A contribuição dos Projetos de Aprendizagem para o desenvolvimento de habilidades de produção textual em crianças com dificuldades de escrita
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/39570 |
Resumo: | A comunicação sempre se fez presente e necessária na sociedade humana, e com o passar dos anos, o próprio homem tornou a escrita um instrumento imprescindível para que pudesse expressar emoções, ideias, notícias, entre outros. Para tanto, foram sendo criadas várias convenções linguísticas, utilizadas até hoje. Com o passar dos anos, gerou-se uma grande preocupação entre professores, gestores, supervisores e orientadores relacionada à escrita, na medida em que os alunos apresentavam dificuldades em produzir textos. Além disso, havia a preocupação de encontrar técnicas ou mecanismos que os auxiliassem a trabalhar a produção textual com os alunos. Após observar minha turma por algum tempo, e verificar que um grupo também apresentava tais dificuldades, examinei diferentes formas de abordar esse assunto. Foi então que elaborei um Projeto de Aprendizagem (PA). Conforme Fagundes (1997), um projeto para aprender é gerado pelos conflitos, pelas perturbações em um sistema de significações, que constituem o conhecimento particular do aprendiz. A partir desta ideia inicial, foi realizada uma investigação com crianças que apresentavam dificuldades na leitura e na escrita. Durante o desenvolvimento do PA, embora todos tenham participado das atividades, foram analisadas 5 (cinco) crianças, de uma turma de 30 (trinta) alunos de quarta série. Como ferramentas, além do uso de computadores e da internet como fontes de pesquisa, foram utilizados cadernos individuais chamados de diários, onde os alunos fizeram suas anotações relevantes, situações particulares, resultados de pesquisas diversas, dentre outros. Para que pudesse observar o crescimento no processo da escrita de meus alunos, deixei que escrevessem livremente, já que meu principal objetivo seria de que a criança realizasse uma escrita com começo, meio e fim, com coerência e relevância, para que depois dessa etapa, pudéssemos passar para conteúdos mais específicos. Neste sentido, destaca-se que não podemos escrever por escrever, precisamos encontrar real significado para a nossa escrita, precisamos ter uma leitura de mundo para realizar qualquer escrita, lembrando que “linguagem e realidade se prendem dinamicamente” (FREIRE, 1982). A cada atividade proposta foi possível verificar o aumento das produções textuais de todos os alunos envolvidos, pois cada vez que iam escrever, sentiam essa necessidade. Havia um contexto semântico que dava prazer e trazia sentido àquele que estava escrevendo e àquilo que estava sendo escrito. Do ponto de vista teórico, os trabalhos de Humberto Maturana, Jean Piaget e Paulo Freire foram empregados para der sustentação ao trabalho. Ao final de um mês, depois de analisar cada um dos cadernos utilizados no projeto, foi possível concluir que os alunos demonstraram maior facilidade em desenvolver uma escrita com coerência, com começo, meio e fim, mesmo que apresentassem alguns erros ortográficos. Os alunos demonstraram maior facilidade em escrever sobre seus sentimentos e emoções. Tais evidências permitiram concluir que os PAs podem trazer resultados bastante significativos no desenvolvimento de habilidades de escrita. |
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Kulmann, Marília Valentina AstigarraReategui, Eliseo Berni2012-04-25T01:24:03Z2010http://hdl.handle.net/10183/39570000824201A comunicação sempre se fez presente e necessária na sociedade humana, e com o passar dos anos, o próprio homem tornou a escrita um instrumento imprescindível para que pudesse expressar emoções, ideias, notícias, entre outros. Para tanto, foram sendo criadas várias convenções linguísticas, utilizadas até hoje. Com o passar dos anos, gerou-se uma grande preocupação entre professores, gestores, supervisores e orientadores relacionada à escrita, na medida em que os alunos apresentavam dificuldades em produzir textos. Além disso, havia a preocupação de encontrar técnicas ou mecanismos que os auxiliassem a trabalhar a produção textual com os alunos. Após observar minha turma por algum tempo, e verificar que um grupo também apresentava tais dificuldades, examinei diferentes formas de abordar esse assunto. Foi então que elaborei um Projeto de Aprendizagem (PA). Conforme Fagundes (1997), um projeto para aprender é gerado pelos conflitos, pelas perturbações em um sistema de significações, que constituem o conhecimento particular do aprendiz. A partir desta ideia inicial, foi realizada uma investigação com crianças que apresentavam dificuldades na leitura e na escrita. Durante o desenvolvimento do PA, embora todos tenham participado das atividades, foram analisadas 5 (cinco) crianças, de uma turma de 30 (trinta) alunos de quarta série. Como ferramentas, além do uso de computadores e da internet como fontes de pesquisa, foram utilizados cadernos individuais chamados de diários, onde os alunos fizeram suas anotações relevantes, situações particulares, resultados de pesquisas diversas, dentre outros. Para que pudesse observar o crescimento no processo da escrita de meus alunos, deixei que escrevessem livremente, já que meu principal objetivo seria de que a criança realizasse uma escrita com começo, meio e fim, com coerência e relevância, para que depois dessa etapa, pudéssemos passar para conteúdos mais específicos. Neste sentido, destaca-se que não podemos escrever por escrever, precisamos encontrar real significado para a nossa escrita, precisamos ter uma leitura de mundo para realizar qualquer escrita, lembrando que “linguagem e realidade se prendem dinamicamente” (FREIRE, 1982). A cada atividade proposta foi possível verificar o aumento das produções textuais de todos os alunos envolvidos, pois cada vez que iam escrever, sentiam essa necessidade. Havia um contexto semântico que dava prazer e trazia sentido àquele que estava escrevendo e àquilo que estava sendo escrito. Do ponto de vista teórico, os trabalhos de Humberto Maturana, Jean Piaget e Paulo Freire foram empregados para der sustentação ao trabalho. Ao final de um mês, depois de analisar cada um dos cadernos utilizados no projeto, foi possível concluir que os alunos demonstraram maior facilidade em desenvolver uma escrita com coerência, com começo, meio e fim, mesmo que apresentassem alguns erros ortográficos. Os alunos demonstraram maior facilidade em escrever sobre seus sentimentos e emoções. Tais evidências permitiram concluir que os PAs podem trazer resultados bastante significativos no desenvolvimento de habilidades de escrita.application/pdfporProjeto pedagógicoLeituraEscritaProdução de textosA contribuição dos Projetos de Aprendizagem para o desenvolvimento de habilidades de produção textual em crianças com dificuldades de escritainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000824201.pdf.txt000824201.pdf.txtExtracted Texttext/plain46728http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39570/2/000824201.pdf.txt392a1b187e6864e2f6607a179bf7311eMD52ORIGINAL000824201.pdf000824201.pdfTexto completoapplication/pdf425652http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39570/1/000824201.pdf54d3c8060e0d7fce57c6ae2c2df2743fMD51THUMBNAIL000824201.pdf.jpg000824201.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1356http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39570/3/000824201.pdf.jpg373e89b7351bdd6eba9bb016ded009a5MD5310183/395702018-10-10 08:17:42.568oai:www.lume.ufrgs.br:10183/39570Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T11:17:42Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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