Espiral construtivista em cursos de graduação em educação física : ensinando sobre o Sistema Único de Saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Bráulio Nogueira de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Damico, José Geraldo Soares, Fraga, Alex Branco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/189263
Resumo: O objetivo deste artigo foi descrever uma experiência curricular fundamentada no referencial da espiral construtivista em uma disciplina do curso de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS). Em quatro encontros, cada um com quatro horas-aula, em duas turmas, práticas corporais e atividades físicas (PCAFs) em interface com o SUS foram tematizadas através da elaboração e do atendimento de casos-problemas. Inspirados em situações do cotidiano de trabalho, equipes formadas pelos estudantes delimitaram e estudaram objetivos de aprendizagem a partir de necessidades emergentes. Procedimentos como a organização em rede, as tecnologias de apoio matricial, projeto terapêutico singular, uso de prontuário, genograma, ecomapa, entre outros, delimitaram o foco do trabalho de contextualização do uso das PCAF nos casos-problemas. Considerando a avaliação realizada, conclui-se que a proposta potencializou a aprendizagem dos estudantes a respeito dos saberes e práticas relativos ao SUS.
id UFRGS-2_8309cc0302245e54c12361e8cc3fd3fa
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/189263
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Oliveira, Bráulio Nogueira deDamico, José Geraldo SoaresFraga, Alex Branco2019-03-08T02:31:01Z20182317-1634http://hdl.handle.net/10183/189263001085903O objetivo deste artigo foi descrever uma experiência curricular fundamentada no referencial da espiral construtivista em uma disciplina do curso de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS). Em quatro encontros, cada um com quatro horas-aula, em duas turmas, práticas corporais e atividades físicas (PCAFs) em interface com o SUS foram tematizadas através da elaboração e do atendimento de casos-problemas. Inspirados em situações do cotidiano de trabalho, equipes formadas pelos estudantes delimitaram e estudaram objetivos de aprendizagem a partir de necessidades emergentes. Procedimentos como a organização em rede, as tecnologias de apoio matricial, projeto terapêutico singular, uso de prontuário, genograma, ecomapa, entre outros, delimitaram o foco do trabalho de contextualização do uso das PCAF nos casos-problemas. Considerando a avaliação realizada, conclui-se que a proposta potencializou a aprendizagem dos estudantes a respeito dos saberes e práticas relativos ao SUS.The objective of this study was to describe a curricular experience based on the constructivist spiral in a discipline of the Physical Education course of the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), in the Unified Health System (SUS) context. In four meetings, each with four hours of classes, in two class groups, the corporal practices and physical activities (PCAF) in interface with SUS were thematized through the elaboration and attendance of problem cases. Inspired by everyday work situations, teams formed by students delimited and studied learning objectives based on emerging needs. Procedures such as network organization, matrix support technologies, unique therapeutic design, use of medical records, genogram, ecomap, among others, delimited the focus of the work of contextualizing the use of PCAF in case-problems. Considering the evaluation which were carried out, it is concluded that the proposal strengthened students’ learning about SUS knowledge and practices.application/pdfporRevista Brasileira de Atividade Física & Saúde. Florianópolis. Vol. 23, (2018) e0031 5p.Práticas corporaisAprendizagem baseada em problemasSistema Único de Saúde (SUS)CurrículoCurriculumProblem-based learningUnified health systemHuman resourcesProfessional practiceEspiral construtivista em cursos de graduação em educação física : ensinando sobre o Sistema Único de SaúdeConstructivist Spiral in the physical education undergraduate program : teaching about Unified Health Systeminfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001085903.pdf.txt001085903.pdf.txtExtracted Texttext/plain22065http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189263/2/001085903.pdf.txtd6d8d79e76179992ec0e7939f84c2537MD52ORIGINAL001085903.pdfTexto completoapplication/pdf426412http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189263/1/001085903.pdf3b71bcf185afbde3b1804b19ef82b5b8MD5110183/1892632019-03-09 02:35:30.716737oai:www.lume.ufrgs.br:10183/189263Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-03-09T05:35:30Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Espiral construtivista em cursos de graduação em educação física : ensinando sobre o Sistema Único de Saúde
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Constructivist Spiral in the physical education undergraduate program : teaching about Unified Health System
title Espiral construtivista em cursos de graduação em educação física : ensinando sobre o Sistema Único de Saúde
spellingShingle Espiral construtivista em cursos de graduação em educação física : ensinando sobre o Sistema Único de Saúde
Oliveira, Bráulio Nogueira de
Práticas corporais
Aprendizagem baseada em problemas
Sistema Único de Saúde (SUS)
Currículo
Curriculum
Problem-based learning
Unified health system
Human resources
Professional practice
title_short Espiral construtivista em cursos de graduação em educação física : ensinando sobre o Sistema Único de Saúde
title_full Espiral construtivista em cursos de graduação em educação física : ensinando sobre o Sistema Único de Saúde
title_fullStr Espiral construtivista em cursos de graduação em educação física : ensinando sobre o Sistema Único de Saúde
title_full_unstemmed Espiral construtivista em cursos de graduação em educação física : ensinando sobre o Sistema Único de Saúde
title_sort Espiral construtivista em cursos de graduação em educação física : ensinando sobre o Sistema Único de Saúde
author Oliveira, Bráulio Nogueira de
author_facet Oliveira, Bráulio Nogueira de
Damico, José Geraldo Soares
Fraga, Alex Branco
author_role author
author2 Damico, José Geraldo Soares
Fraga, Alex Branco
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Bráulio Nogueira de
Damico, José Geraldo Soares
Fraga, Alex Branco
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas corporais
Aprendizagem baseada em problemas
Sistema Único de Saúde (SUS)
Currículo
topic Práticas corporais
Aprendizagem baseada em problemas
Sistema Único de Saúde (SUS)
Currículo
Curriculum
Problem-based learning
Unified health system
Human resources
Professional practice
dc.subject.eng.fl_str_mv Curriculum
Problem-based learning
Unified health system
Human resources
Professional practice
description O objetivo deste artigo foi descrever uma experiência curricular fundamentada no referencial da espiral construtivista em uma disciplina do curso de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS). Em quatro encontros, cada um com quatro horas-aula, em duas turmas, práticas corporais e atividades físicas (PCAFs) em interface com o SUS foram tematizadas através da elaboração e do atendimento de casos-problemas. Inspirados em situações do cotidiano de trabalho, equipes formadas pelos estudantes delimitaram e estudaram objetivos de aprendizagem a partir de necessidades emergentes. Procedimentos como a organização em rede, as tecnologias de apoio matricial, projeto terapêutico singular, uso de prontuário, genograma, ecomapa, entre outros, delimitaram o foco do trabalho de contextualização do uso das PCAF nos casos-problemas. Considerando a avaliação realizada, conclui-se que a proposta potencializou a aprendizagem dos estudantes a respeito dos saberes e práticas relativos ao SUS.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-03-08T02:31:01Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/189263
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2317-1634
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001085903
identifier_str_mv 2317-1634
001085903
url http://hdl.handle.net/10183/189263
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde. Florianópolis. Vol. 23, (2018) e0031 5p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189263/2/001085903.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189263/1/001085903.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d6d8d79e76179992ec0e7939f84c2537
3b71bcf185afbde3b1804b19ef82b5b8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224963436314624