Ensino de física para jovens e adultos : uma experiência didática no ensino de eletromagnetismo e energia mecância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/174125 |
Resumo: | O presente trabalho consiste no relato de uma experiência didática desenvolvida a partir da disciplina Estágio de Docência em Física, oferecida pelo instituto de Física da UFRGS. Foram observadas 16 horas-aula seguidas de 14 horas-aula de regência, realizadas no Colégio de Aplicação da UFRGS durante o segundo semestre do ano de 2017. As turmas de observação eram as três turmas de ensino médio noturno na modalidade de Ensino de Jovens e Adultos, com docência em duas dessas turmas, no segundo ano e terceiro ano. Os conteúdos de docência foram energia mecânica para o segundo ano e eletromagnetismo para o terceiro ano. A base teórica esteve fundamentada na teoria sociocultural de Vygotsky em associação com a perspectiva CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade) para educação científica. Para enriquecer o processo de ensino, a teoria epistemológica de Thomas Kuhn foi tomada em conta durante o planejamento didático. É importante ressaltar que, embora sendo teorias de aprendizagem distintas, em alguns momentos utilizou-se a teoria de Ausubel, pois em dados momentos acreditou-se ser mais conveniente a utilização desta para enriquecimento das aulas. Com essas ferramentas, buscou-se fugir do que alguns autores chamam de modismo do assim chamado ensino do cotidiano, puramente enciclopédico e que favorece a cultura de almanaque, buscando, ao invés disso, trazer um ensino mais crítico, utilizando experiências que favoreçam o desenvolvimento social e argumentativo dos estudantes. |
id |
UFRGS-2_815660d9d229e539ada86df880a8f04e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174125 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Hoernig, André FelipeCavalcanti, Claudio Jose de Holanda2018-03-30T02:31:54Z2017http://hdl.handle.net/10183/174125001060990O presente trabalho consiste no relato de uma experiência didática desenvolvida a partir da disciplina Estágio de Docência em Física, oferecida pelo instituto de Física da UFRGS. Foram observadas 16 horas-aula seguidas de 14 horas-aula de regência, realizadas no Colégio de Aplicação da UFRGS durante o segundo semestre do ano de 2017. As turmas de observação eram as três turmas de ensino médio noturno na modalidade de Ensino de Jovens e Adultos, com docência em duas dessas turmas, no segundo ano e terceiro ano. Os conteúdos de docência foram energia mecânica para o segundo ano e eletromagnetismo para o terceiro ano. A base teórica esteve fundamentada na teoria sociocultural de Vygotsky em associação com a perspectiva CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade) para educação científica. Para enriquecer o processo de ensino, a teoria epistemológica de Thomas Kuhn foi tomada em conta durante o planejamento didático. É importante ressaltar que, embora sendo teorias de aprendizagem distintas, em alguns momentos utilizou-se a teoria de Ausubel, pois em dados momentos acreditou-se ser mais conveniente a utilização desta para enriquecimento das aulas. Com essas ferramentas, buscou-se fugir do que alguns autores chamam de modismo do assim chamado ensino do cotidiano, puramente enciclopédico e que favorece a cultura de almanaque, buscando, ao invés disso, trazer um ensino mais crítico, utilizando experiências que favoreçam o desenvolvimento social e argumentativo dos estudantes.The present work consists in the report of a didactic experience developed from the discipline of Teaching Practice in Physics, offered by the Institute of Physics of UFRGS. A total of 16 class hours were followed by 14 hours of regency classes, held at the UFRGS Application College during the second semester of 2017. The observation groups were the three classes of high school teaching for Youth and Adults, with teaching in two of these classes, in the second year and third year. The contents of teaching were mechanical energy for second year and electromagnetism for the third year. The theoretical basis was based on Vygotsky's sociocultural theory in association with the STS (Science-Technology-Society) perspective for scientific education. To enrich the teaching process, the episthemological framework of Thomas Kuhn was taken into account in didactic planning. It is important to note that, although these learning theories are extremely different, the Ausubel theory was used at some moments, because in some classes the use of this learning theory was more convenient. With these tools, we wanted to escape from what some authors call a fad of the so-called everyday teaching, purely encyclopedic and that favors the culture of almanac, seeking, instead, to bring a more critical teaching, using experiences that favor the development of social and argumentative nature of the students.application/pdfporFormação de professoresEJA : Colégio de Aplicação : Universidade Federal do Rio Grande do SulEnsino de físicaEletromagnetismoEpistemologiaPhysics TeachingElectromagnetismEnergySTSEpistemologyEnsino de física para jovens e adultos : uma experiência didática no ensino de eletromagnetismo e energia mecânciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de FísicaPorto Alegre, BR-RS2017Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001060990.pdf001060990.pdfTexto completoapplication/pdf4863285http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174125/1/001060990.pdf1c7a087bb5af8481901d16c070790806MD51TEXT001060990.pdf.txt001060990.pdf.txtExtracted Texttext/plain110755http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174125/2/001060990.pdf.txt64cb55fd1ce3f14d9b3dbdbf6e493124MD52THUMBNAIL001060990.pdf.jpg001060990.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1156http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174125/3/001060990.pdf.jpg482c039be1bd870053d3bb850d3c4191MD5310183/1741252022-06-15 04:49:10.571873oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174125Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-06-15T07:49:10Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ensino de física para jovens e adultos : uma experiência didática no ensino de eletromagnetismo e energia mecância |
title |
Ensino de física para jovens e adultos : uma experiência didática no ensino de eletromagnetismo e energia mecância |
spellingShingle |
Ensino de física para jovens e adultos : uma experiência didática no ensino de eletromagnetismo e energia mecância Hoernig, André Felipe Formação de professores EJA : Colégio de Aplicação : Universidade Federal do Rio Grande do Sul Ensino de física Eletromagnetismo Epistemologia Physics Teaching Electromagnetism Energy STS Epistemology |
title_short |
Ensino de física para jovens e adultos : uma experiência didática no ensino de eletromagnetismo e energia mecância |
title_full |
Ensino de física para jovens e adultos : uma experiência didática no ensino de eletromagnetismo e energia mecância |
title_fullStr |
Ensino de física para jovens e adultos : uma experiência didática no ensino de eletromagnetismo e energia mecância |
title_full_unstemmed |
Ensino de física para jovens e adultos : uma experiência didática no ensino de eletromagnetismo e energia mecância |
title_sort |
Ensino de física para jovens e adultos : uma experiência didática no ensino de eletromagnetismo e energia mecância |
author |
Hoernig, André Felipe |
author_facet |
Hoernig, André Felipe |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hoernig, André Felipe |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda |
contributor_str_mv |
Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores EJA : Colégio de Aplicação : Universidade Federal do Rio Grande do Sul Ensino de física Eletromagnetismo Epistemologia |
topic |
Formação de professores EJA : Colégio de Aplicação : Universidade Federal do Rio Grande do Sul Ensino de física Eletromagnetismo Epistemologia Physics Teaching Electromagnetism Energy STS Epistemology |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Physics Teaching Electromagnetism Energy STS Epistemology |
description |
O presente trabalho consiste no relato de uma experiência didática desenvolvida a partir da disciplina Estágio de Docência em Física, oferecida pelo instituto de Física da UFRGS. Foram observadas 16 horas-aula seguidas de 14 horas-aula de regência, realizadas no Colégio de Aplicação da UFRGS durante o segundo semestre do ano de 2017. As turmas de observação eram as três turmas de ensino médio noturno na modalidade de Ensino de Jovens e Adultos, com docência em duas dessas turmas, no segundo ano e terceiro ano. Os conteúdos de docência foram energia mecânica para o segundo ano e eletromagnetismo para o terceiro ano. A base teórica esteve fundamentada na teoria sociocultural de Vygotsky em associação com a perspectiva CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade) para educação científica. Para enriquecer o processo de ensino, a teoria epistemológica de Thomas Kuhn foi tomada em conta durante o planejamento didático. É importante ressaltar que, embora sendo teorias de aprendizagem distintas, em alguns momentos utilizou-se a teoria de Ausubel, pois em dados momentos acreditou-se ser mais conveniente a utilização desta para enriquecimento das aulas. Com essas ferramentas, buscou-se fugir do que alguns autores chamam de modismo do assim chamado ensino do cotidiano, puramente enciclopédico e que favorece a cultura de almanaque, buscando, ao invés disso, trazer um ensino mais crítico, utilizando experiências que favoreçam o desenvolvimento social e argumentativo dos estudantes. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-03-30T02:31:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/174125 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001060990 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/174125 |
identifier_str_mv |
001060990 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174125/1/001060990.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174125/2/001060990.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174125/3/001060990.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1c7a087bb5af8481901d16c070790806 64cb55fd1ce3f14d9b3dbdbf6e493124 482c039be1bd870053d3bb850d3c4191 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447211232722944 |