Marx como referencial para análise de relações entre ciência, tecnologia e sociedade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima Júnior, Paulo
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Deconto, Diomar Caríssimo Selli, Andrella Neto, Ricieri, Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda, Ostermann, Fernanda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/100239
Resumo: Ao longo das últimas décadas, a questão das relações entre ciência, tecnologia e sociedade vem se tornando cada vez mais importante para o desenvolvimento de novos currículos e práticas em educação científica. Este trabalho apresenta um referencial para análise de relações CTS baseado na obra “O Capital” de Karl Marx. Ele introduz conceitos e proposições fundamentais para se perceber de que maneira a introdução de inovações científicas e tecnológicas no mercado está relacionada à produção de capital, e como essa relação pode ser analisada criticamente, já que essas revoluções tecnológicas podem contribuir para a degradação das condições de existência da classe trabalhadora. Este referencial pode ser amplamente utilizado na formação de professores e no planejamento de currículos CTS que busquem uma perspectiva crítica e consistente das relações de exploração que estão nos fundamentos do modo de produção capitalista.
id UFRGS-2_84058443eb716e5695dc7d807ec7aea7
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/100239
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Lima Júnior, PauloDeconto, Diomar Caríssimo SelliAndrella Neto, RicieriCavalcanti, Claudio Jose de HolandaOstermann, Fernanda2014-08-13T02:09:07Z20141516-7313http://hdl.handle.net/10183/100239000917280Ao longo das últimas décadas, a questão das relações entre ciência, tecnologia e sociedade vem se tornando cada vez mais importante para o desenvolvimento de novos currículos e práticas em educação científica. Este trabalho apresenta um referencial para análise de relações CTS baseado na obra “O Capital” de Karl Marx. Ele introduz conceitos e proposições fundamentais para se perceber de que maneira a introdução de inovações científicas e tecnológicas no mercado está relacionada à produção de capital, e como essa relação pode ser analisada criticamente, já que essas revoluções tecnológicas podem contribuir para a degradação das condições de existência da classe trabalhadora. Este referencial pode ser amplamente utilizado na formação de professores e no planejamento de currículos CTS que busquem uma perspectiva crítica e consistente das relações de exploração que estão nos fundamentos do modo de produção capitalista.Over the past decades, relationships between science, technology and society have become increasingly important for the development of new curricula and practices in science education. This paper presents a framework based on “Das Kapital” for analyzing STS relations. It introduces fundamental concepts and propositions to understand how scientific and technological innovations are related to the production of capital and how to analyze this issue critically, since the technological revolutions these innovations imply may contribute to the subjection of the working class. This framework may be introduced in teacher education and STS curriculum planning aiming to reach some critical perspective on the relations of exploitation that underlie the capitalist mode of production.application/pdfporCiência & educação. Bauru. Vol. 20, n. 1 (Jan./Mar. 2014), p. 175-194MarxismoCiência, tecnologia e sociedade (CTS)Formação de professoresSTS relationsCapitalismMarxismMarx como referencial para análise de relações entre ciência, tecnologia e sociedadeMarx as an analytical framework for relationships between science, technology and society info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000917280.pdf000917280.pdfTexto completoapplication/pdf238870http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/100239/1/000917280.pdf023308fded997dc563ebfd0e3409d365MD51TEXT000917280.pdf.txt000917280.pdf.txtExtracted Texttext/plain64893http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/100239/2/000917280.pdf.txt1c04c03c4522a682cc67c874af24f428MD52THUMBNAIL000917280.pdf.jpg000917280.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1756http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/100239/3/000917280.pdf.jpg16fd26549b7e4767c655d861af4f2469MD5310183/1002392023-07-20 03:33:20.35523oai:www.lume.ufrgs.br:10183/100239Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-20T06:33:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Marx como referencial para análise de relações entre ciência, tecnologia e sociedade
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Marx as an analytical framework for relationships between science, technology and society
title Marx como referencial para análise de relações entre ciência, tecnologia e sociedade
spellingShingle Marx como referencial para análise de relações entre ciência, tecnologia e sociedade
Lima Júnior, Paulo
Marxismo
Ciência, tecnologia e sociedade (CTS)
Formação de professores
STS relations
Capitalism
Marxism
title_short Marx como referencial para análise de relações entre ciência, tecnologia e sociedade
title_full Marx como referencial para análise de relações entre ciência, tecnologia e sociedade
title_fullStr Marx como referencial para análise de relações entre ciência, tecnologia e sociedade
title_full_unstemmed Marx como referencial para análise de relações entre ciência, tecnologia e sociedade
title_sort Marx como referencial para análise de relações entre ciência, tecnologia e sociedade
author Lima Júnior, Paulo
author_facet Lima Júnior, Paulo
Deconto, Diomar Caríssimo Selli
Andrella Neto, Ricieri
Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda
Ostermann, Fernanda
author_role author
author2 Deconto, Diomar Caríssimo Selli
Andrella Neto, Ricieri
Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda
Ostermann, Fernanda
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima Júnior, Paulo
Deconto, Diomar Caríssimo Selli
Andrella Neto, Ricieri
Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda
Ostermann, Fernanda
dc.subject.por.fl_str_mv Marxismo
Ciência, tecnologia e sociedade (CTS)
Formação de professores
topic Marxismo
Ciência, tecnologia e sociedade (CTS)
Formação de professores
STS relations
Capitalism
Marxism
dc.subject.eng.fl_str_mv STS relations
Capitalism
Marxism
description Ao longo das últimas décadas, a questão das relações entre ciência, tecnologia e sociedade vem se tornando cada vez mais importante para o desenvolvimento de novos currículos e práticas em educação científica. Este trabalho apresenta um referencial para análise de relações CTS baseado na obra “O Capital” de Karl Marx. Ele introduz conceitos e proposições fundamentais para se perceber de que maneira a introdução de inovações científicas e tecnológicas no mercado está relacionada à produção de capital, e como essa relação pode ser analisada criticamente, já que essas revoluções tecnológicas podem contribuir para a degradação das condições de existência da classe trabalhadora. Este referencial pode ser amplamente utilizado na formação de professores e no planejamento de currículos CTS que busquem uma perspectiva crítica e consistente das relações de exploração que estão nos fundamentos do modo de produção capitalista.
publishDate 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-08-13T02:09:07Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/100239
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1516-7313
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000917280
identifier_str_mv 1516-7313
000917280
url http://hdl.handle.net/10183/100239
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Ciência & educação. Bauru. Vol. 20, n. 1 (Jan./Mar. 2014), p. 175-194
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/100239/1/000917280.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/100239/2/000917280.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/100239/3/000917280.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 023308fded997dc563ebfd0e3409d365
1c04c03c4522a682cc67c874af24f428
16fd26549b7e4767c655d861af4f2469
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1792790279662600192