X Bienal de São Paulo : uma análise sobre o boicote e a representação nacional em 1969
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/248374 |
Resumo: | Este artigo consiste em um estudo sobre a X Bienal de São Paulo de 1969, mais conhecida como Bienal do Boicote, que se notabilizou por ser uma mostra diferente do que já havia sido visto até o momento no Brasil em termos de articulação. Artistas brasileiros e de diversas delegações internacionais se mobilizaram para boicotar e não participar da Bienal de 1969. Por outro lado, vários outros artistas decidiram expor suas obras. Portanto, este estudo visa mostrar de forma sintetizada o boicote pelo lado de artistas e críticos de arte que aderiram e a representação nacional com os artistas que decidiram expor, bem como a organização brasileira naquele ano. Importante destacar, como forma de esclarecer o contexto histórico dessa bienal, que em meio à ditadura milita brasileira, o ano de 1969 foi o primeiro com o Ato Institucional – 5 (AI-5) vigente. O recrudescimento da censura às artes e à imprensa, da repressão, da violência foi rapidamente instaurado no Brasil, causando diretamente uma série de consequências que denominou a partir de 1968 aquele tempo como os “anos de chumbo”. |
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