendizagem distintas, em alguns momentos utilizou-se a teoria de Ausubel, pois em dados momentos acreditou-se ser mais conveniente a utilização desta para enriquecimento das aulas. Com essas ferramentas, buscou-se fugir do que alguns autores chamam de modismo do assim chamado ensino do cotidiano, puramente enciclopédico e que favorece a cultura de almanaque, buscando, ao invés disso, trazer um ensino mais crítico, utilizando experiências que favoreçam o desenvolvimento social e argumentativo dos estudantes.The present work consists in the report of a didactic experience developed from the discipline of Teaching Practice in Physics, offered by the Institute of Physics of UFRGS. A total of 16 class hours were followed by 14 hours of regency classes, held at the UFRGS Application College during the second semester of 2017. The observation groups were the three classes of high school teaching for Youth and Adults, with teaching in two of these classes, in the second year and third year. The contents of teaching were mechanical energy for second year and electromagnetism for the third year. The theoretical basis was based on Vygotsky's sociocultural theory in association with the STS (Science-Technology-Society) perspective for scientific education. To enrich the teaching process, the episthemological framework of Thomas Kuhn was taken into account in didactic planning. It is important to note that, although these learning theories are extremely different, the Ausubel theory was used at some moments, because in some classes the use of this learning theory was more convenient. With these tools, we wanted to escape from what some authors call a fad of the so-called everyday teaching, purely encyclopedic and that favors the culture of almanac, seeking, instead, to bring a more critical teaching, using experiences that favor the development of social and argumentative nature of the students.application/pdfporFormação de professoresEJA : Colégio de Aplicação : Universidade Federal do Rio Grande do SulEnsino de físicaEletromagnetismoEpistemologiaPhysics TeachingElectromagnetismEnergySTSEpistemologyEnsino de física para jovens e adultos : uma experiência didática no ensino de eletromagnetismo e energia mecânciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de FísicaPorto Alegre, BR-RS2017Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001060990.pdf001060990.pdfTexto completoapplication/pdf4863285http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174125/1/001060990.pdf1c7a087bb5af8481901d16c070790806MD51TEXT001060990.pdf.txt001060990.pdf.txtExtracted Texttext/plain110755http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174125/2/001060990.pdf.txt64cb55fd1ce3f14d9b3dbdbf6e493124MD52THUMBNAIL001060990.pdf.jpg001060990.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1156http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174125/3/001060990.pdf.jpg482c039be1bd870053d3bb850d3c4191MD5310183/1741252022-06-15 04:49:10.571873oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174125Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-06-15T07:49:10Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensino de física para jovens e adultos : uma experiência didática no ensino de eletromagnetismo e energia mecância
title Ensino de física para jovens e adultos : uma experiência didática no ensino de eletromagnetismo e energia mecância
spellingShingle Ensino de física para jovens e adultos : uma experiência didática no ensino de eletromagnetismo e energia mecância
Hoernig, André Felipe
Formação de professores
EJA : Colégio de Aplicação : Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Ensino de física
Eletromagnetismo
Epistemologia
Physics Teaching
Electromagnetism
Energy
STS
Epistemology
title_short Ensino de física para jovens e adultos : uma experiência didática no ensino de eletromagnetismo e energia mecância
title_full Ensino de física para jovens e adultos : uma experiência didática no ensino de eletromagnetismo e energia mecância
title_fullStr Ensino de física para jovens e adultos : uma experiência didática no ensino de eletromagnetismo e energia mecância
title_full_unstemmed Ensino de física para jovens e adultos : uma experiência didática no ensino de eletromagnetismo e energia mecância
title_sort Ensino de física para jovens e adultos : uma experiência didática no ensino de eletromagnetismo e energia mecância
author Hoernig, André Felipe
author_facet Hoernig, André Felipe
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hoernig, André Felipe
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda
contributor_str_mv Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
EJA : Colégio de Aplicação : Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Ensino de física
Eletromagnetismo
Epistemologia
topic Formação de professores
EJA : Colégio de Aplicação : Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Ensino de física
Eletromagnetismo
Epistemologia
Physics Teaching
Electromagnetism
Energy
STS
Epistemology
dc.subject.eng.fl_str_mv Physics Teaching
Electromagnetism
Energy
STS
Epistemology
description O presente trabalho consiste no relato de uma experiência didática desenvolvida a partir da disciplina Estágio de Docência em Física, oferecida pelo instituto de Física da UFRGS. Foram observadas 16 horas-aula seguidas de 14 horas-aula de regência, realizadas no Colégio de Aplicação da UFRGS durante o segundo semestre do ano de 2017. As turmas de observação eram as três turmas de ensino médio noturno na modalidade de Ensino de Jovens e Adultos, com docência em duas dessas turmas, no segundo ano e terceiro ano. Os conteúdos de docência foram energia mecânica para o segundo ano e eletromagnetismo para o terceiro ano. A base teórica esteve fundamentada na teoria sociocultural de Vygotsky em associação com a perspectiva CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade) para educação científica. Para enriquecer o processo de ensino, a teoria epistemológica de Thomas Kuhn foi tomada em conta durante o planejamento didático. É importante ressaltar que, embora sendo teorias de aprendizagem distintas, em alguns momentos utilizou-se a teoria de Ausubel, pois em dados momentos acreditou-se ser mais conveniente a utilização desta para enriquecimento das aulas. Com essas ferramentas, buscou-se fugir do que alguns autores chamam de modismo do assim chamado ensino do cotidiano, puramente enciclopédico e que favorece a cultura de almanaque, buscando, ao invés disso, trazer um ensino mais crítico, utilizando experiências que favoreçam o desenvolvimento social e argumentativo dos estudantes.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-03-30T02:31:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/174125
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001060990
url http://hdl.handle.net/10183/174125
identifier_str_mv 001060990
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174125/1/001060990.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174125/2/001060990.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174125/3/001060990.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1c7a087bb5af8481901d16c070790806
64cb55fd1ce3f14d9b3dbdbf6e493124
482c039be1bd870053d3bb850d3c4191
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447211232722944