Marx como referencial para análise de relações entre ciência, tecnologia e sociedade
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/100239 |
Resumo: | Ao longo das últimas décadas, a questão das relações entre ciência, tecnologia e sociedade vem se tornando cada vez mais importante para o desenvolvimento de novos currículos e práticas em educação científica. Este trabalho apresenta um referencial para análise de relações CTS baseado na obra “O Capital” de Karl Marx. Ele introduz conceitos e proposições fundamentais para se perceber de que maneira a introdução de inovações científicas e tecnológicas no mercado está relacionada à produção de capital, e como essa relação pode ser analisada criticamente, já que essas revoluções tecnológicas podem contribuir para a degradação das condições de existência da classe trabalhadora. Este referencial pode ser amplamente utilizado na formação de professores e no planejamento de currículos CTS que busquem uma perspectiva crítica e consistente das relações de exploração que estão nos fundamentos do modo de produção capitalista. |
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Lima Júnior, PauloDeconto, Diomar Caríssimo SelliAndrella Neto, RicieriCavalcanti, Claudio Jose de HolandaOstermann, Fernanda2014-08-13T02:09:07Z20141516-7313http://hdl.handle.net/10183/100239000917280Ao longo das últimas décadas, a questão das relações entre ciência, tecnologia e sociedade vem se tornando cada vez mais importante para o desenvolvimento de novos currículos e práticas em educação científica. Este trabalho apresenta um referencial para análise de relações CTS baseado na obra “O Capital” de Karl Marx. Ele introduz conceitos e proposições fundamentais para se perceber de que maneira a introdução de inovações científicas e tecnológicas no mercado está relacionada à produção de capital, e como essa relação pode ser analisada criticamente, já que essas revoluções tecnológicas podem contribuir para a degradação das condições de existência da classe trabalhadora. Este referencial pode ser amplamente utilizado na formação de professores e no planejamento de currículos CTS que busquem uma perspectiva crítica e consistente das relações de exploração que estão nos fundamentos do modo de produção capitalista.Over the past decades, relationships between science, technology and society have become increasingly important for the development of new curricula and practices in science education. This paper presents a framework based on “Das Kapital” for analyzing STS relations. It introduces fundamental concepts and propositions to understand how scientific and technological innovations are related to the production of capital and how to analyze this issue critically, since the technological revolutions these innovations imply may contribute to the subjection of the working class. This framework may be introduced in teacher education and STS curriculum planning aiming to reach some critical perspective on the relations of exploitation that underlie the capitalist mode of production.application/pdfporCiência & educação. Bauru. Vol. 20, n. 1 (Jan./Mar. 2014), p. 175-194MarxismoCiência, tecnologia e sociedade (CTS)Formação de professoresSTS relationsCapitalismMarxismMarx como referencial para análise de relações entre ciência, tecnologia e sociedadeMarx as an analytical framework for relationships between science, technology and society info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000917280.pdf000917280.pdfTexto completoapplication/pdf238870http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/100239/1/000917280.pdf023308fded997dc563ebfd0e3409d365MD51TEXT000917280.pdf.txt000917280.pdf.txtExtracted Texttext/plain64893http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/100239/2/000917280.pdf.txt1c04c03c4522a682cc67c874af24f428MD52THUMBNAIL000917280.pdf.jpg000917280.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1756http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/100239/3/000917280.pdf.jpg16fd26549b7e4767c655d861af4f2469MD5310183/1002392023-07-20 03:33:20.35523oai:www.lume.ufrgs.br:10183/100239Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-20T06:33:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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