A percepção de competência e as impressões dos estagiários de educação física sobre os conhecimentos básicos de primeiros socorros para a prática docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/172028 |
Resumo: | É importante o conhecimento do professor de Educação Física sobre os procedimentos básicos de primeiros socorros, a fim de que estejam preparados para prestar atendimento adequado em caso de acidentes ou fatalidades que venham a ocorrer em seu ambiente de trabalho. O objetivo da pesquisa é descrever e identificar a percepção de competência e as impressões dos estagiários de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) sobre o conhecimento básico em primeiros socorros para a prática docente nos estágios e futuramente na vida profissional. Esse trabalho trata-se de uma pesquisa de método descritivo com abordagem na pesquisa qualitativa constituindo-se estrategicamente em um estudo de caso de caráter institucional. Para coleta de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas em forma de questionários aberto (Q1) com 6 questões dissertativas, respondidas por 9 sujeitos no segundo semestre de 2016 e fechado (Q2) com 9 questões de múltipla escolha, respondido por 68 sujeitos no primeiro semestre de 2017. Os dados foram analisados pela estatística descritiva da análise dos questionários, de forma qualitativa e pela frequência de resposta dos estagiários. Os resultados após análise indicam que a grande maioria (n=38) não se sente preparada e/ou segura (n=35) para atuar diante de uma ocorrência de primeiros socorros na escola, principalmente nas aulas de Educação Física. A maioria também (n=55) considera importante o conhecimento básico de primeiros socorros e (n=55) acha interessante ter uma disciplina no curso de Educação Física que aborde essa temática, apresentando a necessidade de um aporte maior por parte do curso de Educação Física sobre o conhecimento básico de primeiros socorros. |
id |
UFRGS-2_83229301e5546012d917cb5601e6b2d2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/172028 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Guimarães, Cíntia MenezesRoessler, Marta Maria Ratenieks2018-01-19T02:22:17Z2017http://hdl.handle.net/10183/172028001056761É importante o conhecimento do professor de Educação Física sobre os procedimentos básicos de primeiros socorros, a fim de que estejam preparados para prestar atendimento adequado em caso de acidentes ou fatalidades que venham a ocorrer em seu ambiente de trabalho. O objetivo da pesquisa é descrever e identificar a percepção de competência e as impressões dos estagiários de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) sobre o conhecimento básico em primeiros socorros para a prática docente nos estágios e futuramente na vida profissional. Esse trabalho trata-se de uma pesquisa de método descritivo com abordagem na pesquisa qualitativa constituindo-se estrategicamente em um estudo de caso de caráter institucional. Para coleta de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas em forma de questionários aberto (Q1) com 6 questões dissertativas, respondidas por 9 sujeitos no segundo semestre de 2016 e fechado (Q2) com 9 questões de múltipla escolha, respondido por 68 sujeitos no primeiro semestre de 2017. Os dados foram analisados pela estatística descritiva da análise dos questionários, de forma qualitativa e pela frequência de resposta dos estagiários. Os resultados após análise indicam que a grande maioria (n=38) não se sente preparada e/ou segura (n=35) para atuar diante de uma ocorrência de primeiros socorros na escola, principalmente nas aulas de Educação Física. A maioria também (n=55) considera importante o conhecimento básico de primeiros socorros e (n=55) acha interessante ter uma disciplina no curso de Educação Física que aborde essa temática, apresentando a necessidade de um aporte maior por parte do curso de Educação Física sobre o conhecimento básico de primeiros socorros.application/pdfporPrimeiros socorrosFormação de professoresPrática docenteEducação físicaA percepção de competência e as impressões dos estagiários de educação física sobre os conhecimentos básicos de primeiros socorros para a prática docenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPorto Alegre, BR-RS2017Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001056761.pdf001056761.pdfTexto completoapplication/pdf834925http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172028/1/001056761.pdfcf2eb8387e29f4576849687631adf35bMD51TEXT001056761.pdf.txt001056761.pdf.txtExtracted Texttext/plain103862http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172028/2/001056761.pdf.txt002545f9e774357260ca0abfdfc571feMD52THUMBNAIL001056761.pdf.jpg001056761.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1084http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172028/3/001056761.pdf.jpg3f98fb7a4928368dc4428e45ebb3010fMD5310183/1720282018-10-23 09:08:39.618oai:www.lume.ufrgs.br:10183/172028Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T12:08:39Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A percepção de competência e as impressões dos estagiários de educação física sobre os conhecimentos básicos de primeiros socorros para a prática docente |
title |
A percepção de competência e as impressões dos estagiários de educação física sobre os conhecimentos básicos de primeiros socorros para a prática docente |
spellingShingle |
A percepção de competência e as impressões dos estagiários de educação física sobre os conhecimentos básicos de primeiros socorros para a prática docente Guimarães, Cíntia Menezes Primeiros socorros Formação de professores Prática docente Educação física |
title_short |
A percepção de competência e as impressões dos estagiários de educação física sobre os conhecimentos básicos de primeiros socorros para a prática docente |
title_full |
A percepção de competência e as impressões dos estagiários de educação física sobre os conhecimentos básicos de primeiros socorros para a prática docente |
title_fullStr |
A percepção de competência e as impressões dos estagiários de educação física sobre os conhecimentos básicos de primeiros socorros para a prática docente |
title_full_unstemmed |
A percepção de competência e as impressões dos estagiários de educação física sobre os conhecimentos básicos de primeiros socorros para a prática docente |
title_sort |
A percepção de competência e as impressões dos estagiários de educação física sobre os conhecimentos básicos de primeiros socorros para a prática docente |
author |
Guimarães, Cíntia Menezes |
author_facet |
Guimarães, Cíntia Menezes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guimarães, Cíntia Menezes |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Roessler, Marta Maria Ratenieks |
contributor_str_mv |
Roessler, Marta Maria Ratenieks |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Primeiros socorros Formação de professores Prática docente Educação física |
topic |
Primeiros socorros Formação de professores Prática docente Educação física |
description |
É importante o conhecimento do professor de Educação Física sobre os procedimentos básicos de primeiros socorros, a fim de que estejam preparados para prestar atendimento adequado em caso de acidentes ou fatalidades que venham a ocorrer em seu ambiente de trabalho. O objetivo da pesquisa é descrever e identificar a percepção de competência e as impressões dos estagiários de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) sobre o conhecimento básico em primeiros socorros para a prática docente nos estágios e futuramente na vida profissional. Esse trabalho trata-se de uma pesquisa de método descritivo com abordagem na pesquisa qualitativa constituindo-se estrategicamente em um estudo de caso de caráter institucional. Para coleta de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas em forma de questionários aberto (Q1) com 6 questões dissertativas, respondidas por 9 sujeitos no segundo semestre de 2016 e fechado (Q2) com 9 questões de múltipla escolha, respondido por 68 sujeitos no primeiro semestre de 2017. Os dados foram analisados pela estatística descritiva da análise dos questionários, de forma qualitativa e pela frequência de resposta dos estagiários. Os resultados após análise indicam que a grande maioria (n=38) não se sente preparada e/ou segura (n=35) para atuar diante de uma ocorrência de primeiros socorros na escola, principalmente nas aulas de Educação Física. A maioria também (n=55) considera importante o conhecimento básico de primeiros socorros e (n=55) acha interessante ter uma disciplina no curso de Educação Física que aborde essa temática, apresentando a necessidade de um aporte maior por parte do curso de Educação Física sobre o conhecimento básico de primeiros socorros. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-01-19T02:22:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/172028 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001056761 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/172028 |
identifier_str_mv |
001056761 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172028/1/001056761.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172028/2/001056761.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172028/3/001056761.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cf2eb8387e29f4576849687631adf35b 002545f9e774357260ca0abfdfc571fe 3f98fb7a4928368dc4428e45ebb3010f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447208139423744 |