China na geografia escolar : estado da arte e proposta de material de apoio anti-orientalista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Urnauer, Arthur Medeiros
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/239758
Resumo: O objetivo deste trabalho é propor as bases iniciais para o desenvolvimento de um material de apoio atualizado e anti-orientalista sobre a China destinado a professores da Educação Básica. Tendo em vista a configuração da China como destaque na economia e na política globais com uma organização bastante diferente dos modelos tradicionais de governo, mas também como um espaço ausente no contexto brasileiro e como objeto de notícias e análises errôneas, intencionais ou não, pelo mundo ocidental, esta pesquisa se propõe a analisar as abordagens sobre a China nos parâmetros curriculares que regem a Educação Básica brasileira e em determinados modelos de livros didáticos, a fim de identificar as dificuldades e potencialidades dos estudos sobre China. Com os resultados obtidos a partir desta análise, se realizará a construção inicial de material de auxílio para professores de Geografia e Ciências Humanas de Ensino Fundamental e Médio.
id UFRGS-2_8277378005cffed060301679272fe7e7
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/239758
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Urnauer, Arthur MedeirosDorfman, Adriana2022-06-03T04:36:40Z2022http://hdl.handle.net/10183/239758001142378O objetivo deste trabalho é propor as bases iniciais para o desenvolvimento de um material de apoio atualizado e anti-orientalista sobre a China destinado a professores da Educação Básica. Tendo em vista a configuração da China como destaque na economia e na política globais com uma organização bastante diferente dos modelos tradicionais de governo, mas também como um espaço ausente no contexto brasileiro e como objeto de notícias e análises errôneas, intencionais ou não, pelo mundo ocidental, esta pesquisa se propõe a analisar as abordagens sobre a China nos parâmetros curriculares que regem a Educação Básica brasileira e em determinados modelos de livros didáticos, a fim de identificar as dificuldades e potencialidades dos estudos sobre China. Com os resultados obtidos a partir desta análise, se realizará a construção inicial de material de auxílio para professores de Geografia e Ciências Humanas de Ensino Fundamental e Médio.The objective of this work is to propose the initial bases for the development of an updated and anti-orientalist support material about China for Brazilian Basic Education teachers. Considering the configuration of China as a leader in the global economy and politics with an organization quite dif ferent from the traditional models of government, but also as an absent space in the Brazilian context and as an object of misleading news and analysis, intentional or not, by the W estern world, this research aims to analyze the approaches to China in the curricular parameters that govern Brazilian Basic Education and in certain models of textbooks, in order to identify the dif ficulties and potentialities of China studies. With the results obtained from this analysis, the initial construction of support material for Geography and Human Sciences teachers of Elementary and High School will be conducted.El objetivo de este trabajo es proponer las bases iniciales para la elaboración de un material de apoyo actualizado y antiorientalista sobre China para docentes de Educación Básica. Considerando la configuración de China como un destaque en la economía y la política global con una organización bastante diferente de los modelos tradicionales de gobierno, pero también como un espacio ausente en el contexto brasileño y como objeto de noticias y análisis erróneos, intencionales o no, en el mundo occidental, esta investigación tiene como objetivo analizar los enfoques sobre China en los parámetros curriculares que rigen la Educación Básica brasileña y en ciertos modelos de libros de texto, con el fin de identificar las dificultades y potencialidades de los estudios sobre China. Con los resultados que se obtengan de este análisis, se realizará la construcción inicial de un material de ayuda para los docentes de Geografía y Ciencias Humanas de Enseñanza Básica y Media.application/pdfporEnsino de geografiaMaterial didáticoCurrículoPolítica mundialLivro didáticoChinaMaterial didácticoCurriculumEducational materialGeography teachingEnseñanza de geografía;China na geografia escolar : estado da arte e proposta de material de apoio anti-orientalistainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPorto Alegre, BR-RS2022Geografia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001142378.pdf.txt001142378.pdf.txtExtracted Texttext/plain68473http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/239758/2/001142378.pdf.txtd1733aa8346afab81d4a3e30f973c12eMD52ORIGINAL001142378.pdfTexto completoapplication/pdf5552380http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/239758/1/001142378.pdfb490a2d6ed6c886aa15a33d3a8fe7e69MD5110183/2397582022-06-04 04:54:59.902298oai:www.lume.ufrgs.br:10183/239758Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-06-04T07:54:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv China na geografia escolar : estado da arte e proposta de material de apoio anti-orientalista
title China na geografia escolar : estado da arte e proposta de material de apoio anti-orientalista
spellingShingle China na geografia escolar : estado da arte e proposta de material de apoio anti-orientalista
Urnauer, Arthur Medeiros
Ensino de geografia
Material didático
Currículo
Política mundial
Livro didático
China
Material didáctico
Curriculum
Educational material
Geography teaching
Enseñanza de geografía;
title_short China na geografia escolar : estado da arte e proposta de material de apoio anti-orientalista
title_full China na geografia escolar : estado da arte e proposta de material de apoio anti-orientalista
title_fullStr China na geografia escolar : estado da arte e proposta de material de apoio anti-orientalista
title_full_unstemmed China na geografia escolar : estado da arte e proposta de material de apoio anti-orientalista
title_sort China na geografia escolar : estado da arte e proposta de material de apoio anti-orientalista
author Urnauer, Arthur Medeiros
author_facet Urnauer, Arthur Medeiros
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Urnauer, Arthur Medeiros
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dorfman, Adriana
contributor_str_mv Dorfman, Adriana
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de geografia
Material didático
Currículo
Política mundial
Livro didático
China
topic Ensino de geografia
Material didático
Currículo
Política mundial
Livro didático
China
Material didáctico
Curriculum
Educational material
Geography teaching
Enseñanza de geografía;
dc.subject.eng.fl_str_mv Material didáctico
Curriculum
Educational material
Geography teaching
dc.subject.spa.fl_str_mv Enseñanza de geografía;
description O objetivo deste trabalho é propor as bases iniciais para o desenvolvimento de um material de apoio atualizado e anti-orientalista sobre a China destinado a professores da Educação Básica. Tendo em vista a configuração da China como destaque na economia e na política globais com uma organização bastante diferente dos modelos tradicionais de governo, mas também como um espaço ausente no contexto brasileiro e como objeto de notícias e análises errôneas, intencionais ou não, pelo mundo ocidental, esta pesquisa se propõe a analisar as abordagens sobre a China nos parâmetros curriculares que regem a Educação Básica brasileira e em determinados modelos de livros didáticos, a fim de identificar as dificuldades e potencialidades dos estudos sobre China. Com os resultados obtidos a partir desta análise, se realizará a construção inicial de material de auxílio para professores de Geografia e Ciências Humanas de Ensino Fundamental e Médio.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-06-03T04:36:40Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/239758
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001142378
url http://hdl.handle.net/10183/239758
identifier_str_mv 001142378
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/239758/2/001142378.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/239758/1/001142378.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d1733aa8346afab81d4a3e30f973c12e
b490a2d6ed6c886aa15a33d3a8fe7e69
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224633512361984