Novas tecnologias e aprendizagem ativa : uma proposta didática para o ensino da matemática
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/202392 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo a inserção de ferramentas tecnológicas nas aulas de matemática, associando conteúdos e recursos digitais no Ensino Fundamental. Através destes recursos, o professor pode colocar em ação o planejamento utilizando aprendizagens ativas como o uso de vídeos e plataformas de ensino. Desta forma, o aluno poderá desenvolver hábitos de pensamentos matemáticos coerentes com o avanço da ciência, compreendendo e formando os conceitos desejados. A metodologia utilizada é considerada como estudo de caso, investigando o uso de metodologias ativas no ensino da matemática em que o professor/pesquisador pode concluir e analisar o desempenho dos alunos. Esse tipo de aprendizagem ativa tem se mostrado de grande valia, pois, através delas, os alunos conseguem praticar o que é aprendido, associando conteúdos como álgebra e geometria, mudando assim a visão do aluno e desmistificando a concepção de que conteúdos matemáticos não servem para nada e de que nunca serão utilizados em suas vidas. Para a realização desta aplicação foi efetuado um estudo prévio da Plataforma Khan Academy, para melhor compreensão do seu dinamismo, sendo assim, ela foi inserida como ferramenta fundamental no processo de ensino e aprendizagem dos alunos de um 8º ano de uma escola pública localizada no interior do Rio Grande do Sul. Contudo, o ensino utilizado nesta aplicação é considerado ativo, ou seja, o aluno é o protagonista de sua aprendizagem, podendo assim, melhor compreender os conteúdos ministrados. Ao final desta aplicação ficou nítido o entusiasmo dos alunos ao fazerem uso de ferramentas digitais, saindo da concepção de uma aula normal com o uso de quadro e giz. |
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Gonçalves, Emanueli DecezaroRibeiro, Ana Carolina Ribeiro2019-12-07T04:05:50Z2019http://hdl.handle.net/10183/202392001106392Este trabalho tem como objetivo a inserção de ferramentas tecnológicas nas aulas de matemática, associando conteúdos e recursos digitais no Ensino Fundamental. Através destes recursos, o professor pode colocar em ação o planejamento utilizando aprendizagens ativas como o uso de vídeos e plataformas de ensino. Desta forma, o aluno poderá desenvolver hábitos de pensamentos matemáticos coerentes com o avanço da ciência, compreendendo e formando os conceitos desejados. A metodologia utilizada é considerada como estudo de caso, investigando o uso de metodologias ativas no ensino da matemática em que o professor/pesquisador pode concluir e analisar o desempenho dos alunos. Esse tipo de aprendizagem ativa tem se mostrado de grande valia, pois, através delas, os alunos conseguem praticar o que é aprendido, associando conteúdos como álgebra e geometria, mudando assim a visão do aluno e desmistificando a concepção de que conteúdos matemáticos não servem para nada e de que nunca serão utilizados em suas vidas. Para a realização desta aplicação foi efetuado um estudo prévio da Plataforma Khan Academy, para melhor compreensão do seu dinamismo, sendo assim, ela foi inserida como ferramenta fundamental no processo de ensino e aprendizagem dos alunos de um 8º ano de uma escola pública localizada no interior do Rio Grande do Sul. Contudo, o ensino utilizado nesta aplicação é considerado ativo, ou seja, o aluno é o protagonista de sua aprendizagem, podendo assim, melhor compreender os conteúdos ministrados. Ao final desta aplicação ficou nítido o entusiasmo dos alunos ao fazerem uso de ferramentas digitais, saindo da concepção de uma aula normal com o uso de quadro e giz.This paper aims to insert technological tools in math classes, associating digital content and resources in elementary school. Through these resources, the teacher can put planning into action using active learning such as the use of videos and teaching platforms. In this way, the student can develop habits of mathematical thinking consistent with the advancement of science, understanding and forming the desired concepts. The methodology used is considered as a case study, because it is from the use of active learning in mathematics teaching that the teacher / researcher can conclude and analyze the students' performance. This type of learning has proved to be of great value, because through them, students can practice what is learned, associating content such as algebra and geometry, thus changing the student's view and demystifying the conception that mathematical content serves no purpose. and that they will never be used in their lives. For the implementation of this application, a preliminary study of the Khan Academy Platform was performed to better understand its dynamism. Therefore, it was inserted as a fundamental tool in the teaching and learning process of 8th grade students from a public school located in the interior. However, the teaching used in this application is considered active, that is, the student is the protagonist of their learning, thus being able to better understand the contents taught. At the end of this application the enthusiasm of the students to make use of digital tools became clear, going from the conception of a normal class using chalk and chalk.application/pdfporAprendizagem ativaMatemáticaCálculoAlgebraic calculationActive learningKhan AcademyMathematicsNovas tecnologias e aprendizagem ativa : uma proposta didática para o ensino da matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019especializaçãoCurso de Especialização em Informática Instrumental para Professores da Educação Básica a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001106392.pdf.txt001106392.pdf.txtExtracted Texttext/plain57031http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/202392/2/001106392.pdf.txtb3fd5ba0adcd725f5be0e93d97600da8MD52ORIGINAL001106392.pdfTexto completoapplication/pdf1784401http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/202392/1/001106392.pdf5a4de001389c600098e4faf954db2288MD5110183/2023922019-12-08 05:03:51.976106oai:www.lume.ufrgs.br:10183/202392Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-12-08T07:03:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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