Aquisição fonético-fonológica de L2 : contribuições dos estudos de instrução explícita e treinamento perceptual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Ubiratã Kickhöfel
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/221176
Resumo: No presente trabalho, caracterizamos as práticas pedagógicas de treinamento perceptual e instrução explícita de pronúncia, discutindo os seus diferentes objetivos e seu papel ao longo dos anos. Argumentamos que os referidos estudos, por apresentarem caráter interdisciplinar, contribuem para diferentes áreas basilares da linguística, como a Fonética, a Fonologia, a Psicolinguística e a Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas Estrangeiras. Para exemplificar tais contribuições, apresentamos alguns dos recentes trabalhos sobre treinamento perceptual e instrução explícita que temos desenvolvido junto ao Laboratório de Bilinguismo e Cognição (LABICO –UFRGS). Tais trabalhos serão organizados em dois grupos, de acordo com seus objetivos: (i) estudos com foco no grau de acuidade/grau de acento em L2 e (ii) estudos com foco nos graus de inteligibilidade e compreensibilidade em L2. A partir de tal exposição, elencamos asprincipais implicações teóricas advindas de tais estudos, bem como discutimos os principais desafios a serem enfrentados em futuros projetos de pesquisa.
id UFRGS-2_83aa0eb6c9f5bd71bb5cb9010f676365
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/221176
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Alves, Ubiratã Kickhöfel2021-05-18T04:35:51Z20212675-4916http://hdl.handle.net/10183/221176001125368No presente trabalho, caracterizamos as práticas pedagógicas de treinamento perceptual e instrução explícita de pronúncia, discutindo os seus diferentes objetivos e seu papel ao longo dos anos. Argumentamos que os referidos estudos, por apresentarem caráter interdisciplinar, contribuem para diferentes áreas basilares da linguística, como a Fonética, a Fonologia, a Psicolinguística e a Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas Estrangeiras. Para exemplificar tais contribuições, apresentamos alguns dos recentes trabalhos sobre treinamento perceptual e instrução explícita que temos desenvolvido junto ao Laboratório de Bilinguismo e Cognição (LABICO –UFRGS). Tais trabalhos serão organizados em dois grupos, de acordo com seus objetivos: (i) estudos com foco no grau de acuidade/grau de acento em L2 e (ii) estudos com foco nos graus de inteligibilidade e compreensibilidade em L2. A partir de tal exposição, elencamos asprincipais implicações teóricas advindas de tais estudos, bem como discutimos os principais desafios a serem enfrentados em futuros projetos de pesquisa.In this article, we characterize the pedagogical practices of ‘perceptual training’ and ‘explicit pronunciation instruction’, as well as discuss their different goals over the years. We argue that these studies, which have an interdisciplinary character, contribute to different basic areas of Linguistics, such as Phonetics, Phonology, Psycholinguistics and Applied Linguistics to Foreign Language Teaching. As we discuss their contributions, we present some recent studies on perceptual training and explicit instruction, which we have carried out at Laboratório de Bilinguismo e Cognição(LABICO -UFRGS). These studies will be organized in two groups, according to their main goals: (i) studies focusing on accuracy/degree of L2 accent and (ii) studies focusing onL2 intelligibility and comprehensibility. We list the main theoretical implications arising from these studies, as well as discuss the main challenges to be faced in future research projects.application/pdfporCadernos de linguística. Campinas, SP. Vol. 2, n. 1 (jan. 2021), p. 1-28Instrução explícitaPercepção da falaFonéticaFonologiaAquisição da linguagem (segunda língua)Explicit instructionPerceptual trainingL2 phonetic-phonological acquisitionAquisição fonético-fonológica de L2 : contribuições dos estudos de instrução explícita e treinamento perceptualL2 phonetic-phonological acquisition : contributions fro studies on explicit instruction and perceptual traininginfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001125368.pdf.txt001125368.pdf.txtExtracted Texttext/plain92996http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221176/2/001125368.pdf.txt0a01d350971fe4663b9a4b654a215447MD52ORIGINAL001125368.pdfTexto completoapplication/pdf531604http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221176/1/001125368.pdfab2bec814ee1d7530e5c9ca434544d18MD5110183/2211762023-07-14 03:30:29.039388oai:www.lume.ufrgs.br:10183/221176Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-14T06:30:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aquisição fonético-fonológica de L2 : contribuições dos estudos de instrução explícita e treinamento perceptual
dc.title.alternative.en.fl_str_mv L2 phonetic-phonological acquisition : contributions fro studies on explicit instruction and perceptual training
title Aquisição fonético-fonológica de L2 : contribuições dos estudos de instrução explícita e treinamento perceptual
spellingShingle Aquisição fonético-fonológica de L2 : contribuições dos estudos de instrução explícita e treinamento perceptual
Alves, Ubiratã Kickhöfel
Instrução explícita
Percepção da fala
Fonética
Fonologia
Aquisição da linguagem (segunda língua)
Explicit instruction
Perceptual training
L2 phonetic-phonological acquisition
title_short Aquisição fonético-fonológica de L2 : contribuições dos estudos de instrução explícita e treinamento perceptual
title_full Aquisição fonético-fonológica de L2 : contribuições dos estudos de instrução explícita e treinamento perceptual
title_fullStr Aquisição fonético-fonológica de L2 : contribuições dos estudos de instrução explícita e treinamento perceptual
title_full_unstemmed Aquisição fonético-fonológica de L2 : contribuições dos estudos de instrução explícita e treinamento perceptual
title_sort Aquisição fonético-fonológica de L2 : contribuições dos estudos de instrução explícita e treinamento perceptual
author Alves, Ubiratã Kickhöfel
author_facet Alves, Ubiratã Kickhöfel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Ubiratã Kickhöfel
dc.subject.por.fl_str_mv Instrução explícita
Percepção da fala
Fonética
Fonologia
Aquisição da linguagem (segunda língua)
topic Instrução explícita
Percepção da fala
Fonética
Fonologia
Aquisição da linguagem (segunda língua)
Explicit instruction
Perceptual training
L2 phonetic-phonological acquisition
dc.subject.eng.fl_str_mv Explicit instruction
Perceptual training
L2 phonetic-phonological acquisition
description No presente trabalho, caracterizamos as práticas pedagógicas de treinamento perceptual e instrução explícita de pronúncia, discutindo os seus diferentes objetivos e seu papel ao longo dos anos. Argumentamos que os referidos estudos, por apresentarem caráter interdisciplinar, contribuem para diferentes áreas basilares da linguística, como a Fonética, a Fonologia, a Psicolinguística e a Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas Estrangeiras. Para exemplificar tais contribuições, apresentamos alguns dos recentes trabalhos sobre treinamento perceptual e instrução explícita que temos desenvolvido junto ao Laboratório de Bilinguismo e Cognição (LABICO –UFRGS). Tais trabalhos serão organizados em dois grupos, de acordo com seus objetivos: (i) estudos com foco no grau de acuidade/grau de acento em L2 e (ii) estudos com foco nos graus de inteligibilidade e compreensibilidade em L2. A partir de tal exposição, elencamos asprincipais implicações teóricas advindas de tais estudos, bem como discutimos os principais desafios a serem enfrentados em futuros projetos de pesquisa.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-18T04:35:51Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/221176
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2675-4916
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001125368
identifier_str_mv 2675-4916
001125368
url http://hdl.handle.net/10183/221176
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Cadernos de linguística. Campinas, SP. Vol. 2, n. 1 (jan. 2021), p. 1-28
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221176/2/001125368.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221176/1/001125368.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0a01d350971fe4663b9a4b654a215447
ab2bec814ee1d7530e5c9ca434544d18
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225017703268352