A percepção de competência e as impressões dos estagiários de educação física sobre os conhecimentos básicos de primeiros socorros para a prática docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Cíntia Menezes
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/172028
Resumo: É importante o conhecimento do professor de Educação Física sobre os procedimentos básicos de primeiros socorros, a fim de que estejam preparados para prestar atendimento adequado em caso de acidentes ou fatalidades que venham a ocorrer em seu ambiente de trabalho. O objetivo da pesquisa é descrever e identificar a percepção de competência e as impressões dos estagiários de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) sobre o conhecimento básico em primeiros socorros para a prática docente nos estágios e futuramente na vida profissional. Esse trabalho trata-se de uma pesquisa de método descritivo com abordagem na pesquisa qualitativa constituindo-se estrategicamente em um estudo de caso de caráter institucional. Para coleta de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas em forma de questionários aberto (Q1) com 6 questões dissertativas, respondidas por 9 sujeitos no segundo semestre de 2016 e fechado (Q2) com 9 questões de múltipla escolha, respondido por 68 sujeitos no primeiro semestre de 2017. Os dados foram analisados pela estatística descritiva da análise dos questionários, de forma qualitativa e pela frequência de resposta dos estagiários. Os resultados após análise indicam que a grande maioria (n=38) não se sente preparada e/ou segura (n=35) para atuar diante de uma ocorrência de primeiros socorros na escola, principalmente nas aulas de Educação Física. A maioria também (n=55) considera importante o conhecimento básico de primeiros socorros e (n=55) acha interessante ter uma disciplina no curso de Educação Física que aborde essa temática, apresentando a necessidade de um aporte maior por parte do curso de Educação Física sobre o conhecimento básico de primeiros socorros.
id UFRGS-2_83229301e5546012d917cb5601e6b2d2
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/172028
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Guimarães, Cíntia MenezesRoessler, Marta Maria Ratenieks2018-01-19T02:22:17Z2017http://hdl.handle.net/10183/172028001056761É importante o conhecimento do professor de Educação Física sobre os procedimentos básicos de primeiros socorros, a fim de que estejam preparados para prestar atendimento adequado em caso de acidentes ou fatalidades que venham a ocorrer em seu ambiente de trabalho. O objetivo da pesquisa é descrever e identificar a percepção de competência e as impressões dos estagiários de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) sobre o conhecimento básico em primeiros socorros para a prática docente nos estágios e futuramente na vida profissional. Esse trabalho trata-se de uma pesquisa de método descritivo com abordagem na pesquisa qualitativa constituindo-se estrategicamente em um estudo de caso de caráter institucional. Para coleta de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas em forma de questionários aberto (Q1) com 6 questões dissertativas, respondidas por 9 sujeitos no segundo semestre de 2016 e fechado (Q2) com 9 questões de múltipla escolha, respondido por 68 sujeitos no primeiro semestre de 2017. Os dados foram analisados pela estatística descritiva da análise dos questionários, de forma qualitativa e pela frequência de resposta dos estagiários. Os resultados após análise indicam que a grande maioria (n=38) não se sente preparada e/ou segura (n=35) para atuar diante de uma ocorrência de primeiros socorros na escola, principalmente nas aulas de Educação Física. A maioria também (n=55) considera importante o conhecimento básico de primeiros socorros e (n=55) acha interessante ter uma disciplina no curso de Educação Física que aborde essa temática, apresentando a necessidade de um aporte maior por parte do curso de Educação Física sobre o conhecimento básico de primeiros socorros.application/pdfporPrimeiros socorrosFormação de professoresPrática docenteEducação físicaA percepção de competência e as impressões dos estagiários de educação física sobre os conhecimentos básicos de primeiros socorros para a prática docenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPorto Alegre, BR-RS2017Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001056761.pdf001056761.pdfTexto completoapplication/pdf834925http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172028/1/001056761.pdfcf2eb8387e29f4576849687631adf35bMD51TEXT001056761.pdf.txt001056761.pdf.txtExtracted Texttext/plain103862http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172028/2/001056761.pdf.txt002545f9e774357260ca0abfdfc571feMD52THUMBNAIL001056761.pdf.jpg001056761.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1084http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172028/3/001056761.pdf.jpg3f98fb7a4928368dc4428e45ebb3010fMD5310183/1720282018-10-23 09:08:39.618oai:www.lume.ufrgs.br:10183/172028Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T12:08:39Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A percepção de competência e as impressões dos estagiários de educação física sobre os conhecimentos básicos de primeiros socorros para a prática docente
title A percepção de competência e as impressões dos estagiários de educação física sobre os conhecimentos básicos de primeiros socorros para a prática docente
spellingShingle A percepção de competência e as impressões dos estagiários de educação física sobre os conhecimentos básicos de primeiros socorros para a prática docente
Guimarães, Cíntia Menezes
Primeiros socorros
Formação de professores
Prática docente
Educação física
title_short A percepção de competência e as impressões dos estagiários de educação física sobre os conhecimentos básicos de primeiros socorros para a prática docente
title_full A percepção de competência e as impressões dos estagiários de educação física sobre os conhecimentos básicos de primeiros socorros para a prática docente
title_fullStr A percepção de competência e as impressões dos estagiários de educação física sobre os conhecimentos básicos de primeiros socorros para a prática docente
title_full_unstemmed A percepção de competência e as impressões dos estagiários de educação física sobre os conhecimentos básicos de primeiros socorros para a prática docente
title_sort A percepção de competência e as impressões dos estagiários de educação física sobre os conhecimentos básicos de primeiros socorros para a prática docente
author Guimarães, Cíntia Menezes
author_facet Guimarães, Cíntia Menezes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães, Cíntia Menezes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Roessler, Marta Maria Ratenieks
contributor_str_mv Roessler, Marta Maria Ratenieks
dc.subject.por.fl_str_mv Primeiros socorros
Formação de professores
Prática docente
Educação física
topic Primeiros socorros
Formação de professores
Prática docente
Educação física
description É importante o conhecimento do professor de Educação Física sobre os procedimentos básicos de primeiros socorros, a fim de que estejam preparados para prestar atendimento adequado em caso de acidentes ou fatalidades que venham a ocorrer em seu ambiente de trabalho. O objetivo da pesquisa é descrever e identificar a percepção de competência e as impressões dos estagiários de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) sobre o conhecimento básico em primeiros socorros para a prática docente nos estágios e futuramente na vida profissional. Esse trabalho trata-se de uma pesquisa de método descritivo com abordagem na pesquisa qualitativa constituindo-se estrategicamente em um estudo de caso de caráter institucional. Para coleta de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas em forma de questionários aberto (Q1) com 6 questões dissertativas, respondidas por 9 sujeitos no segundo semestre de 2016 e fechado (Q2) com 9 questões de múltipla escolha, respondido por 68 sujeitos no primeiro semestre de 2017. Os dados foram analisados pela estatística descritiva da análise dos questionários, de forma qualitativa e pela frequência de resposta dos estagiários. Os resultados após análise indicam que a grande maioria (n=38) não se sente preparada e/ou segura (n=35) para atuar diante de uma ocorrência de primeiros socorros na escola, principalmente nas aulas de Educação Física. A maioria também (n=55) considera importante o conhecimento básico de primeiros socorros e (n=55) acha interessante ter uma disciplina no curso de Educação Física que aborde essa temática, apresentando a necessidade de um aporte maior por parte do curso de Educação Física sobre o conhecimento básico de primeiros socorros.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-01-19T02:22:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/172028
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001056761
url http://hdl.handle.net/10183/172028
identifier_str_mv 001056761
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172028/1/001056761.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172028/2/001056761.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172028/3/001056761.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv cf2eb8387e29f4576849687631adf35b
002545f9e774357260ca0abfdfc571fe
3f98fb7a4928368dc4428e45ebb3010f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224542424662016