Proposta de desenvolvimento de um software para avaliação da aptidão física escolar voltada para educação de jovens e adultos - EJA - em VBA-EXCEL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Luciano Rocha da
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/18904
Resumo: Embora existam diferentes softwares voltados para a avaliação da aptidão física, estes são especificamente desenvolvidos para academias e personal trainers, como Physical test, Physevolution, Avalon, Sapaf adulto e Avaliação Antropométrica de Roberto Fernandes Costa, entre outros. Existem no mercado alguns softwares que poderiam ser utilizados com um grande número de alunos de forma adequada, sem a necessidade de adaptações, entretanto o investimento inicial é bastante alto. Estudos específicos com a população da EJA, preocupados com a avaliação do estado de saúde dos estudantes não foram encontrados. A avaliação da aptidão física torna possível ao professor ter um retrato inicial de seus alunos além da possibilidade de verificar o efeito das aulas ao longo do tempo. Por outro lado, o aluno pode ter uma noção das suas condições físicas no que tange os parâmetros relacionados à saúde. Embora exija estudo, a utilização da linguagem Visual Basic For Aplications (VBA) Microsoft Excel é uma boa opção para a produção de um software, por não ser uma linguagem pura de programação e que oferece resultados bastante satisfatórios na produção da interface de uso e na automação do tratamento dos dados. Neste sentido, nos propomos a desenvolver um software em VBA-Excel que facilite a digitação, tratamento, análise e a emissão de relatórios individuais ou em grupos na avaliação da aptidão física escolar voltada para a saúde, modalidade de EJA. Os objetivos específicos deste trabalho são: 1 – Identificar e selecionar, na literatura científica, testes e medidas adequadas para a avaliação da aptidão física escolar; 2- Desenvolver uma interface de software prática, de fácil utilização e de baixo custo; 3 – Verificar se o software desenvolvido é capaz de classificar os alunos em relação ás normas e critérios de saúde; 4 – Verificar se o manual de utilização do programa e dos protocolos das avaliações a serem realizadas é claro e atende aos seus objetivos. O software e o manual foram avaliados por quatro professores de Educação Física da EJA quanto à facilidade de operacionalização, compreensão da linguagem e atendimento aos objetivos que se propõe através de um questionário de questões fechadas. Os resultados apontam que na avaliação dos professores o software desenvolvido tem vantagens para ser utilizado na EJA, pois além de trazer testes voltados para a avaliação da aptidão física relacionada com a saúde permitem verificar o estado de saúde dos alunos de forma individual e em grupo, de maneira clara e direta. O software será distribuído de forma gratuita através de um “blog”, onde também, possibilitará atualizar e obter informações relacionadas com a saúde de jovens e adultos.
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