A adaptação de material didático de Geografia como meio para potencializar a aprendizagem de alunos(as) com necessidades especiais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Bárbara Ortiz
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/264244
Resumo: Ser inclusivo no ambiente escolar é um desafio diário que demanda pessoas, informação, formação, recursos financeiros, organização, amor, cuidado e curiosidade. Para que seja possível é fundamental que o material fornecido para os alunos seja adaptado e adequado. Este trabalho apresenta alguns aspectos e possibilidades para adaptação adequada dentro do ensino de geografia, nele foram trazidas experiências cotidianas de professores e de uma estudante de geografia que acredita que a geografia é ampla e pode ser apresentada de uma forma atrativa aos alunos de inclusão, trazendo materiais e exemplos de atividades que contemplam aprendizado de habilidades. Através dos dados coletados realizou-se um mapeamento das escolas de Gravataí, o qual traz a distribuição do atendimento educacional especializado e a distribuição e aglomeração das escolas. O estudo nos reflete que a inclusão escolar é uma tarefa conjunta, na qual todos podem e devem envolver-se, que o ensino está além do conteúdo, que é construir habilidades que contribuam para o dia a dia do indivíduo que possui algum transtorno ou deficiência.
id UFRGS-2_3525063b16ceaf21a5829ae0bc1193e0
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/264244
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Costa, Bárbara OrtizSouza, André dos Santos Baldraia2023-09-01T03:32:22Z2023http://hdl.handle.net/10183/264244001171571Ser inclusivo no ambiente escolar é um desafio diário que demanda pessoas, informação, formação, recursos financeiros, organização, amor, cuidado e curiosidade. Para que seja possível é fundamental que o material fornecido para os alunos seja adaptado e adequado. Este trabalho apresenta alguns aspectos e possibilidades para adaptação adequada dentro do ensino de geografia, nele foram trazidas experiências cotidianas de professores e de uma estudante de geografia que acredita que a geografia é ampla e pode ser apresentada de uma forma atrativa aos alunos de inclusão, trazendo materiais e exemplos de atividades que contemplam aprendizado de habilidades. Através dos dados coletados realizou-se um mapeamento das escolas de Gravataí, o qual traz a distribuição do atendimento educacional especializado e a distribuição e aglomeração das escolas. O estudo nos reflete que a inclusão escolar é uma tarefa conjunta, na qual todos podem e devem envolver-se, que o ensino está além do conteúdo, que é construir habilidades que contribuam para o dia a dia do indivíduo que possui algum transtorno ou deficiência.Ser inclusivo en el ámbito escolar es un reto cotidiano que demanda personas, información, formación, recursos económicos, organización, cariño, cuidado y curiosidad. Para que se haga posible es fundamental que el material que se proporciona para los alumnos sea adaptado y adecuado. Este trabajo presenta algunos aspectos y posibilidades para una adecuada adecuación dentro del enseñó adentro de la geografía y en él se trajeron experiencias cotidianas de un estudiante de geografía que cree que la geografía es amplia y se puede presentar atractiva a los alumnos de inclusión, con aporte de materiales y ejemplos de actividades que contemplan el aprendizaje de habilidades. Por medio de los datos recolectados se hizo un mapeamiento de las escuelas de Gravataí, donde se hizo una distribución de los atendimientos especializados y se partió las aglomeraciones de las escuelas. El estudio refleja que la inclusión escolar es una tarea conjunta, en la que todos pueden y deben involucrarse, que la enseñanza va más allá del contenido, que es construir habilidades que contribuyan a la vida cotidiana del individuo que tiene un trastorno o deficiencia.application/pdfporGeografia : EnsinoInclusão escolarMaterial didáticoEnseñoGeografiaInclusiónAdaptación de material didácticoA adaptação de material didático de Geografia como meio para potencializar a aprendizagem de alunos(as) com necessidades especiaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2023Geografia – Litoral Norte: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001171571.pdf.txt001171571.pdf.txtExtracted Texttext/plain81766http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264244/2/001171571.pdf.txt33eb1aebcee5e187f13d6b20351e32f8MD52ORIGINAL001171571.pdfTexto completoapplication/pdf2129992http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264244/1/001171571.pdfb6d0e61ce600488a30546e7d69ad87aeMD5110183/2642442024-01-27 06:01:54.432225oai:www.lume.ufrgs.br:10183/264244Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-01-27T08:01:54Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A adaptação de material didático de Geografia como meio para potencializar a aprendizagem de alunos(as) com necessidades especiais
title A adaptação de material didático de Geografia como meio para potencializar a aprendizagem de alunos(as) com necessidades especiais
spellingShingle A adaptação de material didático de Geografia como meio para potencializar a aprendizagem de alunos(as) com necessidades especiais
Costa, Bárbara Ortiz
Geografia : Ensino
Inclusão escolar
Material didático
Enseño
Geografia
Inclusión
Adaptación de material didáctico
title_short A adaptação de material didático de Geografia como meio para potencializar a aprendizagem de alunos(as) com necessidades especiais
title_full A adaptação de material didático de Geografia como meio para potencializar a aprendizagem de alunos(as) com necessidades especiais
title_fullStr A adaptação de material didático de Geografia como meio para potencializar a aprendizagem de alunos(as) com necessidades especiais
title_full_unstemmed A adaptação de material didático de Geografia como meio para potencializar a aprendizagem de alunos(as) com necessidades especiais
title_sort A adaptação de material didático de Geografia como meio para potencializar a aprendizagem de alunos(as) com necessidades especiais
author Costa, Bárbara Ortiz
author_facet Costa, Bárbara Ortiz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Bárbara Ortiz
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Souza, André dos Santos Baldraia
contributor_str_mv Souza, André dos Santos Baldraia
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia : Ensino
Inclusão escolar
Material didático
topic Geografia : Ensino
Inclusão escolar
Material didático
Enseño
Geografia
Inclusión
Adaptación de material didáctico
dc.subject.spa.fl_str_mv Enseño
Geografia
Inclusión
Adaptación de material didáctico
description Ser inclusivo no ambiente escolar é um desafio diário que demanda pessoas, informação, formação, recursos financeiros, organização, amor, cuidado e curiosidade. Para que seja possível é fundamental que o material fornecido para os alunos seja adaptado e adequado. Este trabalho apresenta alguns aspectos e possibilidades para adaptação adequada dentro do ensino de geografia, nele foram trazidas experiências cotidianas de professores e de uma estudante de geografia que acredita que a geografia é ampla e pode ser apresentada de uma forma atrativa aos alunos de inclusão, trazendo materiais e exemplos de atividades que contemplam aprendizado de habilidades. Através dos dados coletados realizou-se um mapeamento das escolas de Gravataí, o qual traz a distribuição do atendimento educacional especializado e a distribuição e aglomeração das escolas. O estudo nos reflete que a inclusão escolar é uma tarefa conjunta, na qual todos podem e devem envolver-se, que o ensino está além do conteúdo, que é construir habilidades que contribuam para o dia a dia do indivíduo que possui algum transtorno ou deficiência.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-09-01T03:32:22Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/264244
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001171571
url http://hdl.handle.net/10183/264244
identifier_str_mv 001171571
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264244/2/001171571.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264244/1/001171571.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 33eb1aebcee5e187f13d6b20351e32f8
b6d0e61ce600488a30546e7d69ad87ae
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224666980810752