Um olhar dos estudantes de educação física sobre os valores assumidos por seus professores na prática docente : foco a partir dos valores pedagógicos da antiga Grécia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/27733 |
Resumo: | Se olharmos para a nossa educação atual, vamos notar que ela possui normas vigentes por uma necessidade de mercado, cada vez mais destina para fins diferentes daquele original, destinado a uma formação integral e harmoniosa, já que a concorrência do mercado de trabalho aponta para as necessidades específicas de uma formação mais funcional, muitas vezes não fazendo sentido nenhum a busca por valores. Ao atermo-nos na Educação Física, nos deparamos com o Desporto como eixo principal de um conhecimento voltado para a formação, não só física como mental. Idealizando uma Educação Física pautada nos valores da aretê (excelência), nos remetemos ao período clássico da sociedade grega, ligando-nos diretamente ao berço de nossa civilização, a Grécia, tendo como modelo de educação, a formação dos heróis gregos, em especial Aquiles e Ulisses, pelo seu mestre: Quíron. Este trabalho terá por objetivo, através de um olhar filosófico, verificar traços da Paidéia Clássica a partir dos discursos dos entrevistados, reconhecendo os valores assumidos pelos estudantes de Educação Física da UFRGS, focando o valor do exemplo apresentado pelos professores. Para tal, utilizarei uma breve revisão de literatura tendo como referência a importância pedagógica e axiológica expressada no papel do mestre Quíron, o principal responsável pela formação de Aquiles e Ulisses (heróis da Ilíada e da Odisséia), para então realizar entrevistas com estudantes dos cursos de Educação Física da UFRGS, procurando confrontar as duas realidades, a literária e a literal com a assunção da prática dos valores educativos junto aos seus alunos. |
id |
UFRGS-2_82b872c64b7c04db3ff2538dc2d9cf53 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27733 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Cruz, Lucas Lopez daMonteiro, Alberto de Oliveira2011-02-08T05:59:29Z2010http://hdl.handle.net/10183/27733000766290Se olharmos para a nossa educação atual, vamos notar que ela possui normas vigentes por uma necessidade de mercado, cada vez mais destina para fins diferentes daquele original, destinado a uma formação integral e harmoniosa, já que a concorrência do mercado de trabalho aponta para as necessidades específicas de uma formação mais funcional, muitas vezes não fazendo sentido nenhum a busca por valores. Ao atermo-nos na Educação Física, nos deparamos com o Desporto como eixo principal de um conhecimento voltado para a formação, não só física como mental. Idealizando uma Educação Física pautada nos valores da aretê (excelência), nos remetemos ao período clássico da sociedade grega, ligando-nos diretamente ao berço de nossa civilização, a Grécia, tendo como modelo de educação, a formação dos heróis gregos, em especial Aquiles e Ulisses, pelo seu mestre: Quíron. Este trabalho terá por objetivo, através de um olhar filosófico, verificar traços da Paidéia Clássica a partir dos discursos dos entrevistados, reconhecendo os valores assumidos pelos estudantes de Educação Física da UFRGS, focando o valor do exemplo apresentado pelos professores. Para tal, utilizarei uma breve revisão de literatura tendo como referência a importância pedagógica e axiológica expressada no papel do mestre Quíron, o principal responsável pela formação de Aquiles e Ulisses (heróis da Ilíada e da Odisséia), para então realizar entrevistas com estudantes dos cursos de Educação Física da UFRGS, procurando confrontar as duas realidades, a literária e a literal com a assunção da prática dos valores educativos junto aos seus alunos.If we look at our current education, we note that it has current standards by a market need, increasingly intended for purposes other than the original, for a complete training and harmonious, as the competitive labor market points to the specific needs of a more functional training, often not making any sense to search for values. To stick to the Physical Education, faced with the major axis of Sport as a knowledge focused on training, not only physically and mentally. Idealizing a physical education based on the values of the aretê (excellence), we refer to the classical period of Greek society, linking us directly to the cradle of our civilization, Greece, with the model of education, training of the Greek heroes, especially Aquiles and Ulisses, by his master: Quíron. This work will aim, through a philosophical look, check Paideia Classical features of the discourses of the interviewees, acknowledging the values taken by physical education students of UFRGS, focusing on the value of the one presented by teachers. They used a brief literature review with reference to the educational importance and axiological expressed in the role of teacher Quíron, the main responsible for the formation of Aquiles and Ulisses (Heroes of the Iliad and Odyssey), and then conduct interviews with students of Physical Education of UFRGS, trying to compare the two realities, the literary and the literal with the assumption of the practice of educational values among its students.application/pdfporEducação físicaAretePaideiaValues educationUm olhar dos estudantes de educação física sobre os valores assumidos por seus professores na prática docente : foco a partir dos valores pedagógicos da antiga Gréciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RSEducação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000766290.pdf000766290.pdfTexto completoapplication/pdf245201http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27733/1/000766290.pdf3c7dcfdf87ffb0729193e838bb6f47bdMD51TEXT000766290.pdf.txt000766290.pdf.txtExtracted Texttext/plain75091http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27733/2/000766290.pdf.txtdc51f19c5ec13dc1200f6a403a42f99bMD52THUMBNAIL000766290.pdf.jpg000766290.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1029http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27733/3/000766290.pdf.jpgd5e9275b1bbfca6d2b746e8996daaf4eMD5310183/277332018-10-11 08:53:30.364oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27733Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-11T11:53:30Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Um olhar dos estudantes de educação física sobre os valores assumidos por seus professores na prática docente : foco a partir dos valores pedagógicos da antiga Grécia |
title |
Um olhar dos estudantes de educação física sobre os valores assumidos por seus professores na prática docente : foco a partir dos valores pedagógicos da antiga Grécia |
spellingShingle |
Um olhar dos estudantes de educação física sobre os valores assumidos por seus professores na prática docente : foco a partir dos valores pedagógicos da antiga Grécia Cruz, Lucas Lopez da Educação física Arete Paideia Values education |
title_short |
Um olhar dos estudantes de educação física sobre os valores assumidos por seus professores na prática docente : foco a partir dos valores pedagógicos da antiga Grécia |
title_full |
Um olhar dos estudantes de educação física sobre os valores assumidos por seus professores na prática docente : foco a partir dos valores pedagógicos da antiga Grécia |
title_fullStr |
Um olhar dos estudantes de educação física sobre os valores assumidos por seus professores na prática docente : foco a partir dos valores pedagógicos da antiga Grécia |
title_full_unstemmed |
Um olhar dos estudantes de educação física sobre os valores assumidos por seus professores na prática docente : foco a partir dos valores pedagógicos da antiga Grécia |
title_sort |
Um olhar dos estudantes de educação física sobre os valores assumidos por seus professores na prática docente : foco a partir dos valores pedagógicos da antiga Grécia |
author |
Cruz, Lucas Lopez da |
author_facet |
Cruz, Lucas Lopez da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruz, Lucas Lopez da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Monteiro, Alberto de Oliveira |
contributor_str_mv |
Monteiro, Alberto de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física |
topic |
Educação física Arete Paideia Values education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Arete Paideia Values education |
description |
Se olharmos para a nossa educação atual, vamos notar que ela possui normas vigentes por uma necessidade de mercado, cada vez mais destina para fins diferentes daquele original, destinado a uma formação integral e harmoniosa, já que a concorrência do mercado de trabalho aponta para as necessidades específicas de uma formação mais funcional, muitas vezes não fazendo sentido nenhum a busca por valores. Ao atermo-nos na Educação Física, nos deparamos com o Desporto como eixo principal de um conhecimento voltado para a formação, não só física como mental. Idealizando uma Educação Física pautada nos valores da aretê (excelência), nos remetemos ao período clássico da sociedade grega, ligando-nos diretamente ao berço de nossa civilização, a Grécia, tendo como modelo de educação, a formação dos heróis gregos, em especial Aquiles e Ulisses, pelo seu mestre: Quíron. Este trabalho terá por objetivo, através de um olhar filosófico, verificar traços da Paidéia Clássica a partir dos discursos dos entrevistados, reconhecendo os valores assumidos pelos estudantes de Educação Física da UFRGS, focando o valor do exemplo apresentado pelos professores. Para tal, utilizarei uma breve revisão de literatura tendo como referência a importância pedagógica e axiológica expressada no papel do mestre Quíron, o principal responsável pela formação de Aquiles e Ulisses (heróis da Ilíada e da Odisséia), para então realizar entrevistas com estudantes dos cursos de Educação Física da UFRGS, procurando confrontar as duas realidades, a literária e a literal com a assunção da prática dos valores educativos junto aos seus alunos. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-02-08T05:59:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/27733 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000766290 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/27733 |
identifier_str_mv |
000766290 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27733/1/000766290.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27733/2/000766290.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27733/3/000766290.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3c7dcfdf87ffb0729193e838bb6f47bd dc51f19c5ec13dc1200f6a403a42f99b d5e9275b1bbfca6d2b746e8996daaf4e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447052751994880 |