Estudo de casos de acidentes de navegação na hidrovia do Rio Guaíba
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/266347 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo investigar as possíveis causas dos encalhes ocorridos na hidrovia do Rio Guaíba, entre os anos de 2007 e 2023. Assim, busca-se determinar as condições meteorológicas e hidrodinâmicas críticas para segurança de navegação e identificar os pontos da hidrovia com maior probabilidade de ocorrência de acidentes. Os resultados obtidos no estudo, contribuirão para os trabalhos desenvolvidos pela equipe de Monitoramento e Modelagem Hidrossedimentológica e da Qualidade da Água do Programa de Gestão Ambiental (PGA) do Porto de Porto Alegre. Esse projeto é uma parceria entre a UFRGS e o Portos-RS, que tem por objetivo a melhora do Índice de Desempenho Ambiental (IDA) do Porto de Porto Alegre. O trabalho auxiliará com a melhora do item do (IDA) sobre a Segurança relacionada à ocorrência de Acidentes Ambientais. Na realização do trabalho foram utilizados dados de ventos e visibilidade horizontal da região do Aeroporto Salgado Filho, como também, dados de níveis e vazões do Rio Guaíba. Para que os objetivos propostos fossem alcançados, os dados foram tratados e analisados de forma analítica e gráfica, bem como utilizado modelo numérico, a fim de simular a hidrodinâmica do Guaíba. Os parâmetros meteorológicos e hidrodinâmicos propostos foram estabelecidos, sendo seu estudo de suma importância para a segurança da navegação. Os resultados indicaram que o Canal das Pedras Brancas é o ponto de maior probabilidade de ocorrência de encalhe, assim como a velocidade dos ventos acima de 7 m/s, velocidade das correntes acima de 0,5 m/s, o nível abaixo de 40 centímetros e ondas acima de 20 centímetros, formam o conjunto de valores críticos para a segurança da navegação. |
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Michelon, Cassiano RibeiroPuhl, Eduardo2023-10-28T03:31:49Z2023http://hdl.handle.net/10183/266347001177547O presente estudo tem como objetivo investigar as possíveis causas dos encalhes ocorridos na hidrovia do Rio Guaíba, entre os anos de 2007 e 2023. Assim, busca-se determinar as condições meteorológicas e hidrodinâmicas críticas para segurança de navegação e identificar os pontos da hidrovia com maior probabilidade de ocorrência de acidentes. Os resultados obtidos no estudo, contribuirão para os trabalhos desenvolvidos pela equipe de Monitoramento e Modelagem Hidrossedimentológica e da Qualidade da Água do Programa de Gestão Ambiental (PGA) do Porto de Porto Alegre. Esse projeto é uma parceria entre a UFRGS e o Portos-RS, que tem por objetivo a melhora do Índice de Desempenho Ambiental (IDA) do Porto de Porto Alegre. O trabalho auxiliará com a melhora do item do (IDA) sobre a Segurança relacionada à ocorrência de Acidentes Ambientais. Na realização do trabalho foram utilizados dados de ventos e visibilidade horizontal da região do Aeroporto Salgado Filho, como também, dados de níveis e vazões do Rio Guaíba. Para que os objetivos propostos fossem alcançados, os dados foram tratados e analisados de forma analítica e gráfica, bem como utilizado modelo numérico, a fim de simular a hidrodinâmica do Guaíba. Os parâmetros meteorológicos e hidrodinâmicos propostos foram estabelecidos, sendo seu estudo de suma importância para a segurança da navegação. Os resultados indicaram que o Canal das Pedras Brancas é o ponto de maior probabilidade de ocorrência de encalhe, assim como a velocidade dos ventos acima de 7 m/s, velocidade das correntes acima de 0,5 m/s, o nível abaixo de 40 centímetros e ondas acima de 20 centímetros, formam o conjunto de valores críticos para a segurança da navegação.The present study have the objective to investigate the possible causes of groundings that occurred in the Guaíba River waterway, between the years 2007 and 2023. Thus, the objective is to determine the critical consequences and hydrodynamic conditions for navigation safety and identify the points of waterway with the highest probability of accidents occurring. The results obtained in the study contribute to the work carried out by the Hydrosedimentological and Water Quality Monitoring and Modeling team of the Environmental Management Program (PGA) of the Port of Porto Alegre. This project is a partnership between UFRGS and Portos-RS, which aims to improve the Environmental Performance Index (IDA) of the Port of Porto Alegre. The work will contribute to improving the item (IDA) on Safety related to the occurrence of Environmental Accidents. In carrying out the work, wind and horizontal visibility data from the Salgado Filho Airport region were used, as well as data on levels and flows of the Guaíba River. In order for the proposed objectives to be improved, the data was processed and detailed in an analytical and graphical way, as well as a numerical model was used in order to simulate the hydrodynamics of the Guaíba. The proposed meteorological and hydrodynamic parameters have been established and their study is extremely important for navigation safety. The results indicated that the Pedras Brancas Channel is the point with the highest probability of grounding, as well as wind speeds above 7 m/s, current speeds above 0.5 m/s, levels below 40 depths and waves above of 20 centimeters form the set of critical values for navigation safety.application/pdfporHidroviasSeguranca de embarcacoesHidrodinâmicaVentosOndasEncalhe dos naviosModelos matemáticosGuaíba, Lago (RS)StrandingsWaterwayNumerical modelingEstudo de casos de acidentes de navegação na hidrovia do Rio Guaíbainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Pesquisas HidráulicasPorto Alegre, BR-RS2023Engenharia Hídricagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001177547.pdf.txt001177547.pdf.txtExtracted Texttext/plain111093http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/266347/2/001177547.pdf.txt511e15b1aa197d4065906ca716436945MD52ORIGINAL001177547.pdfTexto completoapplication/pdf3444193http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/266347/1/001177547.pdfe7042ad192b0da63485c4bd56df081e7MD5110183/2663472023-10-29 03:27:30.715296oai:www.lume.ufrgs.br:10183/266347Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-10-29T06:27:30Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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