Proposta de questionário de histórico de linguagem e autoavaliação de proficiência para professores ouvintes bilíngues libras/língua portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Finger, Ingrid
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Flores, Vinicius Martins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/129082
Resumo: O presente artigo apresenta uma proposta de questionário de avaliação da experiência linguística e de autoavaliação de proficiência para professores ouvintes que utilizam a Libras e o Português Brasileiro em sua atuação na educação de surdos. Nosso objetivo é apresentar uma ferramenta que possa complementar as informações obtidas através de uma medida independente de proficiência nas línguas ou até mesmo substituí-la, contemplando as especificidades do uso, atitudes e proficiência da Libras em contexto de uso no exercício da docência em espaço educacional formal. Do ponto de vista da fundamentação teórica, justifica-se o questionário considerando fatores importantes nos estudos de bilinguismo onde é necessário conhecer e reconhecer o contexto familiar, profissional e social do sujeito da pesquisa (KAUFMANN, 2010). O questionário proposto tem como modelo o LEAP-Q (MARIAN; BLUMENFELD; KAUSHANSKAYA,2007), o SLSCO – Sign Language Skills Classroom Observation (REEVES et al., 2000) e o Questionário de Atitudes Linguísticas (KAUFMANN, 2010), levando também em consideração os diversos tipos de exposição à Libras bem como suas diferentes realidades de uso no contexto brasileiro. O contexto para aplicação é de professores ouvintes bilíngues bimodais, que atuam em escolas bilíngues para Surdos e/ou que atuam com Atendimento Educacional Especializado direcionado a alunos surdos.
id UFRGS-2_8291e473a2b4456374421bffd6c97025
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/129082
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Finger, IngridFlores, Vinicius Martins2015-11-09T16:24:39Z20141516-3083http://hdl.handle.net/10183/129082000975567O presente artigo apresenta uma proposta de questionário de avaliação da experiência linguística e de autoavaliação de proficiência para professores ouvintes que utilizam a Libras e o Português Brasileiro em sua atuação na educação de surdos. Nosso objetivo é apresentar uma ferramenta que possa complementar as informações obtidas através de uma medida independente de proficiência nas línguas ou até mesmo substituí-la, contemplando as especificidades do uso, atitudes e proficiência da Libras em contexto de uso no exercício da docência em espaço educacional formal. Do ponto de vista da fundamentação teórica, justifica-se o questionário considerando fatores importantes nos estudos de bilinguismo onde é necessário conhecer e reconhecer o contexto familiar, profissional e social do sujeito da pesquisa (KAUFMANN, 2010). O questionário proposto tem como modelo o LEAP-Q (MARIAN; BLUMENFELD; KAUSHANSKAYA,2007), o SLSCO – Sign Language Skills Classroom Observation (REEVES et al., 2000) e o Questionário de Atitudes Linguísticas (KAUFMANN, 2010), levando também em consideração os diversos tipos de exposição à Libras bem como suas diferentes realidades de uso no contexto brasileiro. O contexto para aplicação é de professores ouvintes bilíngues bimodais, que atuam em escolas bilíngues para Surdos e/ou que atuam com Atendimento Educacional Especializado direcionado a alunos surdos.This article presents a language experience and self-assessment of proficiency questionnaire for hearing teachers who use Brazilian Sign Language and Portuguese in their teaching practice. By focusing on hearing teachers who work in Deaf education contexts, this questionnaire is presented as a tool that may complement the assessment of linguistic skills of hearing teachers. This proposal takes into account important factors in bilingualism studies such as the importance of knowing the participant’s context with respect to family, professional and social background (KAUFMANN, 2010). This work uses as model the following questionnaires: LEAP-Q (MARIAN; BLUMENFELD; KAUSHANSKAYA, 2007), SLSCO – Sign Language Skills Classroom Observation (REEVES et al., 2000) and the Language Attitude Questionnaire (KAUFMANN, 2010), taking into consideration the different kinds of exposure to Brazilian Sign Language. The questionnaire is designed for bilingual bimodal hearing teachers who work in bilingual schools for the Deaf or who work in the specialized educational department who assist deaf students.application/pdfporSignum : estudos da linguagem. Londrina, PR. Vol. 17, n. 2 (dez. 2014), f. 278-301Língua de sinaisLíngua Brasileira de Sinais (LIBRAS)ProficiênciaAutoavaliaçãoQuestionárioLanguage History QuestionnaireSelf-assessment of Brazilian Sign Language proficiencyBimodal bilingual hearing teachersProposta de questionário de histórico de linguagem e autoavaliação de proficiência para professores ouvintes bilíngues libras/língua portuguesaProposing a language experience and self-assessment of proficiency questionnaire for bilingual Brazilian Sign Language/Portuguese hearing teachers info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000975567.pdf.txt000975567.pdf.txtExtracted Texttext/plain61427http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129082/2/000975567.pdf.txtd07e4713863f8fd10aab7378dc28d1e6MD52ORIGINAL000975567.pdf000975567.pdfTexto completoapplication/pdf300726http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129082/1/000975567.pdf4e0a98d2daec0a338b10fa8c0ea846e3MD51THUMBNAIL000975567.pdf.jpg000975567.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2090http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129082/3/000975567.pdf.jpgb2ac652f172f95fe6b9aa37cdf7993baMD5310183/1290822023-06-25 03:46:13.007446oai:www.lume.ufrgs.br:10183/129082Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2023-06-25T06:46:13Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Proposta de questionário de histórico de linguagem e autoavaliação de proficiência para professores ouvintes bilíngues libras/língua portuguesa
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Proposing a language experience and self-assessment of proficiency questionnaire for bilingual Brazilian Sign Language/Portuguese hearing teachers
title Proposta de questionário de histórico de linguagem e autoavaliação de proficiência para professores ouvintes bilíngues libras/língua portuguesa
spellingShingle Proposta de questionário de histórico de linguagem e autoavaliação de proficiência para professores ouvintes bilíngues libras/língua portuguesa
Finger, Ingrid
Língua de sinais
Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)
Proficiência
Autoavaliação
Questionário
Language History Questionnaire
Self-assessment of Brazilian Sign Language proficiency
Bimodal bilingual hearing teachers
title_short Proposta de questionário de histórico de linguagem e autoavaliação de proficiência para professores ouvintes bilíngues libras/língua portuguesa
title_full Proposta de questionário de histórico de linguagem e autoavaliação de proficiência para professores ouvintes bilíngues libras/língua portuguesa
title_fullStr Proposta de questionário de histórico de linguagem e autoavaliação de proficiência para professores ouvintes bilíngues libras/língua portuguesa
title_full_unstemmed Proposta de questionário de histórico de linguagem e autoavaliação de proficiência para professores ouvintes bilíngues libras/língua portuguesa
title_sort Proposta de questionário de histórico de linguagem e autoavaliação de proficiência para professores ouvintes bilíngues libras/língua portuguesa
author Finger, Ingrid
author_facet Finger, Ingrid
Flores, Vinicius Martins
author_role author
author2 Flores, Vinicius Martins
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Finger, Ingrid
Flores, Vinicius Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Língua de sinais
Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)
Proficiência
Autoavaliação
Questionário
topic Língua de sinais
Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)
Proficiência
Autoavaliação
Questionário
Language History Questionnaire
Self-assessment of Brazilian Sign Language proficiency
Bimodal bilingual hearing teachers
dc.subject.eng.fl_str_mv Language History Questionnaire
Self-assessment of Brazilian Sign Language proficiency
Bimodal bilingual hearing teachers
description O presente artigo apresenta uma proposta de questionário de avaliação da experiência linguística e de autoavaliação de proficiência para professores ouvintes que utilizam a Libras e o Português Brasileiro em sua atuação na educação de surdos. Nosso objetivo é apresentar uma ferramenta que possa complementar as informações obtidas através de uma medida independente de proficiência nas línguas ou até mesmo substituí-la, contemplando as especificidades do uso, atitudes e proficiência da Libras em contexto de uso no exercício da docência em espaço educacional formal. Do ponto de vista da fundamentação teórica, justifica-se o questionário considerando fatores importantes nos estudos de bilinguismo onde é necessário conhecer e reconhecer o contexto familiar, profissional e social do sujeito da pesquisa (KAUFMANN, 2010). O questionário proposto tem como modelo o LEAP-Q (MARIAN; BLUMENFELD; KAUSHANSKAYA,2007), o SLSCO – Sign Language Skills Classroom Observation (REEVES et al., 2000) e o Questionário de Atitudes Linguísticas (KAUFMANN, 2010), levando também em consideração os diversos tipos de exposição à Libras bem como suas diferentes realidades de uso no contexto brasileiro. O contexto para aplicação é de professores ouvintes bilíngues bimodais, que atuam em escolas bilíngues para Surdos e/ou que atuam com Atendimento Educacional Especializado direcionado a alunos surdos.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-11-09T16:24:39Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/129082
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1516-3083
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000975567
identifier_str_mv 1516-3083
000975567
url http://hdl.handle.net/10183/129082
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Signum : estudos da linguagem. Londrina, PR. Vol. 17, n. 2 (dez. 2014), f. 278-301
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129082/2/000975567.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129082/1/000975567.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129082/3/000975567.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d07e4713863f8fd10aab7378dc28d1e6
4e0a98d2daec0a338b10fa8c0ea846e3
b2ac652f172f95fe6b9aa37cdf7993ba
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br
_version_ 1817724970603642880