Estudo de casos de acidentes de navegação na hidrovia do Rio Guaíba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Michelon, Cassiano Ribeiro
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/266347
Resumo: O presente estudo tem como objetivo investigar as possíveis causas dos encalhes ocorridos na hidrovia do Rio Guaíba, entre os anos de 2007 e 2023. Assim, busca-se determinar as condições meteorológicas e hidrodinâmicas críticas para segurança de navegação e identificar os pontos da hidrovia com maior probabilidade de ocorrência de acidentes. Os resultados obtidos no estudo, contribuirão para os trabalhos desenvolvidos pela equipe de Monitoramento e Modelagem Hidrossedimentológica e da Qualidade da Água do Programa de Gestão Ambiental (PGA) do Porto de Porto Alegre. Esse projeto é uma parceria entre a UFRGS e o Portos-RS, que tem por objetivo a melhora do Índice de Desempenho Ambiental (IDA) do Porto de Porto Alegre. O trabalho auxiliará com a melhora do item do (IDA) sobre a Segurança relacionada à ocorrência de Acidentes Ambientais. Na realização do trabalho foram utilizados dados de ventos e visibilidade horizontal da região do Aeroporto Salgado Filho, como também, dados de níveis e vazões do Rio Guaíba. Para que os objetivos propostos fossem alcançados, os dados foram tratados e analisados de forma analítica e gráfica, bem como utilizado modelo numérico, a fim de simular a hidrodinâmica do Guaíba. Os parâmetros meteorológicos e hidrodinâmicos propostos foram estabelecidos, sendo seu estudo de suma importância para a segurança da navegação. Os resultados indicaram que o Canal das Pedras Brancas é o ponto de maior probabilidade de ocorrência de encalhe, assim como a velocidade dos ventos acima de 7 m/s, velocidade das correntes acima de 0,5 m/s, o nível abaixo de 40 centímetros e ondas acima de 20 centímetros, formam o conjunto de valores críticos para a segurança da navegação.
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