Proposta de desenvolvimento de um software para avaliação da aptidão física escolar voltada para educação de jovens e adultos - EJA - em VBA-EXCEL
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/18904 |
Resumo: | Embora existam diferentes softwares voltados para a avaliação da aptidão física, estes são especificamente desenvolvidos para academias e personal trainers, como Physical test, Physevolution, Avalon, Sapaf adulto e Avaliação Antropométrica de Roberto Fernandes Costa, entre outros. Existem no mercado alguns softwares que poderiam ser utilizados com um grande número de alunos de forma adequada, sem a necessidade de adaptações, entretanto o investimento inicial é bastante alto. Estudos específicos com a população da EJA, preocupados com a avaliação do estado de saúde dos estudantes não foram encontrados. A avaliação da aptidão física torna possível ao professor ter um retrato inicial de seus alunos além da possibilidade de verificar o efeito das aulas ao longo do tempo. Por outro lado, o aluno pode ter uma noção das suas condições físicas no que tange os parâmetros relacionados à saúde. Embora exija estudo, a utilização da linguagem Visual Basic For Aplications (VBA) Microsoft Excel é uma boa opção para a produção de um software, por não ser uma linguagem pura de programação e que oferece resultados bastante satisfatórios na produção da interface de uso e na automação do tratamento dos dados. Neste sentido, nos propomos a desenvolver um software em VBA-Excel que facilite a digitação, tratamento, análise e a emissão de relatórios individuais ou em grupos na avaliação da aptidão física escolar voltada para a saúde, modalidade de EJA. Os objetivos específicos deste trabalho são: 1 – Identificar e selecionar, na literatura científica, testes e medidas adequadas para a avaliação da aptidão física escolar; 2- Desenvolver uma interface de software prática, de fácil utilização e de baixo custo; 3 – Verificar se o software desenvolvido é capaz de classificar os alunos em relação ás normas e critérios de saúde; 4 – Verificar se o manual de utilização do programa e dos protocolos das avaliações a serem realizadas é claro e atende aos seus objetivos. O software e o manual foram avaliados por quatro professores de Educação Física da EJA quanto à facilidade de operacionalização, compreensão da linguagem e atendimento aos objetivos que se propõe através de um questionário de questões fechadas. Os resultados apontam que na avaliação dos professores o software desenvolvido tem vantagens para ser utilizado na EJA, pois além de trazer testes voltados para a avaliação da aptidão física relacionada com a saúde permitem verificar o estado de saúde dos alunos de forma individual e em grupo, de maneira clara e direta. O software será distribuído de forma gratuita através de um “blog”, onde também, possibilitará atualizar e obter informações relacionadas com a saúde de jovens e adultos. |
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Silva, Luciano Rocha daCardoso, Marcelo2010-03-26T04:16:33Z2009http://hdl.handle.net/10183/18904000732696Embora existam diferentes softwares voltados para a avaliação da aptidão física, estes são especificamente desenvolvidos para academias e personal trainers, como Physical test, Physevolution, Avalon, Sapaf adulto e Avaliação Antropométrica de Roberto Fernandes Costa, entre outros. Existem no mercado alguns softwares que poderiam ser utilizados com um grande número de alunos de forma adequada, sem a necessidade de adaptações, entretanto o investimento inicial é bastante alto. Estudos específicos com a população da EJA, preocupados com a avaliação do estado de saúde dos estudantes não foram encontrados. A avaliação da aptidão física torna possível ao professor ter um retrato inicial de seus alunos além da possibilidade de verificar o efeito das aulas ao longo do tempo. Por outro lado, o aluno pode ter uma noção das suas condições físicas no que tange os parâmetros relacionados à saúde. Embora exija estudo, a utilização da linguagem Visual Basic For Aplications (VBA) Microsoft Excel é uma boa opção para a produção de um software, por não ser uma linguagem pura de programação e que oferece resultados bastante satisfatórios na produção da interface de uso e na automação do tratamento dos dados. Neste sentido, nos propomos a desenvolver um software em VBA-Excel que facilite a digitação, tratamento, análise e a emissão de relatórios individuais ou em grupos na avaliação da aptidão física escolar voltada para a saúde, modalidade de EJA. Os objetivos específicos deste trabalho são: 1 – Identificar e selecionar, na literatura científica, testes e medidas adequadas para a avaliação da aptidão física escolar; 2- Desenvolver uma interface de software prática, de fácil utilização e de baixo custo; 3 – Verificar se o software desenvolvido é capaz de classificar os alunos em relação ás normas e critérios de saúde; 4 – Verificar se o manual de utilização do programa e dos protocolos das avaliações a serem realizadas é claro e atende aos seus objetivos. O software e o manual foram avaliados por quatro professores de Educação Física da EJA quanto à facilidade de operacionalização, compreensão da linguagem e atendimento aos objetivos que se propõe através de um questionário de questões fechadas. Os resultados apontam que na avaliação dos professores o software desenvolvido tem vantagens para ser utilizado na EJA, pois além de trazer testes voltados para a avaliação da aptidão física relacionada com a saúde permitem verificar o estado de saúde dos alunos de forma individual e em grupo, de maneira clara e direta. O software será distribuído de forma gratuita através de um “blog”, onde também, possibilitará atualizar e obter informações relacionadas com a saúde de jovens e adultos.application/pdfporAptidão físicaEscolasEJAProposta de desenvolvimento de um software para avaliação da aptidão física escolar voltada para educação de jovens e adultos - EJA - em VBA-EXCELinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RSEducação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000732696.pdf.txt000732696.pdf.txtExtracted Texttext/plain109650http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18904/2/000732696.pdf.txt3222e284b3cabb91472d050d46db3068MD52ORIGINAL000732696.pdf000732696.pdfTexto completoapplication/pdf1010705http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18904/1/000732696.pdf352fe5d86bb6356052bcc3cee2b0df60MD51THUMBNAIL000732696.pdf.jpg000732696.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1230http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18904/3/000732696.pdf.jpgb130102d72543ceeb994afc96ca2c53eMD5310183/189042022-07-17 04:53:14.053184oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18904Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-07-17T07:53:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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