Um olhar dos estudantes de educação física sobre os valores assumidos por seus professores na prática docente : foco a partir dos valores pedagógicos da antiga Grécia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Lucas Lopez da
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/27733
Resumo: Se olharmos para a nossa educação atual, vamos notar que ela possui normas vigentes por uma necessidade de mercado, cada vez mais destina para fins diferentes daquele original, destinado a uma formação integral e harmoniosa, já que a concorrência do mercado de trabalho aponta para as necessidades específicas de uma formação mais funcional, muitas vezes não fazendo sentido nenhum a busca por valores. Ao atermo-nos na Educação Física, nos deparamos com o Desporto como eixo principal de um conhecimento voltado para a formação, não só física como mental. Idealizando uma Educação Física pautada nos valores da aretê (excelência), nos remetemos ao período clássico da sociedade grega, ligando-nos diretamente ao berço de nossa civilização, a Grécia, tendo como modelo de educação, a formação dos heróis gregos, em especial Aquiles e Ulisses, pelo seu mestre: Quíron. Este trabalho terá por objetivo, através de um olhar filosófico, verificar traços da Paidéia Clássica a partir dos discursos dos entrevistados, reconhecendo os valores assumidos pelos estudantes de Educação Física da UFRGS, focando o valor do exemplo apresentado pelos professores. Para tal, utilizarei uma breve revisão de literatura tendo como referência a importância pedagógica e axiológica expressada no papel do mestre Quíron, o principal responsável pela formação de Aquiles e Ulisses (heróis da Ilíada e da Odisséia), para então realizar entrevistas com estudantes dos cursos de Educação Física da UFRGS, procurando confrontar as duas realidades, a literária e a literal com a assunção da prática dos valores educativos junto aos seus alunos.
id UFRGS-2_82b872c64b7c04db3ff2538dc2d9cf53
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27733
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Cruz, Lucas Lopez daMonteiro, Alberto de Oliveira2011-02-08T05:59:29Z2010http://hdl.handle.net/10183/27733000766290Se olharmos para a nossa educação atual, vamos notar que ela possui normas vigentes por uma necessidade de mercado, cada vez mais destina para fins diferentes daquele original, destinado a uma formação integral e harmoniosa, já que a concorrência do mercado de trabalho aponta para as necessidades específicas de uma formação mais funcional, muitas vezes não fazendo sentido nenhum a busca por valores. Ao atermo-nos na Educação Física, nos deparamos com o Desporto como eixo principal de um conhecimento voltado para a formação, não só física como mental. Idealizando uma Educação Física pautada nos valores da aretê (excelência), nos remetemos ao período clássico da sociedade grega, ligando-nos diretamente ao berço de nossa civilização, a Grécia, tendo como modelo de educação, a formação dos heróis gregos, em especial Aquiles e Ulisses, pelo seu mestre: Quíron. Este trabalho terá por objetivo, através de um olhar filosófico, verificar traços da Paidéia Clássica a partir dos discursos dos entrevistados, reconhecendo os valores assumidos pelos estudantes de Educação Física da UFRGS, focando o valor do exemplo apresentado pelos professores. Para tal, utilizarei uma breve revisão de literatura tendo como referência a importância pedagógica e axiológica expressada no papel do mestre Quíron, o principal responsável pela formação de Aquiles e Ulisses (heróis da Ilíada e da Odisséia), para então realizar entrevistas com estudantes dos cursos de Educação Física da UFRGS, procurando confrontar as duas realidades, a literária e a literal com a assunção da prática dos valores educativos junto aos seus alunos.If we look at our current education, we note that it has current standards by a market need, increasingly intended for purposes other than the original, for a complete training and harmonious, as the competitive labor market points to the specific needs of a more functional training, often not making any sense to search for values. To stick to the Physical Education, faced with the major axis of Sport as a knowledge focused on training, not only physically and mentally. Idealizing a physical education based on the values of the aretê (excellence), we refer to the classical period of Greek society, linking us directly to the cradle of our civilization, Greece, with the model of education, training of the Greek heroes, especially Aquiles and Ulisses, by his master: Quíron. This work will aim, through a philosophical look, check Paideia Classical features of the discourses of the interviewees, acknowledging the values taken by physical education students of UFRGS, focusing on the value of the one presented by teachers. They used a brief literature review with reference to the educational importance and axiological expressed in the role of teacher Quíron, the main responsible for the formation of Aquiles and Ulisses (Heroes of the Iliad and Odyssey), and then conduct interviews with students of Physical Education of UFRGS, trying to compare the two realities, the literary and the literal with the assumption of the practice of educational values among its students.application/pdfporEducação físicaAretePaideiaValues educationUm olhar dos estudantes de educação física sobre os valores assumidos por seus professores na prática docente : foco a partir dos valores pedagógicos da antiga Gréciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RSEducação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000766290.pdf000766290.pdfTexto completoapplication/pdf245201http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27733/1/000766290.pdf3c7dcfdf87ffb0729193e838bb6f47bdMD51TEXT000766290.pdf.txt000766290.pdf.txtExtracted Texttext/plain75091http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27733/2/000766290.pdf.txtdc51f19c5ec13dc1200f6a403a42f99bMD52THUMBNAIL000766290.pdf.jpg000766290.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1029http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27733/3/000766290.pdf.jpgd5e9275b1bbfca6d2b746e8996daaf4eMD5310183/277332018-10-11 08:53:30.364oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27733Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-11T11:53:30Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Um olhar dos estudantes de educação física sobre os valores assumidos por seus professores na prática docente : foco a partir dos valores pedagógicos da antiga Grécia
title Um olhar dos estudantes de educação física sobre os valores assumidos por seus professores na prática docente : foco a partir dos valores pedagógicos da antiga Grécia
spellingShingle Um olhar dos estudantes de educação física sobre os valores assumidos por seus professores na prática docente : foco a partir dos valores pedagógicos da antiga Grécia
Cruz, Lucas Lopez da
Educação física
Arete
Paideia
Values education
title_short Um olhar dos estudantes de educação física sobre os valores assumidos por seus professores na prática docente : foco a partir dos valores pedagógicos da antiga Grécia
title_full Um olhar dos estudantes de educação física sobre os valores assumidos por seus professores na prática docente : foco a partir dos valores pedagógicos da antiga Grécia
title_fullStr Um olhar dos estudantes de educação física sobre os valores assumidos por seus professores na prática docente : foco a partir dos valores pedagógicos da antiga Grécia
title_full_unstemmed Um olhar dos estudantes de educação física sobre os valores assumidos por seus professores na prática docente : foco a partir dos valores pedagógicos da antiga Grécia
title_sort Um olhar dos estudantes de educação física sobre os valores assumidos por seus professores na prática docente : foco a partir dos valores pedagógicos da antiga Grécia
author Cruz, Lucas Lopez da
author_facet Cruz, Lucas Lopez da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Lucas Lopez da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Monteiro, Alberto de Oliveira
contributor_str_mv Monteiro, Alberto de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
topic Educação física
Arete
Paideia
Values education
dc.subject.eng.fl_str_mv Arete
Paideia
Values education
description Se olharmos para a nossa educação atual, vamos notar que ela possui normas vigentes por uma necessidade de mercado, cada vez mais destina para fins diferentes daquele original, destinado a uma formação integral e harmoniosa, já que a concorrência do mercado de trabalho aponta para as necessidades específicas de uma formação mais funcional, muitas vezes não fazendo sentido nenhum a busca por valores. Ao atermo-nos na Educação Física, nos deparamos com o Desporto como eixo principal de um conhecimento voltado para a formação, não só física como mental. Idealizando uma Educação Física pautada nos valores da aretê (excelência), nos remetemos ao período clássico da sociedade grega, ligando-nos diretamente ao berço de nossa civilização, a Grécia, tendo como modelo de educação, a formação dos heróis gregos, em especial Aquiles e Ulisses, pelo seu mestre: Quíron. Este trabalho terá por objetivo, através de um olhar filosófico, verificar traços da Paidéia Clássica a partir dos discursos dos entrevistados, reconhecendo os valores assumidos pelos estudantes de Educação Física da UFRGS, focando o valor do exemplo apresentado pelos professores. Para tal, utilizarei uma breve revisão de literatura tendo como referência a importância pedagógica e axiológica expressada no papel do mestre Quíron, o principal responsável pela formação de Aquiles e Ulisses (heróis da Ilíada e da Odisséia), para então realizar entrevistas com estudantes dos cursos de Educação Física da UFRGS, procurando confrontar as duas realidades, a literária e a literal com a assunção da prática dos valores educativos junto aos seus alunos.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-02-08T05:59:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/27733
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000766290
url http://hdl.handle.net/10183/27733
identifier_str_mv 000766290
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27733/1/000766290.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27733/2/000766290.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27733/3/000766290.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3c7dcfdf87ffb0729193e838bb6f47bd
dc51f19c5ec13dc1200f6a403a42f99b
d5e9275b1bbfca6d2b746e8996daaf4e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447052751994880