Education did not interact with major depression on performance of memory tests in acute southern Brazilian in patients

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fleck, Marcelo Pio de Almeida
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Delgado, Vera Beatriz, Pádua, Analuiza Camozzato de, Chaves, Marcia Lorena Fagundes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/205119
Resumo: A relação entre função cognitiva com depressão em adultos mais velhos tem se tornado um tópico de grande interesse clínico e investigativo. Objetivo: Analisar a associação entre desempenho cognitivo/ memória, depressão maior e educação em 206 pacientes das unidades de Psiquiatria e Medicina Interna. Métodos: Pacientes foram avaliados pelo Mini Exame do Estado Mental, uma bateria de testes de memória e escala de depressão de Montgomery-Åsberg. Pacientes deprimidos eram 45 graves e 42 leve/moderados de acordo com a escala Montgomery-Asberg. O efeito de drogas psicoativas foi registrado (30% não usavam medicações). Educação foi registrada em anos completos de escola. Testes cognitivos/memória avaliaram cinco domínios: função mental geral, atenção, atenção sustentada/memória operante, aprendizado (verbal), e memória remota. Um índice para comprometimento de memória foi criado (positividade: 50% dos testes abaixo do ponto de corte). Resultados: O principal efeito para pior desempenho nos domínio de atenção, aprendizado, memória remota e função geral foi depressão maior (ajustado idade e educação). Para o domínio atenção sustentada e memória operante apenas os pacientes gravemente deprimidos diferiram dos controles clínicos (p=0,008). Educação mostrou efeito independente sobre o desempenho nos testes. Nenhum efeito de interação entre depressão e status educacional foi observado. Também observamos efeito independente das drogas psicoactivas sobre os mesmos domínios cognitivos/memória. A Regressão Logística mostrou depressão maior como o maior fator de risco para comprometimento cognitivo. Conclusões: Estes dados demonstraram associação de depressão maior com desempenho cognitivo alterado independente de nível educacional ou medicações psiquiátricas.
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