Formação docente nos cursos de Pedagogia e a inclusão escolar de alunos com deficiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Karen Daiane Machado Lopes
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/256303
Resumo: A inclusão escolar de alunos com deficiência, apesar de duas décadas de legislações que asseguram um processo gradual de efetivação do direito social de Educação de todos, ainda encontra importantes dificuldades para a sua efetivação. O despreparo para enfrentar esse desafio em atender as especificidades dos alunos com deficiência é um argumento bastante usado pelos professores. O presente trabalho tem como objetivo analisar a formação docente a partir da grade curricular dos Cursos de licenciatura em Pedagogia de universidades públicas do Rio Grande do Sul. Trata-se de uma análise que toma por base a perspectiva da inclusão escolar e, em vista disso, consideram-se apenas as disciplinas de caráter obrigatório, sendo para tal, analisadas as respectivas ementas curriculares. Constatou-se que os aspectos históricos e legais têm bastante ênfase, mas falta uma abordagem mais específica que propicie um conhecimento das características de cada deficiência de modo a oferecer subsídios para o futuro profissional da educação promover práticas pedagógicas que considerem as especificidades dos sujeitos envolvidos. A mudança nos modos de representação dos sujeitos com deficiência e de seu desenvolvimento são fundamentais para que a formação na docência possa produzir um processo gradual de efetivação da política de inclusão escolar em nosso país.
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