Dos fios que se interpenetram na tecelagem : um conceito para os estudos feministas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/247018 |
Resumo: | Aprendemos junto aos grupos de estudos e pesquisa nos quais estamos inseridas e pesquisamos. Uma das aprendizagens realizadas, durante nossos percursos profissionais, tem sido articular os estudos feministas, a pesquisa participante e a pesquisa autobiográfica. Neste artigo, apresentamos nossa compreensão sobre a integração desses três aspectos, os quais produzem nosso “fazer pensar” pesquisa em Educação por meio do conceito de interpenetração, que é uma técnica da tecelagem manual. Revela fios que se juntam, mas não se confundem, formando desenhos. Sendo assim, essa técnica é utilizada como metáfora para pensar em nossa opção metodológica. Partindo dessas análises, tal conceito representa a busca de um “fazer pensar” fecundo com as mulheres excluídas dos processos formais de Educação, mas que se educam na vida, nas resistências diárias à subjugação de gênero, classe e raça e, igualmente, no mundo do trabalho. |
id |
UFRGS-2_82d636d8c016ef694a3315cfb65c76f6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/247018 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Eggert, EdlaSilva, Márcia Alves daDella Libera, Aline Lemos da Cunha2022-08-16T04:47:56Z20220104-026Xhttp://hdl.handle.net/10183/247018001147879Aprendemos junto aos grupos de estudos e pesquisa nos quais estamos inseridas e pesquisamos. Uma das aprendizagens realizadas, durante nossos percursos profissionais, tem sido articular os estudos feministas, a pesquisa participante e a pesquisa autobiográfica. Neste artigo, apresentamos nossa compreensão sobre a integração desses três aspectos, os quais produzem nosso “fazer pensar” pesquisa em Educação por meio do conceito de interpenetração, que é uma técnica da tecelagem manual. Revela fios que se juntam, mas não se confundem, formando desenhos. Sendo assim, essa técnica é utilizada como metáfora para pensar em nossa opção metodológica. Partindo dessas análises, tal conceito representa a busca de um “fazer pensar” fecundo com as mulheres excluídas dos processos formais de Educação, mas que se educam na vida, nas resistências diárias à subjugação de gênero, classe e raça e, igualmente, no mundo do trabalho.We learn from the study and research groups in which we operate and research. One of the learning experiences we have had during our academic course has been the articulation of feminist studies, participatory research and autobiographical research. In this article, we present our understanding about the integration of those three aspects, which produce our make think about research in the Education through the concept of interpenetration, that is a technique of manual weaving. Reveals threads that come together, but do not get confused forming drawings. Therefore, this technique of interpenetration is used as a metaphor in order to think about our methodological option. Departing from these analyses, such a concept represents the search for a profuse making-think with women excluded from the formal processes education, women who get their education through life and the everyday resistance to gender, class and race subjugation, as well from the world of work.Aprendemos junto a los grupos de estúdio e investigación en los que operamos e investigamos. Uno de los aprendizajes, durante nuestros recorridos profesionales, ha sido la articulación de los estudios feministas, con la investigación participante y la investigación autobiográfica. En este artículo mostramos nuestra comprensión sobre la integración de estos tres aspectos, que producen desdoblamientos en el hacer pensar la investigación en Educación a través del concepto de interpenetración, técnica de tejido manual, que presenta hilos que se juntan, pero que no se confunden formando dibujos. De esta manera, utilizamos dicha técnica, como metáfora para pensar en nuestra opción metodológica. Partiendo de estos análisis, el concepto representa la búsqueda de un hacer/ pensar fecundo entre las mujeres excluidas de los procesos formales de Educación, pero que se educan en la vida, en las resistencias diarias al sometimiento de género, clase y raza e igualmente en el mundo del trabajo.application/pdfporEstudos feministas. Florianópolis, SC. Vol. 30, n.2 (2022), e77384, 16 p.FeminismoPesquisa participantePesquisa educacionalAutobiografiaFeminist studiesParticipatory researchAutobiographical researchInterpenetrationEstudios feministasInvestigación participanteInvestigación autobiográficaInterpenetraciónDos fios que se interpenetram na tecelagem : um conceito para os estudos feministasAbout threads that interpenetrate in weaving : a concept for feminist studiesLos hilos que se interpenetran en el tejido : un concepto para los estudios feministasinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001147879.pdf.txt001147879.pdf.txtExtracted Texttext/plain71354http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/247018/3/001147879.pdf.txt56acf438018a1a37029981744d7a2f02MD53001147879-02.pdf.txt001147879-02.pdf.txtExtracted Texttext/plain72272http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/247018/4/001147879-02.pdf.txtebc3776e8f75ee3b7ab7fe37196ca902MD54ORIGINAL001147879.pdfTexto completoapplication/pdf108631http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/247018/1/001147879.pdfca37d87adfe44407ce89af285a416f34MD51001147879-02.pdfTexto completo (inglês)application/pdf114500http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/247018/2/001147879-02.pdfe3fa59ec5ca473a58b19518239c1c79bMD5210183/2470182022-08-17 04:50:08.878535oai:www.lume.ufrgs.br:10183/247018Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-17T07:50:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Dos fios que se interpenetram na tecelagem : um conceito para os estudos feministas |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
About threads that interpenetrate in weaving : a concept for feminist studies |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Los hilos que se interpenetran en el tejido : un concepto para los estudios feministas |
title |
Dos fios que se interpenetram na tecelagem : um conceito para os estudos feministas |
spellingShingle |
Dos fios que se interpenetram na tecelagem : um conceito para os estudos feministas Eggert, Edla Feminismo Pesquisa participante Pesquisa educacional Autobiografia Feminist studies Participatory research Autobiographical research Interpenetration Estudios feministas Investigación participante Investigación autobiográfica Interpenetración |
title_short |
Dos fios que se interpenetram na tecelagem : um conceito para os estudos feministas |
title_full |
Dos fios que se interpenetram na tecelagem : um conceito para os estudos feministas |
title_fullStr |
Dos fios que se interpenetram na tecelagem : um conceito para os estudos feministas |
title_full_unstemmed |
Dos fios que se interpenetram na tecelagem : um conceito para os estudos feministas |
title_sort |
Dos fios que se interpenetram na tecelagem : um conceito para os estudos feministas |
author |
Eggert, Edla |
author_facet |
Eggert, Edla Silva, Márcia Alves da Della Libera, Aline Lemos da Cunha |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Márcia Alves da Della Libera, Aline Lemos da Cunha |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Eggert, Edla Silva, Márcia Alves da Della Libera, Aline Lemos da Cunha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Feminismo Pesquisa participante Pesquisa educacional Autobiografia |
topic |
Feminismo Pesquisa participante Pesquisa educacional Autobiografia Feminist studies Participatory research Autobiographical research Interpenetration Estudios feministas Investigación participante Investigación autobiográfica Interpenetración |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Feminist studies Participatory research Autobiographical research Interpenetration |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Estudios feministas Investigación participante Investigación autobiográfica Interpenetración |
description |
Aprendemos junto aos grupos de estudos e pesquisa nos quais estamos inseridas e pesquisamos. Uma das aprendizagens realizadas, durante nossos percursos profissionais, tem sido articular os estudos feministas, a pesquisa participante e a pesquisa autobiográfica. Neste artigo, apresentamos nossa compreensão sobre a integração desses três aspectos, os quais produzem nosso “fazer pensar” pesquisa em Educação por meio do conceito de interpenetração, que é uma técnica da tecelagem manual. Revela fios que se juntam, mas não se confundem, formando desenhos. Sendo assim, essa técnica é utilizada como metáfora para pensar em nossa opção metodológica. Partindo dessas análises, tal conceito representa a busca de um “fazer pensar” fecundo com as mulheres excluídas dos processos formais de Educação, mas que se educam na vida, nas resistências diárias à subjugação de gênero, classe e raça e, igualmente, no mundo do trabalho. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-08-16T04:47:56Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/247018 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0104-026X |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001147879 |
identifier_str_mv |
0104-026X 001147879 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/247018 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Estudos feministas. Florianópolis, SC. Vol. 30, n.2 (2022), e77384, 16 p. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/247018/3/001147879.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/247018/4/001147879-02.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/247018/1/001147879.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/247018/2/001147879-02.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
56acf438018a1a37029981744d7a2f02 ebc3776e8f75ee3b7ab7fe37196ca902 ca37d87adfe44407ce89af285a416f34 e3fa59ec5ca473a58b19518239c1c79b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447801520193536 |