AS ESTRATÉGIAS DE ESCRITA TEXTUAL NAS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS DO ENSINO BÁSICO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/40366 |
Resumo: | Atendendo à importância das estratégias na composição escrita, no presente trabalho procurou-se estudar de que modo elas são contempladas no currículo do Ensino Básico, nas Aprendizagens Essenciais da disciplina de Português. Através da análise deste documento curricular, verificou-se que essas estratégias ocupam um lugar significativo nos primeiros três ciclos de escolaridade. No entanto, nem sempre o modo como as mesmas estão representadas e sequenciadas obedece a princípios consagrados pela investigação na área. Algumas merecem pouca ou nenhuma atenção, outras nunca são individualizadas, e parece não existir um princípio que presida à sua distribuição pelos diferentes anos. São apontados estudos futuros que devem aprofundar se estas limitações são colmatadas com outros aspetos do currículo e da prática pedagógica. |
id |
RCAP_0b2f63696a56c4e667b937b962c2962a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/40366 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
AS ESTRATÉGIAS DE ESCRITA TEXTUAL NAS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS DO ENSINO BÁSICOEscrita de textos; Estratégias; Aprendizagens Essenciais; Pedagogia da EscritaAtendendo à importância das estratégias na composição escrita, no presente trabalho procurou-se estudar de que modo elas são contempladas no currículo do Ensino Básico, nas Aprendizagens Essenciais da disciplina de Português. Através da análise deste documento curricular, verificou-se que essas estratégias ocupam um lugar significativo nos primeiros três ciclos de escolaridade. No entanto, nem sempre o modo como as mesmas estão representadas e sequenciadas obedece a princípios consagrados pela investigação na área. Algumas merecem pouca ou nenhuma atenção, outras nunca são individualizadas, e parece não existir um princípio que presida à sua distribuição pelos diferentes anos. São apontados estudos futuros que devem aprofundar se estas limitações são colmatadas com outros aspetos do currículo e da prática pedagógica.ISPGAYARepositório ComumFestas, I.Sara, Ferreira2022-05-03T11:20:53Z2022-05-012022-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/40366porFestas, I., & Ferreira, S. (2022)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-05T10:13:50Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/40366Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:13:40.169204Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
AS ESTRATÉGIAS DE ESCRITA TEXTUAL NAS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS DO ENSINO BÁSICO |
title |
AS ESTRATÉGIAS DE ESCRITA TEXTUAL NAS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS DO ENSINO BÁSICO |
spellingShingle |
AS ESTRATÉGIAS DE ESCRITA TEXTUAL NAS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS DO ENSINO BÁSICO Festas, I. Escrita de textos; Estratégias; Aprendizagens Essenciais; Pedagogia da Escrita |
title_short |
AS ESTRATÉGIAS DE ESCRITA TEXTUAL NAS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS DO ENSINO BÁSICO |
title_full |
AS ESTRATÉGIAS DE ESCRITA TEXTUAL NAS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS DO ENSINO BÁSICO |
title_fullStr |
AS ESTRATÉGIAS DE ESCRITA TEXTUAL NAS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS DO ENSINO BÁSICO |
title_full_unstemmed |
AS ESTRATÉGIAS DE ESCRITA TEXTUAL NAS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS DO ENSINO BÁSICO |
title_sort |
AS ESTRATÉGIAS DE ESCRITA TEXTUAL NAS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS DO ENSINO BÁSICO |
author |
Festas, I. |
author_facet |
Festas, I. Sara, Ferreira |
author_role |
author |
author2 |
Sara, Ferreira |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Festas, I. Sara, Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escrita de textos; Estratégias; Aprendizagens Essenciais; Pedagogia da Escrita |
topic |
Escrita de textos; Estratégias; Aprendizagens Essenciais; Pedagogia da Escrita |
description |
Atendendo à importância das estratégias na composição escrita, no presente trabalho procurou-se estudar de que modo elas são contempladas no currículo do Ensino Básico, nas Aprendizagens Essenciais da disciplina de Português. Através da análise deste documento curricular, verificou-se que essas estratégias ocupam um lugar significativo nos primeiros três ciclos de escolaridade. No entanto, nem sempre o modo como as mesmas estão representadas e sequenciadas obedece a princípios consagrados pela investigação na área. Algumas merecem pouca ou nenhuma atenção, outras nunca são individualizadas, e parece não existir um princípio que presida à sua distribuição pelos diferentes anos. São apontados estudos futuros que devem aprofundar se estas limitações são colmatadas com outros aspetos do currículo e da prática pedagógica. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-03T11:20:53Z 2022-05-01 2022-05-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/40366 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/40366 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Festas, I., & Ferreira, S. (2022) |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ISPGAYA |
publisher.none.fl_str_mv |
ISPGAYA |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137239381311488 |