A influência dos corporate ventures na inovação em grandes empresas no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schulze, Otávio Sulzbach
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/194837
Resumo: Este trabalho foi elaborado com o intuito de identificar os principais motivadores na criação de programas de Corporate Venture, bem como os principais resultados esperados no relacionamento entre corporações e startups. Num cenário de competição acirrada entre grandes empresas do mercado nacional, a inovação se apresenta como a solução para a diferenciação e alcance de vantagens competitivas para negócios dos mais variados segmentos. Dentre os diferentes métodos e instrumentos para trazer a inovação para dentro da realidade de empresas tradicionais, surgem os Corporate Ventures como forma de estreitar as relações de gigantes do mercado com negócios emergentes. Para cumprir com os objetivos propostos no trabalho, foram realizadas entrevistas, seguidas de análises, com gestores de programas de Corporate Venture e com especialistas de mercado que já estiveram em contato com iniciativas como esta. Os resultados apontam uma relação entre a estratégia de longo prazo da corporação com a elaboração dos programas, tendo como principal objetivo a adaptação da empresa frente às mudanças que o futuro do mercado demanda. Foram identificados, também, benefícios com relação às capacidades de inovação das empresas (i.e., capacidade comercial, de gestão, de operação e de desenvolvimento). Por fim, foi percebida ampla satisfação em relação ao andamento do projeto e ao atingimento de expectativas iniciais.
id UFRGS-2_8508856bb275481d49ccfc2b635a7eef
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/194837
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Schulze, Otávio SulzbachReichert, Fernanda Maciel2019-06-01T02:38:55Z2018http://hdl.handle.net/10183/194837001091864Este trabalho foi elaborado com o intuito de identificar os principais motivadores na criação de programas de Corporate Venture, bem como os principais resultados esperados no relacionamento entre corporações e startups. Num cenário de competição acirrada entre grandes empresas do mercado nacional, a inovação se apresenta como a solução para a diferenciação e alcance de vantagens competitivas para negócios dos mais variados segmentos. Dentre os diferentes métodos e instrumentos para trazer a inovação para dentro da realidade de empresas tradicionais, surgem os Corporate Ventures como forma de estreitar as relações de gigantes do mercado com negócios emergentes. Para cumprir com os objetivos propostos no trabalho, foram realizadas entrevistas, seguidas de análises, com gestores de programas de Corporate Venture e com especialistas de mercado que já estiveram em contato com iniciativas como esta. Os resultados apontam uma relação entre a estratégia de longo prazo da corporação com a elaboração dos programas, tendo como principal objetivo a adaptação da empresa frente às mudanças que o futuro do mercado demanda. Foram identificados, também, benefícios com relação às capacidades de inovação das empresas (i.e., capacidade comercial, de gestão, de operação e de desenvolvimento). Por fim, foi percebida ampla satisfação em relação ao andamento do projeto e ao atingimento de expectativas iniciais.This work aims to identify the main drivers in the Corporate Venture creation, as well as the main expected results when connecting corporations and startups. In a competitive scenario for big businesses in the national market, innovation is a viable solution for differentiation and achieving competitive leverage for businesses from all segments. From different methods and instruments used to bring innovation into corporations’ realities, Corporate Ventures emerge as a way of building relationships between large corporations and emerging businesses. With the goal of achieving the objectives of this research, corporate venture managers and market specialists were submitted to interviews, followed by data analysis. Results show a relation between corporations’ long-term strategy and the creation of programs, with the main goal of adapting the business to market demands in the future. Benefits in relation to the innovation capabilities of the firms (i.e., transaction, management, operations and development capability), were also identified. Finally, it was identified a wide contentment with the ongoing projects and objectives achieved.application/pdfporInovaçãoCorporaçõesAdministração de empresasInnovation CapabilitiesStartupsLarge companiesCorporationsCorporate VenturesA influência dos corporate ventures na inovação em grandes empresas no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2018/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001091864.pdf.txt001091864.pdf.txtExtracted Texttext/plain138906http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194837/2/001091864.pdf.txt067b0ac14d9e6d8a2d9bb02d2431d98cMD52ORIGINAL001091864.pdfTexto completoapplication/pdf2296436http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194837/1/001091864.pdfa114c1fd4a97a71da439ffdc9439b535MD5110183/1948372019-06-02 02:38:49.142311oai:www.lume.ufrgs.br:10183/194837Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-06-02T05:38:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A influência dos corporate ventures na inovação em grandes empresas no Brasil
title A influência dos corporate ventures na inovação em grandes empresas no Brasil
spellingShingle A influência dos corporate ventures na inovação em grandes empresas no Brasil
Schulze, Otávio Sulzbach
Inovação
Corporações
Administração de empresas
Innovation Capabilities
Startups
Large companies
Corporations
Corporate Ventures
title_short A influência dos corporate ventures na inovação em grandes empresas no Brasil
title_full A influência dos corporate ventures na inovação em grandes empresas no Brasil
title_fullStr A influência dos corporate ventures na inovação em grandes empresas no Brasil
title_full_unstemmed A influência dos corporate ventures na inovação em grandes empresas no Brasil
title_sort A influência dos corporate ventures na inovação em grandes empresas no Brasil
author Schulze, Otávio Sulzbach
author_facet Schulze, Otávio Sulzbach
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schulze, Otávio Sulzbach
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Reichert, Fernanda Maciel
contributor_str_mv Reichert, Fernanda Maciel
dc.subject.por.fl_str_mv Inovação
Corporações
Administração de empresas
topic Inovação
Corporações
Administração de empresas
Innovation Capabilities
Startups
Large companies
Corporations
Corporate Ventures
dc.subject.eng.fl_str_mv Innovation Capabilities
Startups
Large companies
Corporations
Corporate Ventures
description Este trabalho foi elaborado com o intuito de identificar os principais motivadores na criação de programas de Corporate Venture, bem como os principais resultados esperados no relacionamento entre corporações e startups. Num cenário de competição acirrada entre grandes empresas do mercado nacional, a inovação se apresenta como a solução para a diferenciação e alcance de vantagens competitivas para negócios dos mais variados segmentos. Dentre os diferentes métodos e instrumentos para trazer a inovação para dentro da realidade de empresas tradicionais, surgem os Corporate Ventures como forma de estreitar as relações de gigantes do mercado com negócios emergentes. Para cumprir com os objetivos propostos no trabalho, foram realizadas entrevistas, seguidas de análises, com gestores de programas de Corporate Venture e com especialistas de mercado que já estiveram em contato com iniciativas como esta. Os resultados apontam uma relação entre a estratégia de longo prazo da corporação com a elaboração dos programas, tendo como principal objetivo a adaptação da empresa frente às mudanças que o futuro do mercado demanda. Foram identificados, também, benefícios com relação às capacidades de inovação das empresas (i.e., capacidade comercial, de gestão, de operação e de desenvolvimento). Por fim, foi percebida ampla satisfação em relação ao andamento do projeto e ao atingimento de expectativas iniciais.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-06-01T02:38:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/194837
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001091864
url http://hdl.handle.net/10183/194837
identifier_str_mv 001091864
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194837/2/001091864.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194837/1/001091864.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 067b0ac14d9e6d8a2d9bb02d2431d98c
a114c1fd4a97a71da439ffdc9439b535
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224574186029056