Nossa formação: nossos significados teoria X prática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/76770 |
Resumo: | Esse trabalho procura investigar, a partir de entrevistas, os caminhos percorridos por esta pesquisadora e por professores de educação infantil, no processo da construção da sua professoralidade, do ponto de vista das - influências do curso de Pedagogia e das orientações de trabalho das instituições de ensino em que eles atuam. A questão que me proponho explorar é em que medida a prática de um professor que já atua na sua profissão é produzida como algo consciente, crítica e intencional de sua parte ou é fruto de uma reprodução inconsciente e/ou forçosamente obediente do professor em relação a seus superiores hierárquicos, nas instituições em que trabalha. A partir de embasamentos teóricos (VILLELA PEREIRA, 1996; FONTANA, 2000 e JUNQUEIRA FILHO, 1994), da trajetória inicial desta pesquisadora como professora e dos dados coletados nas entrevistas, esta pesquisa reforça a necessidade de que os professores reflitam e se apropriem de seus processos de formação profissional para, consequentemente, interferirem intencionalmente nos seus jeitos de ser professor, nos diferentes momentos da sua trajetória e formação profissional, quaisquer que sejam as influências e os contextos das instituições em que trabalham. |
id |
UFRGS-2_839c2c4d85a8522d53c60f9961bc6bd0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/76770 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Teixeira, Francine CoelhoJunqueira Filho, Gabriel de Andrade2013-08-08T01:43:55Z2007http://hdl.handle.net/10183/76770000612342Esse trabalho procura investigar, a partir de entrevistas, os caminhos percorridos por esta pesquisadora e por professores de educação infantil, no processo da construção da sua professoralidade, do ponto de vista das - influências do curso de Pedagogia e das orientações de trabalho das instituições de ensino em que eles atuam. A questão que me proponho explorar é em que medida a prática de um professor que já atua na sua profissão é produzida como algo consciente, crítica e intencional de sua parte ou é fruto de uma reprodução inconsciente e/ou forçosamente obediente do professor em relação a seus superiores hierárquicos, nas instituições em que trabalha. A partir de embasamentos teóricos (VILLELA PEREIRA, 1996; FONTANA, 2000 e JUNQUEIRA FILHO, 1994), da trajetória inicial desta pesquisadora como professora e dos dados coletados nas entrevistas, esta pesquisa reforça a necessidade de que os professores reflitam e se apropriem de seus processos de formação profissional para, consequentemente, interferirem intencionalmente nos seus jeitos de ser professor, nos diferentes momentos da sua trajetória e formação profissional, quaisquer que sejam as influências e os contextos das instituições em que trabalham.application/pdfporProfessorFormaçãoEducação infantilNossa formação: nossos significados teoria X práticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2007Pedagogiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000612342.pdf000612342.pdfTexto completoapplication/pdf6568952http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/76770/1/000612342.pdfc97059b3753a03aa3088d9c06f3e5d30MD51TEXT000612342.pdf.txt000612342.pdf.txtExtracted Texttext/plain79804http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/76770/2/000612342.pdf.txt3c3448d647006ffe01a9bd67218e47c0MD52THUMBNAIL000612342.pdf.jpg000612342.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1240http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/76770/3/000612342.pdf.jpga63a2a702e25fe8337e5652d226eed8bMD5310183/767702018-10-15 09:33:38.257oai:www.lume.ufrgs.br:10183/76770Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T12:33:38Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Nossa formação: nossos significados teoria X prática |
title |
Nossa formação: nossos significados teoria X prática |
spellingShingle |
Nossa formação: nossos significados teoria X prática Teixeira, Francine Coelho Professor Formação Educação infantil |
title_short |
Nossa formação: nossos significados teoria X prática |
title_full |
Nossa formação: nossos significados teoria X prática |
title_fullStr |
Nossa formação: nossos significados teoria X prática |
title_full_unstemmed |
Nossa formação: nossos significados teoria X prática |
title_sort |
Nossa formação: nossos significados teoria X prática |
author |
Teixeira, Francine Coelho |
author_facet |
Teixeira, Francine Coelho |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Francine Coelho |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Junqueira Filho, Gabriel de Andrade |
contributor_str_mv |
Junqueira Filho, Gabriel de Andrade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professor Formação Educação infantil |
topic |
Professor Formação Educação infantil |
description |
Esse trabalho procura investigar, a partir de entrevistas, os caminhos percorridos por esta pesquisadora e por professores de educação infantil, no processo da construção da sua professoralidade, do ponto de vista das - influências do curso de Pedagogia e das orientações de trabalho das instituições de ensino em que eles atuam. A questão que me proponho explorar é em que medida a prática de um professor que já atua na sua profissão é produzida como algo consciente, crítica e intencional de sua parte ou é fruto de uma reprodução inconsciente e/ou forçosamente obediente do professor em relação a seus superiores hierárquicos, nas instituições em que trabalha. A partir de embasamentos teóricos (VILLELA PEREIRA, 1996; FONTANA, 2000 e JUNQUEIRA FILHO, 1994), da trajetória inicial desta pesquisadora como professora e dos dados coletados nas entrevistas, esta pesquisa reforça a necessidade de que os professores reflitam e se apropriem de seus processos de formação profissional para, consequentemente, interferirem intencionalmente nos seus jeitos de ser professor, nos diferentes momentos da sua trajetória e formação profissional, quaisquer que sejam as influências e os contextos das instituições em que trabalham. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-08-08T01:43:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/76770 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000612342 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/76770 |
identifier_str_mv |
000612342 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/76770/1/000612342.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/76770/2/000612342.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/76770/3/000612342.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c97059b3753a03aa3088d9c06f3e5d30 3c3448d647006ffe01a9bd67218e47c0 a63a2a702e25fe8337e5652d226eed8b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447110283165696 |