Distribuição de mercadorias em centros urbanos com recurso a bicicletas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/29757 |
Resumo: | Com a crescente preocupação com o ambiente e a sustentabilidade continuam a surgir novas ideias e formas de efetuar a distribuição de mercadorias nos centros urbanos de forma mais sustentável, recorrendo à utilização de outros tipos de veículos e a diferentes sistemas de propulsão e combustíveis. Ao longo dos últimos anos tem sido promovido o conceito de mobilidade sustentável, com a aplicação de estratégias de mobilidade que tem como objetivo reduzir os consumos de energia e as emissões poluentes associadas aos combustíveis tradicionais. Devido à necessidade de reduzir os problemas ambientais, associados ao tráfego motorizado nos centros urbanos, a distribuição de mercadorias com recurso a bicicletas tem vindo a ser apontada como uma solução cada vez mais atrativa, sendo já utilizada em várias cidades europeias. Esta forma de transporte de mercadorias é cada vez mais frequente nos centros urbanos, levando a que várias empresas de transportes de mercadorias considerem a sua incorporação nas respetivas estruturas logísticas de distribuição de mercadorias nos transportes de pequenas distâncias, principalmente dentro dos centros das cidades. A presente dissertação analisa o potencial do uso de bicicletas para a distribuição de mercadorias em centros urbanos, tendo em conta uma análise operacional, social e ambiental da utilização das bicicletas. Esta análise é realizada com um caso de estudo real, designadamente, a Avenida Doutor Lourenço Peixinho na cidade de Aveiro, com recurso a inquéritos, ponderando as suas vantagens e desvantagens. Neste estudo é realizado um reconhecimento espacial da zona onde poderia ser aplicada a distribuição de mercadorias com recurso a bicicletas na cidade de Aveiro, tal como inquéritos aos atores potencialmente envolvidos na distribuição das mercadorias. Posteriormente, analisam-se as condições em que esta solução poderia funcionar na cidade de Aveiro e quais os desafios existentes. A dissertação demonstra que a distribuição de mercadorias com recurso a bicicletas na Avenida Doutor Lourenço Peixinho será uma solução viável, embora necessite de ser complementada com a utilização de veículos convencionais, de forma a assegurar uma resposta às necessidades da procura. Esta solução terá de ter uma boa e adequada estratégia de implementação em que deverão ser definidas todas as condições necessárias para que este sistema de transporte funcione corretamente. |
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Devido à necessidade de reduzir os problemas ambientais, associados ao tráfego motorizado nos centros urbanos, a distribuição de mercadorias com recurso a bicicletas tem vindo a ser apontada como uma solução cada vez mais atrativa, sendo já utilizada em várias cidades europeias. Esta forma de transporte de mercadorias é cada vez mais frequente nos centros urbanos, levando a que várias empresas de transportes de mercadorias considerem a sua incorporação nas respetivas estruturas logísticas de distribuição de mercadorias nos transportes de pequenas distâncias, principalmente dentro dos centros das cidades. A presente dissertação analisa o potencial do uso de bicicletas para a distribuição de mercadorias em centros urbanos, tendo em conta uma análise operacional, social e ambiental da utilização das bicicletas. Esta análise é realizada com um caso de estudo real, designadamente, a Avenida Doutor Lourenço Peixinho na cidade de Aveiro, com recurso a inquéritos, ponderando as suas vantagens e desvantagens. Neste estudo é realizado um reconhecimento espacial da zona onde poderia ser aplicada a distribuição de mercadorias com recurso a bicicletas na cidade de Aveiro, tal como inquéritos aos atores potencialmente envolvidos na distribuição das mercadorias. Posteriormente, analisam-se as condições em que esta solução poderia funcionar na cidade de Aveiro e quais os desafios existentes. A dissertação demonstra que a distribuição de mercadorias com recurso a bicicletas na Avenida Doutor Lourenço Peixinho será uma solução viável, embora necessite de ser complementada com a utilização de veículos convencionais, de forma a assegurar uma resposta às necessidades da procura. Esta solução terá de ter uma boa e adequada estratégia de implementação em que deverão ser definidas todas as condições necessárias para que este sistema de transporte funcione corretamente.With the growing concern for the environment and sustainability, new ideas and ways of distributing goods in urban centers in a more sustainably way are emerging, using vehicles with other types of propulsion systems and fuels. Over the last years the concept of sustainable mobility has been promoted and mobility strategies have been implemented to reduce energy consumption and pollutant emissions. Due to increasing environmental problems, the need to reduce motorized traffic in urban centers is increasing and bicycle distribution of goods is an increasingly popular solution being used in European cities. This form of freight transport is becoming increasingly implemented in urban centers, leading many freight companies to reshape their logistics structures in the distribution of goods for short distance transport, especially within city centers. The thesis aims to analyze the potential of the use of bicycles for the distribution of goods in urban centers, taking into account an operational, social and environmental analysis. This analysis is performed with the application to a real case study in the city of Aveiro, at Avenida Doutor Lourenço Peixinho. It was analyzed how the distribution of goods in urban centers using bicycles is applied, and what its advantages and disadvantages were found in the cases of real application and use of this form of distribution of goods. Along the study, it is performed a spatial characterization of the area where the distribution of goods using bicycles would be applied in the city of Aveiro, as well as inquiries to the various parties involved in the distribution of goods. Later it is analyzed how this solution could work in the city of Aveiro and what are the existing challenges. Finally, it is concluded that the distribution of goods using bicycles on Avenida Doutor Lourenço Peixinho can be a viable solution but may need to be combined with conventional goods delivery vehicles. This solution will have to have a good and adequate implementation strategy where all the necessary conditions must be defined for this transport system to function properly.2020-11-10T15:56:36Z2019-12-01T00:00:00Z2019-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/29757porPereira, Rui César Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:57:35Zoai:ria.ua.pt:10773/29757Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:02:00.873178Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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