A globalização do futebol : uma análise do impacto da mudança de legislação no objetivo dos principais clubes brasileiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Guilherme Franco
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/193350
Resumo: O futebol é o esporte que movimenta as maiores cifras econômica no mundo. A despeito de ser a atividade esportiva preferida dos brasileiros, confundindo-se muitas vezes com a própria identidade nacional, os ganhos gerados pelo esporte estão abaixo do potencial do mercado no país e de seu crescimento no mundo. Algumas mudanças institucionais ocorridas a partir da década de 1990 produziram diferenças econômicas significativas entre as principais ligas de esporte mundiais e a dos países em desenvolvimento, particularmente a brasileira. O objetivo desta monografia é analisar a forma como os principais clubes brasileiros reagiram a essas mudanças tentando aumentar a competitividade em um ambiente globalizado. Isto deu mudando o foco de uma administração voltada à maximização da satisfação do torcedor para uma baseada na busca de receitas. Neste caso, a espetacularização do futebol, gerada pela transformação midiática ocorrida, gerou a construção de novas arenas, por exemplo, como estratégia usada para atrair público para os estádios e vender pacotes televisivos. Esse movimento foi contrabalançado pela crescente perda de jogadores para as principais ligas mundiais, expondo um dos dilemas do futebol brasileiro. Os clubes ao mesmo tempo em que tiveram um aumento das receitas através da venda dos direitos televisivos e da venda de jogadores ao exterior, passaram a perder em qualidade nas equipes e depender muito mais de receitas externas do que da proximidade do torcedor, gerando, assim, uma mudança no objetivo final do clube.
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