Uma investigação dos efeitos do ensino explícito da pronúncia na aula de inglês como língua estrangeira
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/27923 https://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982010000300013 |
Resumo: | O presente estudo investigou os efeitos, e sua durabilidade, do ensino explícito da pronúncia em aulas de inglês como língua estrangeira. Foi conduzida uma pesquisa-ação intervencionista com duas turmas de aprendizes pré-adolescentes do nível básico de inglês. Em uma das turmas houve intervenção de aulas explícitas de pronúncia semanais durante um semestre. Todos os participantes foram gravados uma vez antes e duas vezes após as intervenções e suas gravações foram transcritas e analisadas foneticamente. Os resultados indicam, entre outras conclusões, que há efeitos positivos na instrução explícita da pronúncia e que esses efeitos são duráveis. |
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Uma investigação dos efeitos do ensino explícito da pronúncia na aula de inglês como língua estrangeiraAn investigation of the effects of explicit pronunciation instruction in the English as a foreign language classFonéticaFonologiaAquisição da segunda línguaInstrução explícitaO presente estudo investigou os efeitos, e sua durabilidade, do ensino explícito da pronúncia em aulas de inglês como língua estrangeira. Foi conduzida uma pesquisa-ação intervencionista com duas turmas de aprendizes pré-adolescentes do nível básico de inglês. Em uma das turmas houve intervenção de aulas explícitas de pronúncia semanais durante um semestre. Todos os participantes foram gravados uma vez antes e duas vezes após as intervenções e suas gravações foram transcritas e analisadas foneticamente. Os resultados indicam, entre outras conclusões, que há efeitos positivos na instrução explícita da pronúncia e que esses efeitos são duráveis.This study investigated the effects of explicit instruction, and their durability, in English as a foreign language classes. An interventionist action research was carried out with two classes of basic level, adolescent learners of English as a Foreign Language. In one of the classes there was intervention of weekly explicit lessons of pronunciation for one semester. All participants were recorded once before and twice after the interventions and all their recordings were phonetically transcribed and analyzed. The results indicate that, among other conclusions, there are positive effects of explicit pronunciation teaching and that these effects are durable.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais2017-12-07T04:55:43Z2017-12-07T04:55:43Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfLIMA JÚNIOR, Ronaldo Mangueira. Uma investigação dos efeitos do ensino explícito da pronúncia na aula de inglês como língua estrangeira. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 10, n. 3, p. 747-771, 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S1984-63982010000300013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbla/a/VJJtT3mrphk6rRJ5hSpMwtC/?lang=pt#. Acesso em: 6 jun. 2022.http://repositorio.unb.br/handle/10482/27923https://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982010000300013Revista Brasileira de Linguística Aplicada - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License (CC BY NC). Fonte: https://www.scielo.br/j/rbla/a/VJJtT3mrphk6rRJ5hSpMwtC/?lang=pt#. Acesso em: 6 jun. 2022.info:eu-repo/semantics/openAccessLima Júnior, Ronaldo Mangueiraporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-27T00:44:31Zoai:repositorio.unb.br:10482/27923Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-27T00:44:31Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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