China na geografia escolar : estado da arte e proposta de material de apoio anti-orientalista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/239758 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é propor as bases iniciais para o desenvolvimento de um material de apoio atualizado e anti-orientalista sobre a China destinado a professores da Educação Básica. Tendo em vista a configuração da China como destaque na economia e na política globais com uma organização bastante diferente dos modelos tradicionais de governo, mas também como um espaço ausente no contexto brasileiro e como objeto de notícias e análises errôneas, intencionais ou não, pelo mundo ocidental, esta pesquisa se propõe a analisar as abordagens sobre a China nos parâmetros curriculares que regem a Educação Básica brasileira e em determinados modelos de livros didáticos, a fim de identificar as dificuldades e potencialidades dos estudos sobre China. Com os resultados obtidos a partir desta análise, se realizará a construção inicial de material de auxílio para professores de Geografia e Ciências Humanas de Ensino Fundamental e Médio. |
id |
UFRGS-2_8277378005cffed060301679272fe7e7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/239758 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Urnauer, Arthur MedeirosDorfman, Adriana2022-06-03T04:36:40Z2022http://hdl.handle.net/10183/239758001142378O objetivo deste trabalho é propor as bases iniciais para o desenvolvimento de um material de apoio atualizado e anti-orientalista sobre a China destinado a professores da Educação Básica. Tendo em vista a configuração da China como destaque na economia e na política globais com uma organização bastante diferente dos modelos tradicionais de governo, mas também como um espaço ausente no contexto brasileiro e como objeto de notícias e análises errôneas, intencionais ou não, pelo mundo ocidental, esta pesquisa se propõe a analisar as abordagens sobre a China nos parâmetros curriculares que regem a Educação Básica brasileira e em determinados modelos de livros didáticos, a fim de identificar as dificuldades e potencialidades dos estudos sobre China. Com os resultados obtidos a partir desta análise, se realizará a construção inicial de material de auxílio para professores de Geografia e Ciências Humanas de Ensino Fundamental e Médio.The objective of this work is to propose the initial bases for the development of an updated and anti-orientalist support material about China for Brazilian Basic Education teachers. Considering the configuration of China as a leader in the global economy and politics with an organization quite dif ferent from the traditional models of government, but also as an absent space in the Brazilian context and as an object of misleading news and analysis, intentional or not, by the W estern world, this research aims to analyze the approaches to China in the curricular parameters that govern Brazilian Basic Education and in certain models of textbooks, in order to identify the dif ficulties and potentialities of China studies. With the results obtained from this analysis, the initial construction of support material for Geography and Human Sciences teachers of Elementary and High School will be conducted.El objetivo de este trabajo es proponer las bases iniciales para la elaboración de un material de apoyo actualizado y antiorientalista sobre China para docentes de Educación Básica. Considerando la configuración de China como un destaque en la economía y la política global con una organización bastante diferente de los modelos tradicionales de gobierno, pero también como un espacio ausente en el contexto brasileño y como objeto de noticias y análisis erróneos, intencionales o no, en el mundo occidental, esta investigación tiene como objetivo analizar los enfoques sobre China en los parámetros curriculares que rigen la Educación Básica brasileña y en ciertos modelos de libros de texto, con el fin de identificar las dificultades y potencialidades de los estudios sobre China. Con los resultados que se obtengan de este análisis, se realizará la construcción inicial de un material de ayuda para los docentes de Geografía y Ciencias Humanas de Enseñanza Básica y Media.application/pdfporEnsino de geografiaMaterial didáticoCurrículoPolítica mundialLivro didáticoChinaMaterial didácticoCurriculumEducational materialGeography teachingEnseñanza de geografía;China na geografia escolar : estado da arte e proposta de material de apoio anti-orientalistainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPorto Alegre, BR-RS2022Geografia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001142378.pdf.txt001142378.pdf.txtExtracted Texttext/plain68473http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/239758/2/001142378.pdf.txtd1733aa8346afab81d4a3e30f973c12eMD52ORIGINAL001142378.pdfTexto completoapplication/pdf5552380http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/239758/1/001142378.pdfb490a2d6ed6c886aa15a33d3a8fe7e69MD5110183/2397582022-06-04 04:54:59.902298oai:www.lume.ufrgs.br:10183/239758Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-06-04T07:54:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
China na geografia escolar : estado da arte e proposta de material de apoio anti-orientalista |
title |
China na geografia escolar : estado da arte e proposta de material de apoio anti-orientalista |
spellingShingle |
China na geografia escolar : estado da arte e proposta de material de apoio anti-orientalista Urnauer, Arthur Medeiros Ensino de geografia Material didático Currículo Política mundial Livro didático China Material didáctico Curriculum Educational material Geography teaching Enseñanza de geografía; |
title_short |
China na geografia escolar : estado da arte e proposta de material de apoio anti-orientalista |
title_full |
China na geografia escolar : estado da arte e proposta de material de apoio anti-orientalista |
title_fullStr |
China na geografia escolar : estado da arte e proposta de material de apoio anti-orientalista |
title_full_unstemmed |
China na geografia escolar : estado da arte e proposta de material de apoio anti-orientalista |
title_sort |
China na geografia escolar : estado da arte e proposta de material de apoio anti-orientalista |
author |
Urnauer, Arthur Medeiros |
author_facet |
Urnauer, Arthur Medeiros |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Urnauer, Arthur Medeiros |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Dorfman, Adriana |
contributor_str_mv |
Dorfman, Adriana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de geografia Material didático Currículo Política mundial Livro didático China |
topic |
Ensino de geografia Material didático Currículo Política mundial Livro didático China Material didáctico Curriculum Educational material Geography teaching Enseñanza de geografía; |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Material didáctico Curriculum Educational material Geography teaching |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Enseñanza de geografía; |
description |
O objetivo deste trabalho é propor as bases iniciais para o desenvolvimento de um material de apoio atualizado e anti-orientalista sobre a China destinado a professores da Educação Básica. Tendo em vista a configuração da China como destaque na economia e na política globais com uma organização bastante diferente dos modelos tradicionais de governo, mas também como um espaço ausente no contexto brasileiro e como objeto de notícias e análises errôneas, intencionais ou não, pelo mundo ocidental, esta pesquisa se propõe a analisar as abordagens sobre a China nos parâmetros curriculares que regem a Educação Básica brasileira e em determinados modelos de livros didáticos, a fim de identificar as dificuldades e potencialidades dos estudos sobre China. Com os resultados obtidos a partir desta análise, se realizará a construção inicial de material de auxílio para professores de Geografia e Ciências Humanas de Ensino Fundamental e Médio. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-06-03T04:36:40Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/239758 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001142378 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/239758 |
identifier_str_mv |
001142378 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/239758/2/001142378.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/239758/1/001142378.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d1733aa8346afab81d4a3e30f973c12e b490a2d6ed6c886aa15a33d3a8fe7e69 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224633512361984 |