Jogos digitais com realidade aumentada no ensino superior : um projeto para introdução a programação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vidotto, Kajiana Nuernberg Sartor
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Pozzebon, Eliane, Tarouco, Liane Margarida Rockenbach, Silva, Patrícia Fernanda da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/253389
Resumo: O presente artigo apresenta um estudo intitulado Projeto JogAR: Ensinando Programação com Jogos Digitais e Realidade Aumentada para o Ensino Superior desenvolvido com vistas a minorar as dificuldades usualmente encontradas no ensino e aprendizagem inicial de programação de computadores no Ensino de Engenharia. A investigação envolveu uma pesquisa aplicada com abordagem de cunho qualitativo. Foram envolvidos 20 alunos de uma turma do curso de Engenharia Mecatrônica e 35 alunos de uma turma do curso de Engenharia Civil do Instituto Federal de Santa Catarina, campus Criciúma, da disciplina de Programação I, que participaram da atividade que utilizou jogos digitais com realidade aumentada como elementos motivadores da aprendizagem. O estudo demonstrou que 68% dos alunos da Engenharia Mecatrônica e 64% dos alunos de Engenharia Civil, afirmam que aprender os conceitos básicos de programação desenvolvendo jogos digitais integrando a realidade aumentada foi considerado fácil, significativo e divertido.
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