Espiral construtivista em cursos de graduação em educação física : ensinando sobre o Sistema Único de Saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/189263 |
Resumo: | O objetivo deste artigo foi descrever uma experiência curricular fundamentada no referencial da espiral construtivista em uma disciplina do curso de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS). Em quatro encontros, cada um com quatro horas-aula, em duas turmas, práticas corporais e atividades físicas (PCAFs) em interface com o SUS foram tematizadas através da elaboração e do atendimento de casos-problemas. Inspirados em situações do cotidiano de trabalho, equipes formadas pelos estudantes delimitaram e estudaram objetivos de aprendizagem a partir de necessidades emergentes. Procedimentos como a organização em rede, as tecnologias de apoio matricial, projeto terapêutico singular, uso de prontuário, genograma, ecomapa, entre outros, delimitaram o foco do trabalho de contextualização do uso das PCAF nos casos-problemas. Considerando a avaliação realizada, conclui-se que a proposta potencializou a aprendizagem dos estudantes a respeito dos saberes e práticas relativos ao SUS. |
id |
UFRGS-2_8309cc0302245e54c12361e8cc3fd3fa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/189263 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Oliveira, Bráulio Nogueira deDamico, José Geraldo SoaresFraga, Alex Branco2019-03-08T02:31:01Z20182317-1634http://hdl.handle.net/10183/189263001085903O objetivo deste artigo foi descrever uma experiência curricular fundamentada no referencial da espiral construtivista em uma disciplina do curso de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS). Em quatro encontros, cada um com quatro horas-aula, em duas turmas, práticas corporais e atividades físicas (PCAFs) em interface com o SUS foram tematizadas através da elaboração e do atendimento de casos-problemas. Inspirados em situações do cotidiano de trabalho, equipes formadas pelos estudantes delimitaram e estudaram objetivos de aprendizagem a partir de necessidades emergentes. Procedimentos como a organização em rede, as tecnologias de apoio matricial, projeto terapêutico singular, uso de prontuário, genograma, ecomapa, entre outros, delimitaram o foco do trabalho de contextualização do uso das PCAF nos casos-problemas. Considerando a avaliação realizada, conclui-se que a proposta potencializou a aprendizagem dos estudantes a respeito dos saberes e práticas relativos ao SUS.The objective of this study was to describe a curricular experience based on the constructivist spiral in a discipline of the Physical Education course of the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), in the Unified Health System (SUS) context. In four meetings, each with four hours of classes, in two class groups, the corporal practices and physical activities (PCAF) in interface with SUS were thematized through the elaboration and attendance of problem cases. Inspired by everyday work situations, teams formed by students delimited and studied learning objectives based on emerging needs. Procedures such as network organization, matrix support technologies, unique therapeutic design, use of medical records, genogram, ecomap, among others, delimited the focus of the work of contextualizing the use of PCAF in case-problems. Considering the evaluation which were carried out, it is concluded that the proposal strengthened students’ learning about SUS knowledge and practices.application/pdfporRevista Brasileira de Atividade Física & Saúde. Florianópolis. Vol. 23, (2018) e0031 5p.Práticas corporaisAprendizagem baseada em problemasSistema Único de Saúde (SUS)CurrículoCurriculumProblem-based learningUnified health systemHuman resourcesProfessional practiceEspiral construtivista em cursos de graduação em educação física : ensinando sobre o Sistema Único de SaúdeConstructivist Spiral in the physical education undergraduate program : teaching about Unified Health Systeminfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001085903.pdf.txt001085903.pdf.txtExtracted Texttext/plain22065http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189263/2/001085903.pdf.txtd6d8d79e76179992ec0e7939f84c2537MD52ORIGINAL001085903.pdfTexto completoapplication/pdf426412http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189263/1/001085903.pdf3b71bcf185afbde3b1804b19ef82b5b8MD5110183/1892632019-03-09 02:35:30.716737oai:www.lume.ufrgs.br:10183/189263Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2019-03-09T05:35:30Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Espiral construtivista em cursos de graduação em educação física : ensinando sobre o Sistema Único de Saúde |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Constructivist Spiral in the physical education undergraduate program : teaching about Unified Health System |
title |
Espiral construtivista em cursos de graduação em educação física : ensinando sobre o Sistema Único de Saúde |
spellingShingle |
Espiral construtivista em cursos de graduação em educação física : ensinando sobre o Sistema Único de Saúde Oliveira, Bráulio Nogueira de Práticas corporais Aprendizagem baseada em problemas Sistema Único de Saúde (SUS) Currículo Curriculum Problem-based learning Unified health system Human resources Professional practice |
title_short |
Espiral construtivista em cursos de graduação em educação física : ensinando sobre o Sistema Único de Saúde |
title_full |
Espiral construtivista em cursos de graduação em educação física : ensinando sobre o Sistema Único de Saúde |
title_fullStr |
Espiral construtivista em cursos de graduação em educação física : ensinando sobre o Sistema Único de Saúde |
title_full_unstemmed |
Espiral construtivista em cursos de graduação em educação física : ensinando sobre o Sistema Único de Saúde |
title_sort |
Espiral construtivista em cursos de graduação em educação física : ensinando sobre o Sistema Único de Saúde |
author |
Oliveira, Bráulio Nogueira de |
author_facet |
Oliveira, Bráulio Nogueira de Damico, José Geraldo Soares Fraga, Alex Branco |
author_role |
author |
author2 |
Damico, José Geraldo Soares Fraga, Alex Branco |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Bráulio Nogueira de Damico, José Geraldo Soares Fraga, Alex Branco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Práticas corporais Aprendizagem baseada em problemas Sistema Único de Saúde (SUS) Currículo |
topic |
Práticas corporais Aprendizagem baseada em problemas Sistema Único de Saúde (SUS) Currículo Curriculum Problem-based learning Unified health system Human resources Professional practice |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Curriculum Problem-based learning Unified health system Human resources Professional practice |
description |
O objetivo deste artigo foi descrever uma experiência curricular fundamentada no referencial da espiral construtivista em uma disciplina do curso de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS). Em quatro encontros, cada um com quatro horas-aula, em duas turmas, práticas corporais e atividades físicas (PCAFs) em interface com o SUS foram tematizadas através da elaboração e do atendimento de casos-problemas. Inspirados em situações do cotidiano de trabalho, equipes formadas pelos estudantes delimitaram e estudaram objetivos de aprendizagem a partir de necessidades emergentes. Procedimentos como a organização em rede, as tecnologias de apoio matricial, projeto terapêutico singular, uso de prontuário, genograma, ecomapa, entre outros, delimitaram o foco do trabalho de contextualização do uso das PCAF nos casos-problemas. Considerando a avaliação realizada, conclui-se que a proposta potencializou a aprendizagem dos estudantes a respeito dos saberes e práticas relativos ao SUS. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-03-08T02:31:01Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/189263 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2317-1634 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001085903 |
identifier_str_mv |
2317-1634 001085903 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/189263 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde. Florianópolis. Vol. 23, (2018) e0031 5p. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189263/2/001085903.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189263/1/001085903.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d6d8d79e76179992ec0e7939f84c2537 3b71bcf185afbde3b1804b19ef82b5b8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817725043382157312 |