A influência de experiências anteriores na aprendizagem de novas habilidades motoras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Felipe Augusto Silva
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/116114
Resumo: A Educação Física vem sendo tratada como disciplina opcional na base escolar. Isso faz com que, cada vez mais, o professor tenha contato com um aluno que não teve as oportunidades necessárias para um desenvolvimento mínimo do seu repertório motor. Nesse contexto, o professor se vê em uma situação muito difícil, quando encontra em uma mesma turma de 6° ano, estudantes com um desenvolvimento motor muito avançado, e estudantes com pouquíssimas experiências motoras, e imensas dificuldade na aprendizagem de qualquer habilidade motora. Sendo assim, o presente estudo tem por objetivo principal, comparar a aprendizagem de novas habilidades motoras entre indivíduos que tiveram uma larga bagagem de diferentes experiências anteriores, e indivíduos que tiveram limitadas experiências motoras. Ele constitui-se de uma comparação de testes de aprendizagem motora entre os dois grupos (com ampla e com limitada experiência motora). Participaram deste estudo 20 adolescentes, com idades entre 15 e 17 anos. O público estudado foi dividido em dois grupos, sendo o primeiro constituído por 10 indivíduos que tiveram uma ampla vivência motora durante a infância, e o segundo constituído por 10 indivíduos que tiveram limitadas experiências motoras nessa fase. Foram realizados testes de aprendizagem, com atividades novas para ambos os grupos, e os resultados foram comparados entre eles e relacionados com as suas vivências motoras anteriores. O teste utilizado foi o Teste de coordenação com bola – TECOBOL (SILVA, 2010). Para a análise dos dados foi utilizado o teste T-Student para amostras independentes. O software utilizado foi o SPSS V.20, e o nível de significância mantido em 5%. Nas análises inferenciais utilizamos, para verificar a reprodutibilidade de cada teste da bateria TECOBOL, a correlação intraclasse, e verificamos que todos os testes são reprodutíveis. Os resultados apontaram diferenças estatisticamente significativas em todos os condicionantes de pressão avaliados pela bateria de testes TECOBOL (tempo, precisão, organização, sequência e variabilidade). Os testes que não apresentaram diferenças significativas tinham grande semelhança com esportes e jogos populares brasileiros, o que talvez se justifique pelo fato de que todos tinham a base motora necessária à sua realização. Todos os testes com maior grau de complexidade e organização apresentaram resultados com diferença estatisticamente significativa entre os grupos. Considerando-se os resultados obtidos, reforçamos a importância da presença de um professor de Educação Física desde a base escolar, assim como do seu trabalho sério e bem planejado, auxiliando seus alunos no desenvolvimento de sua bagagem motora, propiciando-lhes uma ampla experiência motora.
id UFRGS-2_82dc47d248a6de5b02c0dd4900d80740
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/116114
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Alves, Felipe Augusto SilvaRoessler, Marta Maria Ratenieks2015-05-12T02:00:37Z2014http://hdl.handle.net/10183/116114000964742A Educação Física vem sendo tratada como disciplina opcional na base escolar. Isso faz com que, cada vez mais, o professor tenha contato com um aluno que não teve as oportunidades necessárias para um desenvolvimento mínimo do seu repertório motor. Nesse contexto, o professor se vê em uma situação muito difícil, quando encontra em uma mesma turma de 6° ano, estudantes com um desenvolvimento motor muito avançado, e estudantes com pouquíssimas experiências motoras, e imensas dificuldade na aprendizagem de qualquer habilidade motora. Sendo assim, o presente estudo tem por objetivo principal, comparar a aprendizagem de novas habilidades motoras entre indivíduos que tiveram uma larga bagagem de diferentes experiências anteriores, e indivíduos que tiveram limitadas experiências motoras. Ele constitui-se de uma comparação de testes de aprendizagem motora entre os dois grupos (com ampla e com limitada experiência motora). Participaram deste estudo 20 adolescentes, com idades entre 15 e 17 anos. O público estudado foi dividido em dois grupos, sendo o primeiro constituído por 10 indivíduos que tiveram uma ampla vivência motora durante a infância, e o segundo constituído por 10 indivíduos que tiveram limitadas experiências motoras nessa fase. Foram realizados testes de aprendizagem, com atividades novas para ambos os grupos, e os resultados foram comparados entre eles e relacionados com as suas vivências motoras anteriores. O teste utilizado foi o Teste de coordenação com bola – TECOBOL (SILVA, 2010). Para a análise dos dados foi utilizado o teste T-Student para amostras independentes. O software utilizado foi o SPSS V.20, e o nível de significância mantido em 5%. Nas análises inferenciais utilizamos, para verificar a reprodutibilidade de cada teste da bateria TECOBOL, a correlação intraclasse, e verificamos que todos os testes são reprodutíveis. Os resultados apontaram diferenças estatisticamente significativas em todos os condicionantes de pressão avaliados pela bateria de testes TECOBOL (tempo, precisão, organização, sequência e variabilidade). Os testes que não apresentaram diferenças significativas tinham grande semelhança com esportes e jogos populares brasileiros, o que talvez se justifique pelo fato de que todos tinham a base motora necessária à sua realização. Todos os testes com maior grau de complexidade e organização apresentaram resultados com diferença estatisticamente significativa entre os grupos. Considerando-se os resultados obtidos, reforçamos a importância da presença de um professor de Educação Física desde a base escolar, assim como do seu trabalho sério e bem planejado, auxiliando seus alunos no desenvolvimento de sua bagagem motora, propiciando-lhes uma ampla experiência motora.Physical education has been treated as an optional subject in school basis. This means that, increasingly, the teacher has contact with a student who did not have the necessary minimal development of their motor repertoire opportunities. In this context, the teacher finds herself in a very difficult situation, when found in the same class of 6th grade students with a very advanced motor development, and motor experiences with very few students, and immense difficulty in learning any motor skill. Therefore, this study main objective is to compare the learning of new motor skills among individuals who had a large bag of different past experiences, and individuals who have limited motor experience in this phase. It consists of a comparison between tests of motor learning between the two groups (with ample and limited motor experience). The study included 20 adolescents aged between 15 and 17 years old. The public study was divided into two groups, the first comprising 10 individuals who had experience a wide motor during childhood, and the second consisting of 10 subjects who had limited experience in this phase motor. Learning tests were performed, with new activities for both groups, and the results were compared between them and related to their previous motor experiences. The test used was the Test coordination with ball - TECOBOL (SILVA, 2010). For data analysis, the Student t-test for independent samples was used. The software used was SPSS V.20, and the significance level maintained at 5%. In inferential analysis used to verify the reproducibility of each test battery TECOBOL, the intraclass correlation, and found that all tests are reproducible. The results showed statistically significant differences in 15 of 20 tests, no significant difference in all pressure conditioning evaluated by battery TECOBOL (time, accuracy, organization, and sequence variability) tests. The tests showed no significant differences had great resemblance to Brazilian popular sports and games, which perhaps is justified by the fact that all had the motor base required for its completion. All tests with the highest degree of complexity and organization presented results with statistically significant differences between groups. Considering these results, we emphasize the importance of the presence of a PE teacher from school basis, as well as its serious and well planned work, helping students to develop their motor luggage, providing them a wide motor experience.application/pdfporAprendizagem motoraPhysical educationMotor learningTransfer of learningMotor experienceA influência de experiências anteriores na aprendizagem de novas habilidades motorasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RS2014Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000964742.pdf000964742.pdfTexto completoapplication/pdf378638http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116114/1/000964742.pdf17f424cdd0ee19c2a2418974cb7d62c4MD51TEXT000964742.pdf.txt000964742.pdf.txtExtracted Texttext/plain61442http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116114/2/000964742.pdf.txt8a0cf4e60a239ac4412214a9e36010c2MD52THUMBNAIL000964742.pdf.jpg000964742.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1103http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116114/3/000964742.pdf.jpge4de561f4ea59ac26662d79dee90f6fcMD5310183/1161142018-10-22 07:57:11.798oai:www.lume.ufrgs.br:10183/116114Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T10:57:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A influência de experiências anteriores na aprendizagem de novas habilidades motoras
title A influência de experiências anteriores na aprendizagem de novas habilidades motoras
spellingShingle A influência de experiências anteriores na aprendizagem de novas habilidades motoras
Alves, Felipe Augusto Silva
Aprendizagem motora
Physical education
Motor learning
Transfer of learning
Motor experience
title_short A influência de experiências anteriores na aprendizagem de novas habilidades motoras
title_full A influência de experiências anteriores na aprendizagem de novas habilidades motoras
title_fullStr A influência de experiências anteriores na aprendizagem de novas habilidades motoras
title_full_unstemmed A influência de experiências anteriores na aprendizagem de novas habilidades motoras
title_sort A influência de experiências anteriores na aprendizagem de novas habilidades motoras
author Alves, Felipe Augusto Silva
author_facet Alves, Felipe Augusto Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Felipe Augusto Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Roessler, Marta Maria Ratenieks
contributor_str_mv Roessler, Marta Maria Ratenieks
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem motora
topic Aprendizagem motora
Physical education
Motor learning
Transfer of learning
Motor experience
dc.subject.eng.fl_str_mv Physical education
Motor learning
Transfer of learning
Motor experience
description A Educação Física vem sendo tratada como disciplina opcional na base escolar. Isso faz com que, cada vez mais, o professor tenha contato com um aluno que não teve as oportunidades necessárias para um desenvolvimento mínimo do seu repertório motor. Nesse contexto, o professor se vê em uma situação muito difícil, quando encontra em uma mesma turma de 6° ano, estudantes com um desenvolvimento motor muito avançado, e estudantes com pouquíssimas experiências motoras, e imensas dificuldade na aprendizagem de qualquer habilidade motora. Sendo assim, o presente estudo tem por objetivo principal, comparar a aprendizagem de novas habilidades motoras entre indivíduos que tiveram uma larga bagagem de diferentes experiências anteriores, e indivíduos que tiveram limitadas experiências motoras. Ele constitui-se de uma comparação de testes de aprendizagem motora entre os dois grupos (com ampla e com limitada experiência motora). Participaram deste estudo 20 adolescentes, com idades entre 15 e 17 anos. O público estudado foi dividido em dois grupos, sendo o primeiro constituído por 10 indivíduos que tiveram uma ampla vivência motora durante a infância, e o segundo constituído por 10 indivíduos que tiveram limitadas experiências motoras nessa fase. Foram realizados testes de aprendizagem, com atividades novas para ambos os grupos, e os resultados foram comparados entre eles e relacionados com as suas vivências motoras anteriores. O teste utilizado foi o Teste de coordenação com bola – TECOBOL (SILVA, 2010). Para a análise dos dados foi utilizado o teste T-Student para amostras independentes. O software utilizado foi o SPSS V.20, e o nível de significância mantido em 5%. Nas análises inferenciais utilizamos, para verificar a reprodutibilidade de cada teste da bateria TECOBOL, a correlação intraclasse, e verificamos que todos os testes são reprodutíveis. Os resultados apontaram diferenças estatisticamente significativas em todos os condicionantes de pressão avaliados pela bateria de testes TECOBOL (tempo, precisão, organização, sequência e variabilidade). Os testes que não apresentaram diferenças significativas tinham grande semelhança com esportes e jogos populares brasileiros, o que talvez se justifique pelo fato de que todos tinham a base motora necessária à sua realização. Todos os testes com maior grau de complexidade e organização apresentaram resultados com diferença estatisticamente significativa entre os grupos. Considerando-se os resultados obtidos, reforçamos a importância da presença de um professor de Educação Física desde a base escolar, assim como do seu trabalho sério e bem planejado, auxiliando seus alunos no desenvolvimento de sua bagagem motora, propiciando-lhes uma ampla experiência motora.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-05-12T02:00:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/116114
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000964742
url http://hdl.handle.net/10183/116114
identifier_str_mv 000964742
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116114/1/000964742.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116114/2/000964742.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116114/3/000964742.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 17f424cdd0ee19c2a2418974cb7d62c4
8a0cf4e60a239ac4412214a9e36010c2
e4de561f4ea59ac26662d79dee90f6fc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447147135369216