A adaptação de material didático de Geografia como meio para potencializar a aprendizagem de alunos(as) com necessidades especiais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/264244 |
Resumo: | Ser inclusivo no ambiente escolar é um desafio diário que demanda pessoas, informação, formação, recursos financeiros, organização, amor, cuidado e curiosidade. Para que seja possível é fundamental que o material fornecido para os alunos seja adaptado e adequado. Este trabalho apresenta alguns aspectos e possibilidades para adaptação adequada dentro do ensino de geografia, nele foram trazidas experiências cotidianas de professores e de uma estudante de geografia que acredita que a geografia é ampla e pode ser apresentada de uma forma atrativa aos alunos de inclusão, trazendo materiais e exemplos de atividades que contemplam aprendizado de habilidades. Através dos dados coletados realizou-se um mapeamento das escolas de Gravataí, o qual traz a distribuição do atendimento educacional especializado e a distribuição e aglomeração das escolas. O estudo nos reflete que a inclusão escolar é uma tarefa conjunta, na qual todos podem e devem envolver-se, que o ensino está além do conteúdo, que é construir habilidades que contribuam para o dia a dia do indivíduo que possui algum transtorno ou deficiência. |
id |
UFRGS-2_3525063b16ceaf21a5829ae0bc1193e0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/264244 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Costa, Bárbara OrtizSouza, André dos Santos Baldraia2023-09-01T03:32:22Z2023http://hdl.handle.net/10183/264244001171571Ser inclusivo no ambiente escolar é um desafio diário que demanda pessoas, informação, formação, recursos financeiros, organização, amor, cuidado e curiosidade. Para que seja possível é fundamental que o material fornecido para os alunos seja adaptado e adequado. Este trabalho apresenta alguns aspectos e possibilidades para adaptação adequada dentro do ensino de geografia, nele foram trazidas experiências cotidianas de professores e de uma estudante de geografia que acredita que a geografia é ampla e pode ser apresentada de uma forma atrativa aos alunos de inclusão, trazendo materiais e exemplos de atividades que contemplam aprendizado de habilidades. Através dos dados coletados realizou-se um mapeamento das escolas de Gravataí, o qual traz a distribuição do atendimento educacional especializado e a distribuição e aglomeração das escolas. O estudo nos reflete que a inclusão escolar é uma tarefa conjunta, na qual todos podem e devem envolver-se, que o ensino está além do conteúdo, que é construir habilidades que contribuam para o dia a dia do indivíduo que possui algum transtorno ou deficiência.Ser inclusivo en el ámbito escolar es un reto cotidiano que demanda personas, información, formación, recursos económicos, organización, cariño, cuidado y curiosidad. Para que se haga posible es fundamental que el material que se proporciona para los alumnos sea adaptado y adecuado. Este trabajo presenta algunos aspectos y posibilidades para una adecuada adecuación dentro del enseñó adentro de la geografía y en él se trajeron experiencias cotidianas de un estudiante de geografía que cree que la geografía es amplia y se puede presentar atractiva a los alumnos de inclusión, con aporte de materiales y ejemplos de actividades que contemplan el aprendizaje de habilidades. Por medio de los datos recolectados se hizo un mapeamiento de las escuelas de Gravataí, donde se hizo una distribución de los atendimientos especializados y se partió las aglomeraciones de las escuelas. El estudio refleja que la inclusión escolar es una tarea conjunta, en la que todos pueden y deben involucrarse, que la enseñanza va más allá del contenido, que es construir habilidades que contribuyan a la vida cotidiana del individuo que tiene un trastorno o deficiencia.application/pdfporGeografia : EnsinoInclusão escolarMaterial didáticoEnseñoGeografiaInclusiónAdaptación de material didácticoA adaptação de material didático de Geografia como meio para potencializar a aprendizagem de alunos(as) com necessidades especiaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2023Geografia – Litoral Norte: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001171571.pdf.txt001171571.pdf.txtExtracted Texttext/plain81766http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264244/2/001171571.pdf.txt33eb1aebcee5e187f13d6b20351e32f8MD52ORIGINAL001171571.pdfTexto completoapplication/pdf2129992http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264244/1/001171571.pdfb6d0e61ce600488a30546e7d69ad87aeMD5110183/2642442024-01-27 06:01:54.432225oai:www.lume.ufrgs.br:10183/264244Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-01-27T08:01:54Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A adaptação de material didático de Geografia como meio para potencializar a aprendizagem de alunos(as) com necessidades especiais |
title |
A adaptação de material didático de Geografia como meio para potencializar a aprendizagem de alunos(as) com necessidades especiais |
spellingShingle |
A adaptação de material didático de Geografia como meio para potencializar a aprendizagem de alunos(as) com necessidades especiais Costa, Bárbara Ortiz Geografia : Ensino Inclusão escolar Material didático Enseño Geografia Inclusión Adaptación de material didáctico |
title_short |
A adaptação de material didático de Geografia como meio para potencializar a aprendizagem de alunos(as) com necessidades especiais |
title_full |
A adaptação de material didático de Geografia como meio para potencializar a aprendizagem de alunos(as) com necessidades especiais |
title_fullStr |
A adaptação de material didático de Geografia como meio para potencializar a aprendizagem de alunos(as) com necessidades especiais |
title_full_unstemmed |
A adaptação de material didático de Geografia como meio para potencializar a aprendizagem de alunos(as) com necessidades especiais |
title_sort |
A adaptação de material didático de Geografia como meio para potencializar a aprendizagem de alunos(as) com necessidades especiais |
author |
Costa, Bárbara Ortiz |
author_facet |
Costa, Bárbara Ortiz |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Bárbara Ortiz |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Souza, André dos Santos Baldraia |
contributor_str_mv |
Souza, André dos Santos Baldraia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia : Ensino Inclusão escolar Material didático |
topic |
Geografia : Ensino Inclusão escolar Material didático Enseño Geografia Inclusión Adaptación de material didáctico |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Enseño Geografia Inclusión Adaptación de material didáctico |
description |
Ser inclusivo no ambiente escolar é um desafio diário que demanda pessoas, informação, formação, recursos financeiros, organização, amor, cuidado e curiosidade. Para que seja possível é fundamental que o material fornecido para os alunos seja adaptado e adequado. Este trabalho apresenta alguns aspectos e possibilidades para adaptação adequada dentro do ensino de geografia, nele foram trazidas experiências cotidianas de professores e de uma estudante de geografia que acredita que a geografia é ampla e pode ser apresentada de uma forma atrativa aos alunos de inclusão, trazendo materiais e exemplos de atividades que contemplam aprendizado de habilidades. Através dos dados coletados realizou-se um mapeamento das escolas de Gravataí, o qual traz a distribuição do atendimento educacional especializado e a distribuição e aglomeração das escolas. O estudo nos reflete que a inclusão escolar é uma tarefa conjunta, na qual todos podem e devem envolver-se, que o ensino está além do conteúdo, que é construir habilidades que contribuam para o dia a dia do indivíduo que possui algum transtorno ou deficiência. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-09-01T03:32:22Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/264244 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001171571 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/264244 |
identifier_str_mv |
001171571 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264244/2/001171571.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264244/1/001171571.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
33eb1aebcee5e187f13d6b20351e32f8 b6d0e61ce600488a30546e7d69ad87ae |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447348019462144 |