Aquisição fonético-fonológica de L2 : contribuições dos estudos de instrução explícita e treinamento perceptual
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/221176 |
Resumo: | No presente trabalho, caracterizamos as práticas pedagógicas de treinamento perceptual e instrução explícita de pronúncia, discutindo os seus diferentes objetivos e seu papel ao longo dos anos. Argumentamos que os referidos estudos, por apresentarem caráter interdisciplinar, contribuem para diferentes áreas basilares da linguística, como a Fonética, a Fonologia, a Psicolinguística e a Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas Estrangeiras. Para exemplificar tais contribuições, apresentamos alguns dos recentes trabalhos sobre treinamento perceptual e instrução explícita que temos desenvolvido junto ao Laboratório de Bilinguismo e Cognição (LABICO –UFRGS). Tais trabalhos serão organizados em dois grupos, de acordo com seus objetivos: (i) estudos com foco no grau de acuidade/grau de acento em L2 e (ii) estudos com foco nos graus de inteligibilidade e compreensibilidade em L2. A partir de tal exposição, elencamos asprincipais implicações teóricas advindas de tais estudos, bem como discutimos os principais desafios a serem enfrentados em futuros projetos de pesquisa. |
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Alves, Ubiratã Kickhöfel2021-05-18T04:35:51Z20212675-4916http://hdl.handle.net/10183/221176001125368No presente trabalho, caracterizamos as práticas pedagógicas de treinamento perceptual e instrução explícita de pronúncia, discutindo os seus diferentes objetivos e seu papel ao longo dos anos. Argumentamos que os referidos estudos, por apresentarem caráter interdisciplinar, contribuem para diferentes áreas basilares da linguística, como a Fonética, a Fonologia, a Psicolinguística e a Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas Estrangeiras. Para exemplificar tais contribuições, apresentamos alguns dos recentes trabalhos sobre treinamento perceptual e instrução explícita que temos desenvolvido junto ao Laboratório de Bilinguismo e Cognição (LABICO –UFRGS). Tais trabalhos serão organizados em dois grupos, de acordo com seus objetivos: (i) estudos com foco no grau de acuidade/grau de acento em L2 e (ii) estudos com foco nos graus de inteligibilidade e compreensibilidade em L2. A partir de tal exposição, elencamos asprincipais implicações teóricas advindas de tais estudos, bem como discutimos os principais desafios a serem enfrentados em futuros projetos de pesquisa.In this article, we characterize the pedagogical practices of ‘perceptual training’ and ‘explicit pronunciation instruction’, as well as discuss their different goals over the years. We argue that these studies, which have an interdisciplinary character, contribute to different basic areas of Linguistics, such as Phonetics, Phonology, Psycholinguistics and Applied Linguistics to Foreign Language Teaching. As we discuss their contributions, we present some recent studies on perceptual training and explicit instruction, which we have carried out at Laboratório de Bilinguismo e Cognição(LABICO -UFRGS). These studies will be organized in two groups, according to their main goals: (i) studies focusing on accuracy/degree of L2 accent and (ii) studies focusing onL2 intelligibility and comprehensibility. We list the main theoretical implications arising from these studies, as well as discuss the main challenges to be faced in future research projects.application/pdfporCadernos de linguística. Campinas, SP. Vol. 2, n. 1 (jan. 2021), p. 1-28Instrução explícitaPercepção da falaFonéticaFonologiaAquisição da linguagem (segunda língua)Explicit instructionPerceptual trainingL2 phonetic-phonological acquisitionAquisição fonético-fonológica de L2 : contribuições dos estudos de instrução explícita e treinamento perceptualL2 phonetic-phonological acquisition : contributions fro studies on explicit instruction and perceptual traininginfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001125368.pdf.txt001125368.pdf.txtExtracted Texttext/plain92996http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221176/2/001125368.pdf.txt0a01d350971fe4663b9a4b654a215447MD52ORIGINAL001125368.pdfTexto completoapplication/pdf531604http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221176/1/001125368.pdfab2bec814ee1d7530e5c9ca434544d18MD5110183/2211762023-07-14 03:30:29.039388oai:www.lume.ufrgs.br:10183/221176Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-14T06:30:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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No presente trabalho, caracterizamos as práticas pedagógicas de treinamento perceptual e instrução explícita de pronúncia, discutindo os seus diferentes objetivos e seu papel ao longo dos anos. Argumentamos que os referidos estudos, por apresentarem caráter interdisciplinar, contribuem para diferentes áreas basilares da linguística, como a Fonética, a Fonologia, a Psicolinguística e a Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas Estrangeiras. Para exemplificar tais contribuições, apresentamos alguns dos recentes trabalhos sobre treinamento perceptual e instrução explícita que temos desenvolvido junto ao Laboratório de Bilinguismo e Cognição (LABICO –UFRGS). Tais trabalhos serão organizados em dois grupos, de acordo com seus objetivos: (i) estudos com foco no grau de acuidade/grau de acento em L2 e (ii) estudos com foco nos graus de inteligibilidade e compreensibilidade em L2. A partir de tal exposição, elencamos asprincipais implicações teóricas advindas de tais estudos, bem como discutimos os principais desafios a serem enfrentados em futuros projetos de pesquisa. |
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