A influência dos corporate ventures na inovação em grandes empresas no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/194837 |
Resumo: | Este trabalho foi elaborado com o intuito de identificar os principais motivadores na criação de programas de Corporate Venture, bem como os principais resultados esperados no relacionamento entre corporações e startups. Num cenário de competição acirrada entre grandes empresas do mercado nacional, a inovação se apresenta como a solução para a diferenciação e alcance de vantagens competitivas para negócios dos mais variados segmentos. Dentre os diferentes métodos e instrumentos para trazer a inovação para dentro da realidade de empresas tradicionais, surgem os Corporate Ventures como forma de estreitar as relações de gigantes do mercado com negócios emergentes. Para cumprir com os objetivos propostos no trabalho, foram realizadas entrevistas, seguidas de análises, com gestores de programas de Corporate Venture e com especialistas de mercado que já estiveram em contato com iniciativas como esta. Os resultados apontam uma relação entre a estratégia de longo prazo da corporação com a elaboração dos programas, tendo como principal objetivo a adaptação da empresa frente às mudanças que o futuro do mercado demanda. Foram identificados, também, benefícios com relação às capacidades de inovação das empresas (i.e., capacidade comercial, de gestão, de operação e de desenvolvimento). Por fim, foi percebida ampla satisfação em relação ao andamento do projeto e ao atingimento de expectativas iniciais. |
id |
UFRGS-2_8508856bb275481d49ccfc2b635a7eef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/194837 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Schulze, Otávio SulzbachReichert, Fernanda Maciel2019-06-01T02:38:55Z2018http://hdl.handle.net/10183/194837001091864Este trabalho foi elaborado com o intuito de identificar os principais motivadores na criação de programas de Corporate Venture, bem como os principais resultados esperados no relacionamento entre corporações e startups. Num cenário de competição acirrada entre grandes empresas do mercado nacional, a inovação se apresenta como a solução para a diferenciação e alcance de vantagens competitivas para negócios dos mais variados segmentos. Dentre os diferentes métodos e instrumentos para trazer a inovação para dentro da realidade de empresas tradicionais, surgem os Corporate Ventures como forma de estreitar as relações de gigantes do mercado com negócios emergentes. Para cumprir com os objetivos propostos no trabalho, foram realizadas entrevistas, seguidas de análises, com gestores de programas de Corporate Venture e com especialistas de mercado que já estiveram em contato com iniciativas como esta. Os resultados apontam uma relação entre a estratégia de longo prazo da corporação com a elaboração dos programas, tendo como principal objetivo a adaptação da empresa frente às mudanças que o futuro do mercado demanda. Foram identificados, também, benefícios com relação às capacidades de inovação das empresas (i.e., capacidade comercial, de gestão, de operação e de desenvolvimento). Por fim, foi percebida ampla satisfação em relação ao andamento do projeto e ao atingimento de expectativas iniciais.This work aims to identify the main drivers in the Corporate Venture creation, as well as the main expected results when connecting corporations and startups. In a competitive scenario for big businesses in the national market, innovation is a viable solution for differentiation and achieving competitive leverage for businesses from all segments. From different methods and instruments used to bring innovation into corporations’ realities, Corporate Ventures emerge as a way of building relationships between large corporations and emerging businesses. With the goal of achieving the objectives of this research, corporate venture managers and market specialists were submitted to interviews, followed by data analysis. Results show a relation between corporations’ long-term strategy and the creation of programs, with the main goal of adapting the business to market demands in the future. Benefits in relation to the innovation capabilities of the firms (i.e., transaction, management, operations and development capability), were also identified. Finally, it was identified a wide contentment with the ongoing projects and objectives achieved.application/pdfporInovaçãoCorporaçõesAdministração de empresasInnovation CapabilitiesStartupsLarge companiesCorporationsCorporate VenturesA influência dos corporate ventures na inovação em grandes empresas no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2018/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001091864.pdf.txt001091864.pdf.txtExtracted Texttext/plain138906http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194837/2/001091864.pdf.txt067b0ac14d9e6d8a2d9bb02d2431d98cMD52ORIGINAL001091864.pdfTexto completoapplication/pdf2296436http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194837/1/001091864.pdfa114c1fd4a97a71da439ffdc9439b535MD5110183/1948372019-06-02 02:38:49.142311oai:www.lume.ufrgs.br:10183/194837Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-06-02T05:38:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A influência dos corporate ventures na inovação em grandes empresas no Brasil |
title |
A influência dos corporate ventures na inovação em grandes empresas no Brasil |
spellingShingle |
A influência dos corporate ventures na inovação em grandes empresas no Brasil Schulze, Otávio Sulzbach Inovação Corporações Administração de empresas Innovation Capabilities Startups Large companies Corporations Corporate Ventures |
title_short |
A influência dos corporate ventures na inovação em grandes empresas no Brasil |
title_full |
A influência dos corporate ventures na inovação em grandes empresas no Brasil |
title_fullStr |
A influência dos corporate ventures na inovação em grandes empresas no Brasil |
title_full_unstemmed |
A influência dos corporate ventures na inovação em grandes empresas no Brasil |
title_sort |
A influência dos corporate ventures na inovação em grandes empresas no Brasil |
author |
Schulze, Otávio Sulzbach |
author_facet |
Schulze, Otávio Sulzbach |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schulze, Otávio Sulzbach |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Reichert, Fernanda Maciel |
contributor_str_mv |
Reichert, Fernanda Maciel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inovação Corporações Administração de empresas |
topic |
Inovação Corporações Administração de empresas Innovation Capabilities Startups Large companies Corporations Corporate Ventures |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Innovation Capabilities Startups Large companies Corporations Corporate Ventures |
description |
Este trabalho foi elaborado com o intuito de identificar os principais motivadores na criação de programas de Corporate Venture, bem como os principais resultados esperados no relacionamento entre corporações e startups. Num cenário de competição acirrada entre grandes empresas do mercado nacional, a inovação se apresenta como a solução para a diferenciação e alcance de vantagens competitivas para negócios dos mais variados segmentos. Dentre os diferentes métodos e instrumentos para trazer a inovação para dentro da realidade de empresas tradicionais, surgem os Corporate Ventures como forma de estreitar as relações de gigantes do mercado com negócios emergentes. Para cumprir com os objetivos propostos no trabalho, foram realizadas entrevistas, seguidas de análises, com gestores de programas de Corporate Venture e com especialistas de mercado que já estiveram em contato com iniciativas como esta. Os resultados apontam uma relação entre a estratégia de longo prazo da corporação com a elaboração dos programas, tendo como principal objetivo a adaptação da empresa frente às mudanças que o futuro do mercado demanda. Foram identificados, também, benefícios com relação às capacidades de inovação das empresas (i.e., capacidade comercial, de gestão, de operação e de desenvolvimento). Por fim, foi percebida ampla satisfação em relação ao andamento do projeto e ao atingimento de expectativas iniciais. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-06-01T02:38:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/194837 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001091864 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/194837 |
identifier_str_mv |
001091864 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194837/2/001091864.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194837/1/001091864.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
067b0ac14d9e6d8a2d9bb02d2431d98c a114c1fd4a97a71da439ffdc9439b535 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224574186029056 |